Mude a sua casa pintando as paredes com efeito degradê

· 4 de dezembro de 2018
Ouse e pinte as paredes com efeito degradê. Você vai adorar o resultado.

No artigo a seguir, vamos explicar como pintar as paredes com efeito degradê pode mudar o estilo da sua casa. Como já dissemos outras vezes, algo tão simples como a cor ou a textura das paredes pode dar um toque totalmente diferente à decoração da sua casa.

E assim, você poderá dar mais destaque às suas paredes. Em outros artigos, deixamos outras ideias que você também poderá levar em conta como, por exemplo, o estilo half painted.

Sem dúvida, eles têm certas semelhanças: com ambas as técnicas se divide a parede em faixas de cores. Mas, com o efeito degradê, devemos utilizar sempre os tons de uma mesma cor (combinações monocromáticas), enquanto que para o half painted, podemos optar por cores totalmente diferentes.

Sala pintada com efeito degradê
Parede em degradê / dikaestudio.com

Ao dar mais destaque às suas paredes utilizando o degradê, recomendamos que você as deixe sem muitos objetos decorativos. Dessa forma, o espaço não ficará muito carregado, o que não ficaria muito estético. Para evitar isso, decore com essa técnica apenas uma das paredes do cômodo, deixando as outras com uma cor lisa, de preferência clara ou suave.

A seguir, mostraremos mais algumas ideias para decorar as paredes de qualquer espaço da sua casa com a pintura em degradê.

Aspectos importantes para considerar antes de começar a pintura

Como já dissemos, para conseguir esse efeito você deverá escolher uma cor principal como base. Depois, escolha as tonalidades que você mais gosta para essa parede. Em geral, são dispostas horizontalmente.

Recomendamos que você escolha cores claras, como tons pastéissoft… Dessa forma, você terá uma sala mais iluminada. Portanto, é importante pensar em que altura colocaremos o efeito degradê e a cor clara (o efeito não é o mesmo se pintarmos a parte superior da parede ou a parte inferior), já que em função disso, conseguiremos um efeito diferente.

Se você escolher cores mais escuras, o ambiente não ficará tão claro. Neste caso, é preciso ter janelas grandes ou fontes suficientes de luz artificial. Para escolher as cores, você poderá levar em conta a psicologia das cores, segundo a qual cada cor nos transmite uma sensação: tranquilidade, harmonia, etc.

Psicologia das cores

Um dos exemplos mais comuns é o dos tons de azul, começando com um azul escuro na parte inferior da parede e terminando na área mais alta com um azul bem claro, quase branco. É totalmente válido para espaços decorados no estilo mediterrâneo, por exemplo.

Como você pode conseguir o efeito degradê?

Para você mesmo pintar com esse efeito, (depois de ter preparado corretamente a parede), é preciso pintar toda a superfície da cor mais clara. Depois, você deve medi-la e considerando o número de tons que deseja aplicar, divida-la em seções.

Algumas pessoas preferem que cada faixa de cor tenha o mesmo tamanho, mas outras preferem o contrário, deixando listras mais grossas na parte inferior da parede. Quando você tiver as medidas, marque com giz ou fita adesiva cada faixa, para ir pintando uma por uma, até chegar a última. Ela tem o tom mais claro que já tínhamos aplicado anteriormente.

Exemplos de paredes com efeito degradê
Paredes em degradê / dikaestudio.com

Cada vez que você pinta uma faixa, deve esfumaçar as bordas, para que não haja cortes entre cada uma delas. Para isso, você poderá usar uma esponja ou pincel na tinta ainda úmida. Dependendo do seu gosto, você poderá deixar a superfície mais lisa, dar pinceladas para criar alguma textura, usar um rolo… O importante é que não haja contrastes fortes entre cada uma das faixas, para que o resultado seja proporcional e equilibrado.

Esperamos que você tenha gostado desse efeito que, como você pôde ver, você mesmo poderá fazer. E lembre-se: a cor das paredes e a sua saúde emocional estão intimamente relacionadas, então é muito importante a paleta de cores escolhida para a decoração. Dessa forma, você terá um espaço mais ou menos iluminado ou uma maior ou menor sensação de amplitude. Pintar as paredes com outra cor sempre renova o ambiente e valoriza a decoração da casa.