Estampas florais: uma tendência decorativa

· 5 de dezembro de 2018
Você quer decorar seus espaços com flores, mas não sabe como? Então, vamos lhe mostrar a nova tendência das estampas florais para você utilizar na sua casa.

As flores são elementos muito bonitos da natureza e que trazem alegria e romantismo aos espaços. Por esta razão, vamos nos concentrar em algumas belas ideias de estampas florais para utilizar na sua casa. Além disso, esse tipo de estampa aparece em todos os tipos de superfícies e tecidos, como cortinas, toalhas de mesa, estofados ou papel de parede.

Atualmente, esta tendência floral reapareceu na decoração de interiores e pode ser utilizada em vários estilos de decoração. Por esse motivo, vamos mostrar os diferentes designs oferecidos pelo mercado. Além disso, mostraremos como você poderá aplicá-los e combiná-los com outros elementos decorativos. Assim, as estampas florais vão dar um aspecto romântico, fresco e colorido aos seus espaços.

A tendência das estampas florais

No mercado é possível encontrar uma ampla variedade de designs com maravilhosas estampas florais. Portanto, você poderá escolher estampas florais com motivos pequenos, médios ou grandes. Em estampas repetidas ou únicas. Assim, escolha a que você mais gostar e coloque flores em todas os espaços da sua casa.

A tendência das estampas florais

Fundos claros e flores grandes

Em primeiro lugar, as estampas de flores bem grandes são uma das tendências mais fortes atualmente. Este tipo de estampa floral é muito bonito e você poderá aplicá-lo na superfície que quiser. Uma ótima alternativa é colocar uma linda manta na colcha da sua cama, por exemplo.

Se você colocar estampas florais muito grandes em superfícies pequenas, não ficará muito agradável aos olhos. Por esta razão, o ideal seria utilizá-las na sua cama, em cortinas ou então em uma parte da parede. Dessa forma, elas estariam sendo colocadas em superfícies extensas. E, assim, a estampa floral vai se destacar e reluzir nos seus espaços.

Combinação de cores

Você poderá escolher um fundo em azul-celeste com flores vermelhas e amarelas. Esta combinação é muito usada e fica muito bonita para quartos ou salas de estar. Outra combinação de cores é o fundo em um tom de gelo com flores em fúcsia e verde. Escolha aquelas que você mais gostar e decore os seus espaços com estas belas “maxi” flores.

Flores pequenas

Outra alternativa bastante utilizada nas estampas florais são as flores pequenas, no melhor estilo rococó. Este tipo de estampa trará um estilo mais romântico e vintage aos seus espaços. Escolha uma estampa de fundo branco com flores amarelas e verdes. Estes tons vão trazer muito frescor e alegria aos seus espaços.

Flores pequenas

Você também poderá utilizar este padrão nos estofados das poltronas com estrutura antiga, com encosto e pés trabalhados. Dessa foram, poderá incluir um apoio para os pés com a mesma estampa do estofado. Este conjunto de móveis ficará muito bonito na sala da sua casa.

Flores médias e separadas

Finalmente, as estampas de flores médias e separadas também são tendência atualmente. Elas são ideais para aplicar em tapeçarias para a parede, cortinas, almofadas, toalhas de mesa e tapetes. Um dos modelos mais populares são as estampas florais imitando aquarelas. Simula-se o contorno de um desenho florido e pintado com aquarelas. Por isso, se você escolher uma estampa floral com essas características, trará muita personalidade e originalidade à sua casa.

Como combinar estampas florais no espaço

Como combinar estampas florais no espaço

Dessa forma, depois de ter escolhido a estampa floral de que você mais gosta e que melhor se adapta à estética da sua casa, você poderá combiná-la com outros elementos. Se você escolheu uma estampa com flores fúcsia, por exemplo, poderá incluir outros elementos da mesma cor para combinar. Por exemplo, banquinhos de madeira da mesma cor, mantas na cor fúcsia para o sofá e um caminho sobre a mesa de centro com tons semelhantes. Esta alternativa vai proporcionar mais consistência e unidade visual aos seus espaços em casa. Além disso, as cores das flores geralmente são vibrantes e trazem frescor aos espaços.

Além disso, você poderá criar ambientes minimalistas, adicionando um pequeno detalhe com flores e um pouco de cor. Por outro lado, se você gosta do estilo romântico e vintage, inclua móveis antigos e reforme o estofado com as flores da sua preferência. De acordo com o estilo da sua casa, você poderá utilizar essas belas estampas florais e decorar com personalidade e elegância.

Aposte na versatilidade das estampas florais e traga cores e alegria à decoração do seu espaço. Inclua elementos naturais estampados no ambiente, acompanhe com texturas interessantes e desfrute da sua casa. Essas estampas florais ficarão lindas em todos os cômodos da sua casa. Inspire-se e escolha a sua estampa preferida!