Estilo italiano para decorar interiores
A cultura italiana sempre esteve intimamente relacionada ao design. Este país é o berço de grandes estilistas, designers de móveis e de muitos outros elementos. Como não poderia deixar de ser, a Itália também é uma referência em termos de design de interiores. O estilo italiano tem características muito específicas que explicaremos a seguir.
Se você está procurando por um espaço amplo e agradável para apreciar reuniões familiares, este estilo certamente lhe interessa. Além disso, por todas as suas características, o estilo italiano é muito versátil e funcional para o dia a dia.
Estilo italiano: a chave é a cor siena
Assim como em todos os estilos decorativos, o estilo italiano usa uma gama específica de cores. Entre todas elas, destaca-se a cor siena, que é uma cor amarelo ocre com uma grande tradição na cultura italiana. Juntamente com este tom são usados os tons terra, geralmente em suas variações mais quentes.
O resultado são cômodos luminosos que irradiam tranquilidade e elegância. Além disso, por terem cores claras, os diferentes ambientes parecem mais espaçosos do que realmente são, um efeito muito interessante na decoração de uma casa.
Com relação aos móveis, eles também aparecem, geralmente em cores claras. Dessa forma, a casa toda mantém uma mesma harmonia, sem nenhum elemento que se destaque muito acima dos demais. Nas casas mais elegantes e de classe social mais elevada, o dourado geralmente é usado em elementos como espelhos, vasos ou em detalhes dos móveis. Uma cor que proporciona elegância e luxo dando um toque diferente à casa.
Janelas grandes
Fonte: www.gauus.es
Os países mediterrâneos têm um clima quente e muitas horas de sol por dia. Essas maravilhosas condições climáticas não podem ser desperdiçadas, e não há melhor maneira de aproveitá-las do que instalando janelas grandes. Por isso, uma das grandes características da decoração em estilo italiano são as janelas grandes.
Além disso, as janelas geralmente cumprem com uma função decorativa porque têm molduras trabalhadas e vidros enfeitados. O resultado é simplesmente espetacular. Janelas grandes que facilitam a entrada de luz e que, além disso, também decoram o local.
Em relação às cortinas, é importante ressaltar que os tecidos desempenham um papel fundamental no estilo italiano. A casa geralmente está muito bem vestida com cortinas, tapetes, almofadas e outros elementos semelhantes. Apesar disso, as cortinas não são grossas para que, dessa forma, a luz possa passar.
Espaços amplos e funcionais
Os italianos amam as festas, as comemorações com os amigos e os momentos familiares. É por isso que, como não poderia deixar de ser, a sala e a cozinha devem ser amplas, com espaço para muitas pessoas. Os sofás são grandes e há uma grande mesa na sala, para almoçar ou jantar confortavelmente. Por outro lado, a cozinha também é grande e perfeita para preparar grandes refeições.
O mesmo acontece com o restante dos cômodos. Nas casas grandes, os closets, os quartos espaçosos e os terraços para apreciar o sol e a temperatura agradável são comuns.
Outra característica da decoração italiana é a funcionalidade dos espaços. Os móveis e a distribuição da casa são práticos e buscam o conforto tanto das pessoas que moram nela quanto dos convidados e familiares.
A melhor parte é que, neste tipo de decoração de interiores, a funcionalidade é importante, mas a estética ou a decoração não são deixadas de lado, como acontece em outros estilos. Assim, o estilo italiano é um exemplo claro de que estética e conforto podem andar de mãos dadas e são perfeitamente compatíveis.
Se você quer decorar um espaço amplo, seja porque a sua família é grande ou porque você gosta de receber amigos ou familiares, o estilo italiano é a solução para você. Os cômodos são funcionais e confortáveis para poder desfrutar da sua casa e, ao mesmo tempo, o resultado é muito estético, graças aos tons terra, as grandes janelas e os elementos decorativos.