Dicas para criar uma despensa na cozinha

· 26 de janeiro de 2019
Aproveite a funcionalidade oferecida pelos vários cantos vazios, mesmo que eles não estejam localizados no mesmo ponto. Esta é uma maneira muito inteligente de aproveitar o espaço.

Uma despensa é um ponto de armazenamento para produtos comestíveis. Em particular, os que têm uma longa durabilidade, como alimentos embalados, especiarias, conservas, grãos e farinhas.

Este ponto deve estar situado em um local fresco, com uma fonte de ventilação natural, para que o ar circule e, com isso, evite que o alimento se deteriore pelas mudanças de temperatura no ambiente, bem como pela infestação de insetos em geral.

Geralmente, a despensa fica localizada perto da área de preparação dos alimentos. Quanto à sua forma, ela pode ser um móvel, um conjunto de prateleiras ou então um cômodo completo. Tudo depende da casa e da distribuição do espaço.

Por que é necessário ter uma despensa?

Antes da chegada da geladeira, as despensas eram um elemento fundamental tanto para o armazenamento quanto para a preservação dos alimentos.

ter uma despensa

Embora para algumas pessoas isso pareça óbvio, muitas outras ainda se perguntam por que é necessário ter uma despensa. A resposta é muito simples: ela é um elemento prático que permite armazenar todos os tipos de alimento, desde aqueles que têm uso frequente (como o pão), até aqueles que têm um uso mais eventual (como uma garrafa de vinho, por exemplo).

Em outras palavras, a despensa é uma solução a longo prazo, tanto para o armazenamento quanto para a organização dos alimentos destinados para o consumo. Portanto, uma despensa também é uma comodidade.

Dicas para criar uma despensa na cozinha

As despensas são organizadas por seções, de acordo com a frequência de uso dos alimentos, entre outros aspectos. Dessa forma, os produtos que estão nas áreas de fácil acesso são aqueles que tendem a ser mais utilizados.

Ainda que o ideal seja dispor de um cômodo inteiro para usar como despensa, nem sempre é possível contar com tanto espaço. No entanto, isso não tem que se tornar um impedimento para desfrutar do conforto oferecido por uma despensa. Por isso, a seguir, daremos algumas dicas para que você possa criar a sua própria despensa na cozinha.

1. Despensas simples

Muitas vezes, a opção mais simples é a mais conveniente para resolver qualquer problema. Nesse sentido, uma despensa que consiste simplesmente de uma série de prateleiras abertas, onde todos os alimentos fiquem visíveis, por exemplo.

Estas despensas são perfeitas para exibir frascos, cestas e sacos de armazenamento de estilo vintage. Sem dúvida, isso dará um toque decorativo muito marcante e com muita personalidade.

2. Aproveite um armário

Um armário é um móvel que pode ser transformado em despensa. E a melhor parte é que, por ser um móvel independente, ele poderá ser colocado onde for mais conveniente: dentro da cozinha, no final de um corredor e até mesmo na sala de estar. Como têm portas, a sua função de despensa fica perfeitamente disfarçada e a estética do ambiente não será alterada.

Aproveite um armário

3. Despensas integradas

Atualmente, muitas cozinhas modernas contam com despensas embutidas ou integradas. São móveis que possuem seções removíveis que são instaladas em vários pontos e que aproveitam ao máximo a profundidade. Elas são a solução ideal para espaços pequenos.

As despensas integradas contam com vários compartimentos e um sistema que, quando as portas se abrem, expõe tudo o que foi colocado em cada seção, para dessa forma facilitar o alcance de cada coisa. Esta é uma opção muito confortável, útil e que também fica escondida.

Cabe destacar que as despensas integradas podem ser muito variadas em tamanho, da mesma forma que um armário. Um exemplo disso são aquelas que têm um formato estreito e alongado, que são colocadas ao lado da pia, da máquina de lavar louça ou do forno e que, geralmente, são usadas para colocar os frascos de tempero, azeite, vinagre, sal e afins.

3. Mini cômodo dentro da cozinha

Se a cozinha tiver algum espaço vazio, sem uso, então ele poderá ser usado para criar um mini cômodo. Este mini cômodo pode misturar várias das opções anteriores, para obter um bom uso do espaço e, ao mesmo tempo, proporcionar o maior conforto possível.

Mini-cômodo dentro da cozinha

Dicas finais

Em vez de se ater à ideia de que todas as seções devem estar em um mesmo lugar, você poderá distribuir as seções da sua despensa em diferentes pontos, como o espaço ao lado da geladeira, o móvel onde fica a louça, entre outros.

Outras alternativas são: colocar a despensa em uma área anexa à cozinha, como por exemplo a lavanderia, uma varanda ou então debaixo das escadas (se houver).