Estopa de linho: 8 ideias incríveis de decoração

5 de maio de 2019
Devido à sua textura e cor interessantes, a estopa de linho é perfeita para adicionar um toque decorativo em ambientes com estilo vintage, nórdico ou shabby chic. Neste artigo daremos algumas ideias para inspirá-lo.

A tendência de decorar com estopa de linho está cada vez mais popular. Antigamente, esse material era restrito ao âmbito rural, porém na atualidade, muitas pessoas o usam como recurso para adicionar um toque rústico em vários espaços da casa. Você sabe como aproveitá-lo?

Devido à sua textura e cor característica, é perfeito para complementar a decoração tanto em áreas externas como internas. Neste artigo, queremos compartilhar 8 ideias interessantes para que você compre hoje mesmo esse material e o inclua na sua casa. Você vai adorar!

Por que decorar com estopa de linho?

A estopa de linho é um tecido de textura grossa e áspera, que é obtido a partir de fibras naturais de cânhamo ou juta. No início, tinha um fim meramente comercial, já que era a base para a elaboração dos sacos onde eram armazenados todo o tipo de mercadorias. Além disso, era utilizado como tecido para embalagens.

No entanto, com o passar do tempo, foi adquirindo outras utilidades e, hoje, é comum adicioná-lo como complemento da decoração da casa. É um material maleável que, devido às suas características, permite fazer criações decorativas com um impacto visual interessante.

Embora por muito tempo tenha sido utilizado em casas de campo e de estilo rústico, muitos se atreveram a generalizar o seu uso, adicionando também em ambientes com estilo nórdico, vintage e shabby chic. O melhor de tudo é que fica muito bem em salas, varandas, salas de jantar, entre outros espaços.

Ideias para decorar com estopa de linho

Decorar com a estopa de linho é uma excelente opção para os amantes da reciclagem e dos estilos rústicos. Esse material é muito econômico e pode ser usado para estofar almofadas, mesas, móveis e muitos outros elementos que complementam a decoração da casa. Aproveite!

1. Estofar poltronas

poltrona estopa

As antigas poltronas com estilo clássico combinam muito bem com um tecido de estopa de linho. A sua cor é ideal para decorar uma sala com um estilo minimalista, rústico ou vintage. Você deve garantir que o tecido seja de boa qualidade, já que isso evitará que o material se deteriore e, além disso, proporcionará um melhor acabamento.

2. Almofadas e cortinas com estopa de linho

A forma mais simples de decorar com estopa de linho é elaborando lindas almofadas e cortinas. Elas podem ser colocadas sobre os móveis da sala de estar ou em terraços. De fato, as cortinas podem ser colocadas em espaços como a cozinha.

3. Vasos

vasos de estopa de linho

Por se tratar de um tecido poroso e de baixo custo, muitos o usam para decorar os vasos do jardim ou de espaços interiores. Inclusive, os sacos são usados na sua forma natural para cultivar algumas plantas, já que as fibras facilitam a absorção e filtragem da umidade.

4. Caminhos de mesa

Apesar de ser um tecido grosso e áspero, pode contribuir com elegância à mesa. Por isso, se você não tem um caminho de mesa interessante, utilize esse material. Você poderá complementar com rendas ou fitas para que realce muito mais.

5. Porta-talheres

porta-talheres-estopa

Para decorar com estopa de linho em uma ocasião especial, você poderá criar belos porta-talheres com estilo rústico. São muito fáceis de fazer e não exigem muito material. Sem contar que você mesma pode decorar da sua maneira. Você pode usar um estilo bem natural.

6. Organizadores

Um velho saco de estopa de linho pode se transformar em um prático organizador para a casa. Basta costurar vários bolsos ou compartimentos, de tal modo que você possa usá-lo para separar vários itens.

7. Lâmpadas

O tecido poroso de estopa de linho é ideal para a fabricação de belas lâmpadas decorativas. São muito fáceis de fazer e podem ser colocadas tanto em salas de estar como em quartos. Além disso, há muitas possibilidades para variar o seu design.

8. Painéis decorativos

Essa ideia interessante é perfeita para decorar com estopa de linho qualquer canto da casa. Tudo o que você precisa fazer é usar a estopa de linho como pano de fundo para colocar fotografias ou desenhos. Também poderá ser utilizada como painel para colocar letras, mensagens, entre outros.

Em resumo, a estopa de linho é um material de baixo custo que pode dar um toque decorativo com ambiente campestre. Você poderá reutilizar o tecido de sacos velhos ou comprá-lo por metro em lojas de tecidos e decoração.

Na hora de usá-la na decoração, certifique-se de combiná-la bem com outros complementos. Rendas, pérolas, fitas e tecidos brancos são ideais para torná-la ainda mais elegante. Finalmente, use-a em espaços para criar um bom contraste. Evite usar esse tipo de material em locais com estilos modernos.