Ideias de vasos de cerâmica para decorar o hall de entrada

29 de julho de 2018
Os vasos de cerâmica são um elemento de decoração que ficam perfeitos em qualquer lugar da casa. Hoje, daremos algumas ideias para utilizá-los na decoração do seu hall de entrada.

Os vasos de cerâmica são um elemento ornamental usado desde a Antiguidade até os dias atuais. 

Os vasos, em geral, sempre estiveram presentes em muitas áreas como a arte, a arquitetura e, claro, a decoração.

Eles são um elemento que está presente em diferentes formas, tamanhos, cores e materiais, sendo muito fácil encontrar um que se adeque ao espaço em que vamos colocá-lo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os vasos de cerâmica para o hall de entrada, os diferentes tipos, algumas ideias de como usá-los na decoração, e, por fim, vamos dar algumas dicas de como escolhê-los com sucesso.

O que é cerâmica?

Por um lado, a cerâmica refere-se à arte de fazer utensílios de argila e outros materiais cerâmicos utilizando a ação do calor.

Por outro lado, refere-se ao material ou matéria-prima da qual numerosos objetos são fabricados com a ajuda do calor.

O material cerâmico é composto por argila, desengordurante (normalmente feito com areia de quartzo) e água.

A cerâmica surgiu no período Neolítico com a necessidade de recipientes para guardar ou armazenar diferentes elementos, como por exemplo, a água. No começo era uma arte muito rudimentar e pouco a pouco foi aperfeiçoada.

jarros antigos

Ao longo de toda a história dos diferentes povos do mundo, vamos encontrar objetos de cerâmica; um material com muita tradição e história.

Por isso, existem objetos de cerâmica que são verdadeiros tesouros, não só pela antiguidade, mas também pelo seu design.

Assim, encontramos os vasos de cerâmica chineses que são considerados como um dos mais valiosos do mundo.

Tipos de vasos

Os vasos são elementos na forma de um copo alto ou taça. Atualmente, podemos encontrar vasos fabricados com diferentes materiais, formas e tamanhos.

A sua função é ornamental e é muito comum o seu uso no design de interiores. Além disso, ele é muito usado para colocar flores.

A seguir, veremos os diferentes tipos de vasos e que tipo de flores combinam melhor com cada um deles.

Gargalo estreito

Os vasos de cerâmica com gargalo estreito se caracterizam por terem uma base muito ampla que se estreita à medida que chega ao gargalo.

Esse tipo de forma permite a exibição das flores todas juntas. O tipo de flor mais adequada para este tipo de vaso são aquelas que têm uma haste fina com uma grande corola.

jarro com flores

Cilíndrico

É, talvez, a forma mais comum de vasos de cerâmica.

Como o seu próprio nome sugere, a sua forma é totalmente cilíndrica. Dentro dessa forma podemos encontrar vários subtipos, que podem ser mais estreitos ou largos.

Embora possamos encontrar essas diferenças, o que nunca vai mudar é a sua forma cilíndrica.

As flores que melhor combinam com esse tipo de vaso são aquelas grandes, com muita folhagem. É possível colocar muitas flores porque “a boca do vaso” é bastante larga.

Em forma de sino

Esses vasos são caracterizados por terem a forma de sino, mas no sentido inverso, ou seja, eles têm a base mais larga do que o gargalo.

As flores que ficam perfeitamente bem com esses vasos são aquelas que têm caules finos e muitas flores.

Com alças

Os vasos de cerâmica com alças são os mais clássicos, já que nos lembram os vasos antigos.

Esses vasos servem mais para exposição do que para colocação de flores, uma vez que as alças são a sua característica principal. Portanto, não é necessário colocar flores porque ele já tem muita personalidade.

Vasos de cerâmica para o hall de entrada

O hall de entrada é uma das partes mais importantes da nossa casa, porque é a primeira impressão que nossos convidados terão da nossa casa.

Por isso, é importante saber como decorá-lo para que, desde o início, a nossa casa se mostre aconchegante.

Nem sempre é fácil decorar essa parte da casa, por isso lhe daremos algumas dicas.

Aqui estão algumas ideias de como incorporar vasos no hall de entrada:

  • Solitário: um vaso de tamanho e cor adequada será o suficiente, se o hall de entrada for simples e despojado. As flores são uma opção a se considerar, mas sempre ficam perfeitamente bem e trazem muito frescor para a casa.
  • Composições: colocar dois ou mais vasos está se tornando uma tendência quando se fala em decorar com vasos de cerâmica. Essa ideia é para você deixar livre a sua imaginação. Você pode criar composições com vasos iguais ou diferentes, do mesmo tamanho ou de diferentes alturas. É uma boa opção para você brincar e se divertir.
jarros com flores

  • Estriados ou com textura: os vasos de cerâmica permitem, através das suas peculiaridades, dar mais personalidade ao hall de entrada. Alguns têm textura e imitam diferentes fibras naturais.
  • Lisos ou com estampas: são uma boa escolha, desde que estejam em sintonia com o restante dos elementos. Se você já tem alguma estampa ou desenho no corredor, é melhor escolher um vaso liso. No entanto, se no seu hall de entrada predominam as cores e formas sólidas ouse com um vaso com alguma estampa.

Últimas dicas

Para terminar, gostaríamos de dar algumas dicas ou deixar algumas considerações finais sobre como incluir vasos de cerâmica no hall de entrada da sua casa.

Primeiro, leve em consideração o tamanho do seu hall de entrada na hora de escolher o tamanho do vaso. Lembre-se de que todos os elementos devem ser proporcionais às dimensões do espaço.

Isso não significa que todos os elementos devem ter o mesmo tamanho. Obviamente, você pode brincar com os tamanhos e alturas, mas com cuidado.

Em segundo lugar, tenha em mente o tamanho do aparador onde você vai colocar o vaso. Não queremos que o vaso caia por causa do menor atrito.

E finalmente, você pode utilizar flores ou nãos. As flores são opcionais e você pode encontrar alternativas como as flores DIY. Sem dúvida alguma é uma alternativa com muita personalidade.