Ideias que podem ajudá-lo a escolher a lareira perfeita para a sua casa

· 25 de julho de 2018
Se você tem o privilégio de ter uma lareira em sua casa, deve aproveitá-la ao máximo escolhendo o tipo adequado de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Escolher a lareira perfeita para a nossa casa é sempre uma questão na qual devemos prestar uma atenção especial.

Com a chegada do inverno, uma das nossas preocupações é a calefação da casa. Como manter a nossa casa aquecida e não passar frio nas tardes mais geladas do ano?

Hoje, vamos falar sobre os aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher a lareira adequada de acordo com as suas necessidades e tipo de casa.

O fogo

O fogo e a madeira são os elementos que nós associamos ao aconchego e ao lar.

Os nossos antepassados já sabiam o valor desses elementos e criaram uma forma de permanecerem aquecidos depois da caçada, mas também acabou se transformando em uma forma de socialização.

Em torno do fogo aconteciam as reuniões mais importantes dos chefes das tribos, e também as mais importantes celebrações que uma tribo ou um povo podia organizar: casamentos, ritos de iniciação, compromissos, festas da caça, etc.

O fogo servia para aquecer os corpos e o acampamento, mas também a alma e o coração.

Hoje em dia, muitas pessoas sonham em ter uma lareira em casa. Muitas outras já têm essa sorte, porque vivem em uma casa de campo antiga.

No entanto, durante muito tempo, o fato de viver na cidade em um apartamento ou em uma casa pequena foi sinônimo de desistir desse sonho.

A boa notícia é que o sistema de calefação tradicional, à base de lenha e fogo, evoluiu e foram adotados novos métodos que se adaptam a todos os tipos de espaços.

Por isso, é importante que você leve em consideração esses conselhos que daremos a seguir.

1. Localização da lareira

Uma das primeiras coisas que você deve ter cuidado na hora de escolher uma lareira é o lugar onde vai colocá-la.

Lembre-se de que se trata de um sistema de calefação. Assim, o seu objetivo principal é aquecer o local. Embora indiretamente seja um elemento decorativo, não perca de vista as suas prioridades.

Tenha em mente o tamanho do cômodo, se deseja aquecer apenas um quarto, uma sala de estar ou a casa toda.

lareira perfeita

O tamanho da área vai influenciar no tipo de lareira que deve ser escolhida.

2. Meça o ambiente com cuidado

Como já dissemos em outros artigos, medir é fundamental. No universo da decoração e do design, as proporções são importantes para que o espaço fique bem equilibrado.

Por isso, você deve levar em consideração o espaço que dispõe para a lareira, bem como a sua disposição em relação aos outros elementos, como os móveis.

Toda lareira requer uma instalação, outras precisam inclusive de alguma obra. Sendo assim, é essencial saber quais são as medidas corretas. Por isso, é bom pensar também a longo prazo.

Escolhendo a lareira perfeita: tipos

A lareira que mais temos em mente, provavelmente é a tradicional. Aquela com lenha e aberta, na qual podemos ouvir a madeira queimando.

No entanto, hoje existem muitos tipos de lareiras que são adaptadas para as diferentes necessidades e expectativas das pessoas.

As lareiras são classificadas de acordo com seu design e de acordo com a sua forma de combustão. A seguir, veremos as diferenças entre uma e outra.

De acordo com a sua combustão

  • Lareiras a lenha: são as tradicionais, aquelas “para toda a vida”. Elas são abertas e precisam de um atiçador para acender o fogo.

É uma lareira bonita, mas estética não é tudo, e a grande desvantagem desse tipo é a sua baixa eficiência. Quando é aberta, o calor “escapa” mais rápido.

Outra desvantagem é a alto gasto com a compra de lenha, se não houver uma reserva própria.

Além disso, a manutenção deve ser rigorosa, já que os resíduos gerados por esse tipo de combustão (cinzas e gases), se não forem limpos adequadamente, podem se tornar prejudiciais.

chaminé de lenha- lareira perfeita

  • Lareiras a gás: pode-se dizer que esse tipo de lareira é a versão moderna da lareira a lenha.

Lareiras a gás buscam eliminar o desconforto com o uso da lenha, em seu lugar utilizam uma cerâmica que imita a lenha ou o cascalho.

Basta usar uma chama piloto para acendê-la. A vantagem é que visualmente temos o fogo presente e não gera resíduos.

A principal desvantagem é que seu preço é maior e não guarda o calor quando está desligada.

  • Lareiras elétricas: é uma lareira moderna, uma vez que não requer nenhuma obra e nem canos de gás para a sua instalação. A maioria delas é portátil e basta ligá-las à rede eléctrica.

Visualmente, também teremos a figura do fogo; mesmo que seja algo fictício. Por isso, não precisa de uma saída para a fumaça.

  • Lareiras a bioetanol: esse tipo de lareira é mais limpa e eficiente, além disso, respeita o meio ambiente. Ela também não gera gases e nem fumaça.

O que surpreende é a sua versatilidade de designs e a sua capacidade de mobilidade.

  • Lareira a pellets: essas lareiras funcionam com um combustível biodegradável e ecológico. Além disso, tem uma grande eficiência energética.

De acordo com o seu design

Escolher a lareira certa, além de atender às nossas necessidades durante o inverno, também deve atender às nossas demandas estéticas. No entanto, a funcionalidade é primordial.

  • Lareira embutida na parede.
  • Do telhado ao chão: não precisam de obra, basta instalá-las.
  • Lareira fechada: tem uma porta de vitrocerâmica. Mantêm muito bem o calor e são mais seguras.
  • Lareira móvel: costumam ser elétricas e de bioetanol. Os seus designs costumam ser mais audaciosos e modernistas.

chaminé com vidro - lareira perfeita

Conclusão

Escolher a lareira adequada não é tarefa fácil. Por isso, sugerimos que você procure profissionais que possam aconselhá-lo e ajudá-lo com a escolha e a instalação.

Lembre-se de que a manutenção também é essencial. Então, escolha uma lareira que também seja fácil de manter.