Lâmpadas de LED: elas são tão econômicas como dizem?

· 17 de outubro de 2018
Tudo o que dizem sobre as lâmpadas LED é verdade? Neste artigo, falaremos sobre a sua eficiência energética e como isso nos ajudará a economizar na conta de luz.

Em termos de iluminação, especificamente do lar, surgiram novas tecnologias que prometem maior eficiência energética e maior economia na conta de luz. Este é o caso das lâmpadas de LED.

As lâmpadas de LED surgiram como uma alternativa às lâmpadas incandescentes e também às lâmpadas de baixo consumo energético.

Mas, elas são realmente tão econômicas quanto dizem? Elas economizam tanto na conta de eletricidade como muitos afirmam?

Na verdade, ainda existem pessoas um pouco relutantes em mudar a iluminação da sua casa para as lâmpadas de LED porque não confiam completamente que essas afirmações sejam verdadeiras.

No artigo de hoje, nós falaremos sobre este tipo de iluminação e lhe mostraremos se é verdade ou não o que dizem sobre elas.

O que são as lâmpadas de LED?

Para falarmos sobre algo, obviamente, devemos primeiro saber do que se trata. Neste caso, primeiramente é importante saber exatamente o que é uma lâmpada de LED.

Uma lâmpada de LED pode ser definida como uma lâmpada sólida que usa diodos emissores de luz como fonte de luminosidade.

De todas as lâmpadas existentes no mercado, são as mais eficientes, porque têm uma vida útil de até 50.000 horas (cerca de 30 anos). Elas suportam bem o constante acender e apagar. Além disso, consomem aproximadamente 80% menos do que as lâmpadas incandescentes.

É um tipo de lâmpada que é usada em todos as áreas, não apenas para uso doméstico, mas também comercial, para hotelaria, etc.

Entretanto, não é a única no mercado, embora seja a mais inovadora devido à sua durabilidade e eficiência energética.

No entanto, para conhecer as vantagens das lâmpadas de LED, é importante saber quais são os outros  tipos de lâmpadas que existem atualmente.

Tipos de lâmpadas

Tipos de lâmpadas

  • Incandescentes: são as lâmpadas tradicionais. A sua substituição começou em 2008 devido a sua ineficiência energética.
  • Baixo consumo: depois das lâmpadas de LED, são as que consomem menos. A desvantagem é que não é aconselhável usá-las em locais de passagem muito comuns, como banheiros ou corredores. Isso se deve ao fato de que, apagá-las e acendê-las muitas vezes, diminui consideravelmente a sua vida útil. Além disso, pode demorar alguns segundos para acender.
  • Eco halogénas: este tipo de lâmpada dá uma luz muito natural e acende rapidamente. Elas consomem 30% menos que as incandescentes.
ECO Halógenas

São tão econômicas como dizem?

Se você é uma daquelas pessoas que não ‘leva muita fé’ em lâmpadas de LED, lamentamos informar que tudo o que dizem sobre elas é verdade e explicaremos o porquê.

Antes de tudo, as lâmpadas de LED precisam de menos energia para fornecer a mesma quantidade de luz que uma lâmpada tradicional. Isso significa que consumirão menos kWh e, portanto, o preço será mais baixo. Logo, elas são mais econômicas.

Na tabela a seguir, ficará mais claro o que estamos falando:

Tipo de lâmpada Potência (W) Horas de uso/dia nº de lâmpadas Consumo/dia (KWh) Consumo/mês (KWh) Preço KW Gasto mensal (€)
LED 7 7 10 0,49 15,19 0,118 1,79
Incandescentes 60 7 10 4,2 130,2 0,118 15,37

Como você pode ver, a diferença nos gastos mensais é muito grande, economizando 88%.

Além disso, as lâmpadas de baixo consumo também são uma opção econômica, não tanto quanto as de LED, mas em comparação com as outras podem ajudar a economizar até 75-80%. No entanto, elas têm uma vida útil menor.

Além de ter um menor gasto mensal, o custo de uma lâmpada de LED fica entre 12 e 40 reais, sendo mais baratas do que há alguns anos atrás.

Por essa razão, você vai recuperar o investimento inicial por meio da economia que terá mensalmente.

É evidente que, se você ainda tiver lâmpadas de baixo consumo, deve esperar que a sua vida útil termine antes de trocá-las. Se você tiver lâmpadas incandescentes ou halógenas, considere trocá-las, pelo menos nos espaços que mais usa.

Conclusão

A iluminação da nossa casa é um aspecto muito importante que devemos levar em conta se quisermos uma casa eficiente e confortável.

As lâmpadas de LED são um tipo de lâmpada que poderá nos ajudar a economizar na conta de energia elétrica sem que isso signifique ter uma má iluminação. É exatamente o contrário já que, como vimos, são lâmpadas que com menos potência proporcionam a mesma quantidade de luz que um sistema de iluminação tradicional.

Além disso, são mais seguras porque não emitem calor.

O seu preço não é um impedimento para adquiri-las, e embora sejam um pouco mais caras do que outros tipos de lâmpadas, graças à sua eficiência energética e sua vida útil, em pouco tempo recuperaremos o investimento inicial.