Decorar os corredores da sua casa: 7 ideias práticas

· 15 de setembro de 2018
Você precisa dar um toque especial aos corredores da sua casa mas não sabe como? Aqui estão algumas boas ideias para decorar os seus corredores.

Os corredores de todas as casas são o espaço mais frequentado pelos membros da família. Por se tratar de um espaço de transição entre a sala principal e os quartos, geralmente não lhes damos importância ao decorar nossas casas ou apartamentos. Entretanto, decorar os corredores pode completar a estética da sua casa.

Você deve levar em conta se o espaço é muito estreito ou largo, assim como os objetos que você tem em casa e não sabe onde colocar. Com estas 7 ideias, você poderá decorar os corredores da sua casa de uma forma simples e original.

Adicione quadros para decorar os corredores

Os quadros com imagens ou fotografias geralmente estão presentes em todas as casas. Existem alternativas muito bonitas e originais para decorar os corredores da sua casa com imagens, fotos, pinturas.

Fotografias de família

Adicionar fotografias de família nas paredes dos seus corredores criará um espaço mais íntimo. Você pode optar por emoldurar as suas fotos favoritas, atuais ou da infância. Ou talvez de eventos importantes ou férias em família, por exemplo. Se você tiver um corredor longo, pendure um quadro ao lado do outro no sentido horizontal, criando assim uma espécie de linha do tempo. Dessa forma, cada pessoa que percorrer esse espaço poderá se lembrar e apreciar cada uma das imagens.

Uma outra ideia muito original é escolher uma fotografia de família com uma boa definição, imprimir em preto e branco com um tamanho grande e então colocar na parede, sem emoldurar. Dessa forma, você também terá um grande mural com sua foto de família favorita.

Coloque espelhos

Os espelhos são práticos e, ao mesmo tempo, geram mais amplitude nos espaços. Você deve ter o cuidado de não utilizar um espelho muito grande se o seu corredor for muito estreito. Isso poderia gerar confusão visual, e assim, causar tontura.

Você pode optar por pendurar pequenos espelhos isolados em diferentes partes do corredor ou então um espelho fino e estreito, no sentido horizontal e ao longo de toda a superfície, na altura dos olhos.

Coloque espelhos para decorar os corredores

Leve em conta a iluminação

Luminárias

A iluminação será um elemento-chave para decorar os corredores da sua casa. Isso vai depender se o corredor é de comprimento longo ou reduzido, assim como da quantidade e do tipo de luminária que você queira utilizar. Mas é essencial que você utilize uma luz quente e que, ao mesmo tempo, ilumine bem.

Se você tiver um corredor bem comprido, pode optar por colocar uma fileira de luzes dicroicas e nada mais. Este tipo de luz ilumina perfeitamente todos os espaços. Se você tiver um corredor estreito e curto, pode então colocar apenas uma lâmpada central com uma bela luminária.

Se você quiser criar um espaço mais aconchegante, poderá colocar luminárias nas paredes com a luz direcionada para cima. Esta alternativa fica muito bonita com várias luminárias alternadas com quadros ou fotos da família.

Candelabros

Os candelabros são elementos decorativos muito bonitos; assim, colocá-los no chão seguindo uma mesma direção ao longo do seu corredor poderá criar uma atmosfera muito aconchegante.

Decore os corredores com tapetes

Os tapetes proporcionam, assim como todos os tecidos dentro da casa, um espaço aconchegante e confortável. Por exemplo, você pode colocar um tapete comprido no chão seguindo todo o trajeto do seu corredor. Tome cuidado, se você tiver um piso escorregadio, o ideal é fixar este tapete à superfície. Caso contrário, ele poderá se tornar perigoso. Se você tiver filhos pequenos, essa não será uma opção viável.

Brinque com as cores dos outros tecidos da sua casa e coloque um tapete bem macio e fofo. Dessa forma, será muito gostoso andar descalço.

Decore os corredores com tapetes

Coloque papel de parede

O papel de parede é ideal para todos os tipos de espaço. Como os corredores geralmente são estreitos e não é fácil decorar as suas paredes, o papel de parede pode ser uma ótima alternativa. Você pode colar uma tira estreita de papel de parede com o desenho da sua preferência ao longo de todo o corredor.

Coloque prateleiras

As prateleiras são suportes muito práticos para armazenar. Se você tiver um corredor largo, poderá colocar várias prateleiras e guardar livros ou outros objetos. Caso contrário, você poderá adicionar prateleiras mais estreitas para apoiar elementos decorativos.

Decore com um bonito relógio de parede

Os relógios de parede são extremamente práticos em todos os espaços da casa. Pendure um belo relógio antigo ou moderno (isso vai depender da estética da sua casa); essa é sempre uma boa opção. Se você estiver no seu quarto, não precisará correr para a sala principal ou para a cozinha para saber as horas. Além disso, certamente ficará muito bonito ao lado dos seus quadros, espelhos ou fotografias.

Decorar os corredores pode parecer uma atividade difícil, mas não é. Se você não souber que tipo de elemento colocar nas suas paredes, pisos ou tetos,  poderá optar por buscar itens que você tenha guardado e então organizar uma bela composição nos corredores da sua casa.