Marie Kondo nos ajudará com a limpeza
O verão está chegando e a guru da organização, Marie Kondo, convida-nos a aproveitar esses dias para deixar a casa radiante. Pegue papel e caneta porque vamos seguir o seu passo a passo.
A mudança da estação convida a arrumar o guarda-roupa, reorganizar a casa e fazer uma limpeza completa. Tudo isso nos convida a usar a energia expansiva disponível para sermos mais alegres e produtivos.
A seguir, vamos cobrir um checklist concebido pela guru da organização, Marie Kondo, no qual são explicados os 5 passos com os quais você fará uma limpeza profunda e ordenada.
1. Marie Kondo diz que é preciso organizar
Para a criadora do método KonMari, a primeira coisa é distinguir entre o que é limpeza e o que é organização: «organizar é o ato de enfrentar a si mesmo, enquanto a limpeza é o ato de enfrentar a sujeira».
Por isso, a sua proposta sempre começa pela organização antes de limpar, reformar ou fazer qualquer outra mudança na casa. «A organização requer uma deliberação cuidadosa, enquanto a limpeza pode ser um ato meditativo: a mente se esvazia enquanto as mãos se movem».
2. Tenha tudo o que você precisa à mão
Pode parecer óbvio, mas não é. Antes de iniciar a limpeza, planeje muito bem os passos que serão seguidos e certifique-se de ter tudo o que precisa à mão: desde produtos de limpeza até panos, sacos de lixo, etc. O que ela aconselha é que você tenha uma caixa com tudo o que vai usar e um banquinho.
Ela recomenda que você limpe por categoria e não por cômodo, ou seja, todas as luminárias, o piso, as janelas… assim você será muito mais eficaz. Ah! Muito importante: faça pausas e dance de vez em quando.
3. Marie Kondo diz para começar pelos ítens maiores
Na limpeza diária, você certamente presta mais atenção aos locais que mais utiliza e às áreas mais movimentadas da casa. Mas quanto tempo faz que você não tira a geladeira do lugar? Afaste os móveis grandes e os eletrodomésticos das paredes para limpar bem o piso e a parte de trás deles. Não se esqueça de retirar os tapetes e deixá-los, se possível, em um local onde possam ser ventilados.
4. Agora, as coisas pequenas
Marie Kondo diz que depois da grande limpeza geral, você deve cuidar do que for menor, daquelas pequenas coisas que você geralmente esquece no dia a dia. As luminárias, a parte superior da geladeira, a parte de trás da TV, os aquecedores… principalmente os locais de difícil acesso.
5. Renovar ou morrer
Você já limpou todos os cantos, tirou os móveis do lugar, prestou atenção a esses locais difíceis e, agora, é hora de deixar a nova estação invadir a sua casa.
Este é um ótimo momento para organizar o guarda-roupa e deixar as suas roupas em dia. Além disso, você também pode fazer o mesmo com a roupa de cama e colocar colchas mais claras e cores mais alegres.
Não se esqueça de sacudir bem o colchão e, se possível, virá-lo. Coloque toda a dedicação e cuidado que puder para encher a sua casa de aromas agradáveis através de flores naturais ou óleos essenciais.
Marie Kondo não é apenas uma guru da organização; ela também contribui com o seu olhar em relação aos hábitos adquiridos e ajuda a procurar o equilíbrio e a paz mental através da relação que você cria com os espaços que habita.
«A sua casa é o seu santuário e, como tal, abriga objetos que trazem alegria e o ajudam a se sentir seguro. Por isso, reservar um tempo para expressar gratidão pela sua casa é um ato poderoso que aumentará a sua sensibilidade à alegria e eliminará a energia e os objetos que não servem mais para você».
-Marie Kondo-