Faça as suas próprias luminárias em poucos passos

5 de fevereiro de 2019
Se você gosta da tendência DIY, precisa conhecer essas ideias sobre luminárias que você mesmo poderá fazer reutilizando materiais que já tem em casa. É muito fácil e elas ficarão lindas!

Se você gosta da tendência DIY, também conhecida como “faça você mesmo”, ouse e faça as suas próprias luminárias seguindo as ideias que lhe daremos no artigo a seguir.

Neste caso, queremos focar nas luminárias de teto, aptas para qualquer tipo de espaço ou estilo. Cozinhas, quartos infantis… há muitas possibilidades para cada cômodo.

Como você verá ao longo deste artigo, você precisará de poucos materiais e, provavelmente, já os têm em casa. Por isso, essas luminárias não deixam de ser opções acessíveis e econômicas.

A única coisa que você precisa ter de antemão são as lâmpadas ou guirlandas, dependendo do ambiente que você queira criar, e algum tipo de adesivo. Em alguns casos um pouco mais complexos, recomendamos que você também adquira estruturas de lâmpadas.

A seguir, mostraremos cinco possibilidades diferentes para que você leve em conta na hora de fazer as suas próprias luminárias.

Faça as suas próprias luminárias em casa

1. Recicle os lacres das latas

Essa é uma das ocasiões nas quais é melhor você adquirir previamente uma estrutura de luminária. Por menor que ela seja, você precisará de muitos lacres, pelo menos cerca de 350.

Dependendo do estilo que você esteja buscando, poderá optar por lacres coloridos ou, ao contrário, pelos típicos lacres de alumínio. Com esses últimos, você terá um resultado mais homogêneo.

Depois, é preciso começar a fazer filas de lacres envolvendo toda a estrutura circular. Os lacres da primeira fileira devem estar dobrados, para que fiquem bem encaixadas. Para unir os lacres, você precisará fazer um pequeno corte, que logo ficará escondido pela fila seguinte de lacres.

Continue dessa forma até cobrir completamente toda a estrutura da lâmpada. Esse tipo de luminárias poderá ficar bem em ambientes modernos ou com estilo industrial.

luminárias de madeira

2. Faça as suas próprias luminárias tecendo

Para confeccionar essas luminárias, você deverá escolher a técnica para tecer que preferir ou que tenha habilidade. Você poderá fazer outros acessórios para esse mesmo cômodo com a mesma técnica, para que o resultado fique mais homogêneo.

Algumas opções consistem em usar tricô, crochê ou macramê… Quando terminar de tecer, é preciso encher um balão até que ele alcance o tamanho que você tem em mente para a luminária. Depois, cole o tecido sobre o balão, cobrindo praticamente toda a superfície, exceto a parte superior. É por ali que passarão os cabos e o filamento.

Uma vez coberta toda a superfície, só precisamos furar o balão. O tecido, por ter sido colado, manterá a forma circular adotada ao rodear o balão.

3. Com garrafas e frascos

luminárias de vidro

Você também poderá aproveitas as garrafas de plástico que não utiliza para fazer o seu artesanato. Essa atividade vai encantar os menores da casa. O mesmo acontece com as garrafas ou frascos de vidro, que ficarão muito bem como decoração.

A opção mais simples consiste em escolher várias garrafas e introduzir pequenos filamentos ou guirlandas com luzes em seu interior. Depois, você só precisará pendurá-las no teto, deixando cada uma em uma altura diferente.

Se você quer um ambiente mais aconchegante ou romântico, poderá escolher garrafas de vidro com diferentes cores, para brincar com os efeitos luminosos.

Outra possibilidade um pouco mais complicada consiste em recortar os fundos das garrafas de plástico e ficar somente com a parte superior. A forma resultante será parecida ao de uma flor. Cole-as do jeito que preferir: poderá ficar muito bonito em forma de cascata.

4. Use acessórios de cozinha

Se há peças na sua louça que você já não usa, é possível reutilizá-las para fazer as suas próprias luminárias. Um exemplo muito visto em restaurantes e bares são os típicos raladores de queijo ou pão.

tipos de luminárias

Você deve pegar quatro raladores do mesmo tamanho e juntá-los. A luz, ao passar pelos orifícios, criará bonitos jogos de luz. Podemos escolher filamentos coloridos, que ficarão incríveis.

Outra ideia consiste em usar colheres de plástico e uma garrafa que você não vai usar. Você deve cortar o cabo das colheres, já que não vamos utilizá-las mais. Depois, cole as colheres ao redor de toda a garrafa. Se você quiser, poderá pintar algumas delas para criar diferentes desenhos.

5. Reutilize luminárias de papel

Por último, queremos lhe dar mais uma ideia que consiste em usar as típicas luminárias de papel e personalizá-las você mesmo. Se você gosta do DIY, essa é uma ótima opção.

Mesmo sendo possível encontrá-las coloridas ou com desenhos, o mais comum é que elas sejam brancas. A única coisa que você precisa fazer é pintá-las com tintas específicas para isso, ou decorar com purpurina, tecidos ou figurinhas de papel. Para isso, também poderemos encontrar adesivos específicos.

Outra alternativa, ainda que mais efêmera, consiste em fazer balões luminosos, que ficarão lindos para decorar festas. Você deverá colocar neles alguns focos de LED acesos, que durarão entre 24 e 48 horas. Com isso, o ambiente ficará muito bonito e acolhedor.

Fazer as suas próprias luminárias não é tão difícil, não lhe tomará muito tempo e nem muito dinheiro. Por isso, esperamos que você se anime. Há muitas opções disponíveis se você gosta de reciclar e reutilizar materiais.