Três regras para organizar a sua geladeira

7 de abril de 2019
Conheça estas dicas e regras práticas para organizar a sua geladeira da melhor maneira possível.

Você sente dificuldade na hora de organizar a sua geladeira em casa? Não sabe onde e como colocar os alimentos? Se esse for o seu caso, neste artigo lhe daremos algumas dicas para que você organize a comida dentro da geladeira da melhor maneira possível.

Além disso, ter uma geladeira organizada não é apenas uma questão estética, mas também é fundamental para conservar melhor os alimentos. Além disso, ter à disposição aquilo que você consome diariamente.

Como organizar a sua geladeira?

Cada alimento precisa de uma determinada temperatura para ser conservado corretamente. É por isso que as geladeiras têm diferentes compartimentos e seções com temperaturas específicas, como a porta, as gavetas inferiores, as prateleiras centrais e o congelador ou freezer, para armazenar diferentes alimentos. A seguir, lhe mostraremos as três regras para organizar a sua geladeira corretamente.

1. Separe por compartimentos

Considerando a subdivisão que existe dentro da geladeira, você poderá organizá-la conforme as temperaturas e como melhor lhe convier. Mostraremos quais tipos de alimentos você poderá colocar em cada uma das seções dentro da sua geladeira.

geladeira em ordem

  • Porta

A porta é a parte que abre e fecha constantemente quando precisamos guardar ou tirar algum alimento de dentro da geladeira. Por esse motivo, é a área de menor temperatura. Dessa maneira, a porta da geladeira será o local ideal para armazenar os alimentos que não precisam ficar em uma temperatura muito baixa.

Você também poderá guardar nas demais prateleiras da porta outros alimentos como molhos, geleias, bebidas e manteigas. Além disso, para organizar melhor a porta da sua geladeira, divida os compartimentos por categoria de produtos, ou seja, tente não os misturar entre si.

  • Centro

Em segundo lugar, as geladeiras contam com uma seção central, também dividida por prateleiras ou compartimentos. Isso dependerá do design da geladeira da sua casa. Essa seção da geladeira também se destaca por ter prateleiras em diferentes níveis.

Na prateleira superior, você poderá guardar os alimentos que precisam receber uma boa quantidade de frio e aqueles que você consome diariamente, como por exemplo, massas frescas. Em seguida, na seção média da prateleira, você poderá organizar os seus produtos lácteos e alimentos que precisem receber frio e já estão abertos, como queijos, leite ou iogurtes. Por fim, a prateleira inferior deve ser reservada para o armazenamento de frutas e verduras, separadamente.

  • Gavetas superiores

Você também poderá usar as gavetas superiores da geladeira para guardar carnes vermelhas e peixes, já que essas gavetas se encontram em baixas temperaturas, o que permitirá que fiquem conservados corretamente.

  • Congelador

O congelador é um dos compartimentos mais práticos e interessantes para o armazenamento de alimentos que queremos guardar por mais tempo. Você deverá guardar todos os alimentos bem separados e em pacotes, bolsas herméticas ou tupperwares, como desejar.

2. Organizar a geladeira: limpeza constante

Lembre-se de deixar a geladeira sempre limpa no seu interior e exterior, já que vai guardar alimento que você vai consumir; caso contrário, os alimentos podem apodrecer, e isso será perigoso para a sua saúde e a da sua família.

Portanto, você deverá lavar bem as frutas e verduras antes de colocá-las dentro da geladeira. Além disso, procure limpar com pano umedecido as garrafas, potes e pacotes que ficarem dentro da geladeira.

como limpar a geladeira

3. Organizar a geladeira: guarde os alimentos em sacos herméticos

Outra alternativa para organizar sua geladeira e ao mesmo tempo conservar bem os alimentos é armazená-los em sacos herméticos. Dessa maneira, poderá escrever a data em que você abriu o alimento ou a sua data de validade, para assim fazer um maior controle. Além disso, os sacos herméticos são uma grande alternativa para evitar que os alimentos se contaminem.

Como você pode ver, existem várias regras que você pode levar em consideração na hora de organizar a sua geladeira. A limpeza e a manutenção dos alimentos separados e posicionados corretamente vão ajudar na sua melhor conservação. Vá em frente! Coloque em prática essas dicas e você verá como é fácil e prático organizar a sua geladeira.