Escolha o copo apropriado de acordo com o tipo de bebida

· 4 de janeiro de 2019
Para saborear uma bebida, ela deve ser servida corretamente em um copo adequado para o seu consumo; por isso, é necessário saber com clareza quais são os tipos que melhor se adaptam a cada produto.

Os especialistas dizem que não é a mesma coisa beber um vinho em uma taça de vidro especial ou em uma caneca ou um copo redondo. Essa pode ser uma questão psicológica? Escolha o copo apropriado de acordo com o tipo de bebida.

Os especialistas em hotelaria sabem que, ao servir uma bebida, é importante usar um recipiente apropriado para o produto. É possível que isso mude o gosto ou o sabor? Pois bem, isso é possível.

É preferível ter jogos de copos em casa para que, em qualquer situação, estejamos preparados para servir uma bebida. Em jantares de gala, refeições importantes ou simplesmente em um lanche, é necessário oferecer qualidade em todos os sentidos.

Cada bebida tem o seu copo apropriado

 copo apropriado

Por que achamos estranho beber certos tipos de bebida em copos que não são adequados para elas? Muitas vezes tem a ver com o corpo, o gás ou o modo de respirar do próprio líquido.

A ideia deste tópico pode ser um tanto abstrata, mas é importante que tenhamos cuidado ao servir uma bebida, escolhendo assim o copo corretamente, já que na maioria das vezes nos confundimos.

Esteticamente, uma bebida mal servida em um recipiente não funcional faz com que ela não seja apreciada da mesma forma, que tenha um gosto indiferente e que tenhamos uma certa rejeição desde o início.

– Cuide da estética para servir as bebidas, é necessário mostrar certa formalidade. –

Tipos de copo de acordo com a bebida

copo apropriado

A seguir, daremos uma amostra dos tipos de copo que melhor se adaptam a cada bebida. Alguns podem funcionar bem para duas bebidas, mas como regra geral, cada um terá um tipo principal. Vamos ver quais são os mais adequados para cada uma:

  • Vinho: taça larga com a boca mais estreita que o corpo, é o chamado cálice. Esta é a melhor maneira de preservar o vinho, para que seja possível perceber o aroma e verificar a lágrima. Para o seu manuseio, deve possuir haste e base, para não alterar a temperatura do líquido.
  • Cerveja: caneca de cerâmica ou de vidro com alça para segurar. É um erro beber direto do gargalo da garrafa, pois a cerveja precisa respirar e expelir CO2. Em relação ao formato das hastes, o problema é que o contato da mão com o vidro faz com que o líquido esquente.
  • Refrigerantes: de preferência em copos largos, como os de sidra, para colocar bastante gelo e para que o líquido possa respirar e expelir CO2.
  • Champanhe: a taça deve ser semelhante à de vinho, mas deve ser muito estreita; dessa forma, a quantidade armazenada é menor, sobretudo porque a ingestão geralmente é reduzida. Também tem haste e base.
  • Bebidas alcoólicas: tanto um uísque quanto um Martini ou um licor, podem ser servidos em um copo pequeno e largo com um par de cubos de gelo. A ideia é que o copo esteja preparado para armazenar pouco líquido e, assim, a ingestão seja mais reduzida.

Os erros comuns que são encontrados em uma importante refeição ou jantar acontecem quando as bebidas são servidas em copos inadequados. Em um bar ou restaurante, quando isso ocorre, eles já mostram que estão pouco instruídos no assunto.

Protocolo dos copos em uma refeição

copo apropriado

Normalmente, existe um código formal para colocar os copos na mesa; em outras palavras, um protocolo. Os copos têm uma disposição coerente e seguem um esquema que deve ser seguido em todos os lugares.

  • Taça para a água: como regra geral, as pessoas bebem pelo menos um pouco de água em todas as refeições; por esse motivo, é essencial ter um copo exclusivo para isso.
  • Taças de vinho, uma para o tinto e outra para o branco: em uma refeição importante, é possível que dois tipos de vinho sejam servidos para degustação, por isso essas duas taças são colocadas.
  • Taça de champanhe: no final da refeição, geralmente é feito um brinde; por isso, é importante que uma taça de champanhe esteja disponível. De qualquer forma, ela nem sempre é colocada desde o início, podendo ser adicionada no final da refeição.
  • Copo de shot: formato especial, não colocado no começo, mas sim no final. É o momento em que apenas aqueles que o solicitarem vão receber um.

É importante ter em mente o protocolo de copos caso uma refeição ou jantar de gala seja realizado. Dessa forma, você vai mostrar aos seus convidados que cuida dos detalhes e que tem as formalidades em mente.