4 ideias para separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha

14 de dezembro de 2018
Você quer separar os espaços da sua casa e não sabe como? Neste artigo, mostraremos algumas ideias práticas para separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha.

Há muitas casas onde a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha estão integradas. Desta forma, os espaços integrados conseguem maior amplitude visual e melhor circulação no espaço. Mas, às vezes, é necessário separar os ambientes para obter mais autonomia e setorizar cada ambiente. Neste artigo, mostraremos 4 ideias práticas para separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Além disso, contaremos as vantagens que você tem ao dividir os seus espaços comuns em casa.

Vantagens de dividir os espaços

Vantagens de separar os ambientes

Embora seja ideal ter um espaço amplo quando se trata de dividir os seus espaços, você também poderá fazê-lo em espaços pequenos. As principais vantagens de separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha são as seguintes:

  • Maior autonomia e privacidade em cada espaço.
  • Distinguir as diferentes atividades de acordo com cada ambiente.
  • Cozinhar livremente sem impregnar o restante dos espaços com cheiro de comida.
  • Setorizar e identificar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha como ambientes diferentes.

Por esse motivo, mostraremos a seguir algumas ideias originais e práticas para separar esses três ambientes da casa.

Como separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha

Mostraremos vários sistemas diferentes que existem para separar os ambientes na sua casa. Você poderá colocar portas, janelas, paredes, móveis e muito mais. Além disso, você poderá fechar total ou parcialmente os seus espaços se desejar dividir de maneira total ou manter a conexão dos ambientes.

1. Instale portas de correr

As portas de correr são elementos cada vez mais utilizados nos interiores das casas. Dessa forma, você poderá usar portas que deslizam para separar a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha da sua casa facilmente. Se você quiser, poderá dividir os três espaços com portas de correr. Caso contrário, mantenha a cozinha e a sala de jantar integradas e instale uma porta de correr para separar a sala principal. Escolha a alternativa que melhor se adapte aos espaços da sua casa. Além disso, existe uma grande variedade de designs e materiais de portas de correr.

Dependendo da estética dos seus espaços, você poderá instalar portas de madeira com estilo celeiro. Essa estética acentuará o estilo das casas rústicas ou um tanto clássicas. Por outro lado, as portas de correr de metal são ideais para casas com estilo industrial, onde esses materiais são os protagonistas. E, finalmente, você poderá utilizar portas de correr de vidro, se a sua casa se destaca por um estilo moderno ou minimalista. Dessa maneira, você poderá fechar e integrar os espaços ao mesmo tempo. Escolha o design que você mais gosta e separe os espaços em casa com muito estilo.

Instale portas de correr para separar ambientes

2. Feche a cozinha com janelas

Outra alternativa muito interessante e prática é fechar parcialmente a cozinha com janelas. Esta opção é ideal para separar de maneira parcial, já que você terá uma visão da sala de jantar através do vidro. Além disso, se você desejar, pode fechar parcialmente a sua cozinha em forma de “L”. Se a sua cozinha tiver uma ilha, você poderá instalar algumas janelas do tipo guilhotina na extremidade dianteira da ilha. Dessa forma, você terá mais contato com a sala de jantar.

3. Instale uma bancada

Por outro lado, as bancadas são ótimas alternativas para dividir parcialmente a cozinha da sala de jantar. Além disso, são elementos com dupla funcionalidade: separam os espaços e, ao mesmo tempo, você poderá usá-las como mobília. Dessa forma, você irá conectar e separar parcialmente a sua sala de jantar da cozinha.

4. Espaços pequenos separados

As casas com espaços reduzidos são as mais difíceis no momento de dividir a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, já que você terá menos alternativas para instalar portas de correr. Por este motivo, mostraremos algumas ideias práticas para fazer isso.

Painéis divisórios

Você poderá instalar painéis divisórios em todos os espaços da sua casa. Dessa maneira, você poderá dividir a sua sala de estar da sala de jantar, por exemplo, e assim, manter a cozinha e a sala de jantar integradas. De toda a forma, você deve instalá-los onde mais o agrade e onde você mais precisar. Além disso, há uma extensa variedade de painéis com designs e materiais originais. Instale painéis fixos ou aqueles que podem ser movidos de um lado para outro.

Instale uma bancada para separar ambientes em uma casa pequena

Móveis para separar

Outra alternativa para dividir os seus espaços em uma casa de pequenas dimensões é colocar móveis divisórios. Dessa maneira, você poderá por exemplo, incorporar uma grande biblioteca na sua sala principal. Assim, você estará separando a sua sala de estar da sala de jantar e, ao mesmo tempo, poderá usá-la para armazenar alguns elementos. Portanto, você terá criado uma parede original para separar espaços e armazenar os seus objetos.

Como você pode ver, existem muitas alternativas para dividir a sua sala de estar, sala de jantar e cozinha. Você só precisa levar em conta as suas possibilidades, o espaço em sua casa e quais ambientes deseja separar. Dessa forma, você poderá criar salas independentes e espaços setorizados em casa. Aproveite cada sugestão fazendo a atividade correspondente em cada setor da sua casa.