Logo image
Logo image

O equilíbrio do estilo oriental na decoração

4 minutos
Ter uma decoração oriental em sua casa é mais simples do que você imagina. Apenas considere algumas pequenas dicas.
O equilíbrio do estilo oriental na decoração
Última atualização: 18 março, 2019

Hoje faremos um ‘tour’ pelo estilo mais espiritual na decoração de interiores. O estilo oriental é inspirado na decoração zen e muito influenciado pelas culturas chinesa e japonesa. É um estilo decorativo exótico e sereno. Está baseado na organização, com espaços amplos e bem distribuídos. É um estilo que emana misticismo, harmonia e tranquilidade.

Se você está buscando um estilo para decorar a sua casa, e gosta de espaços tranquilos, harmoniosos, simples e que proporcionem equilíbrio, não hesite. Você terá sucesso escolhendo este estilo. Aqui encontrará os pontos chaves mais importantes que o definem.

Como acontece com todos os outros estilos, você deverá personalizá-lo para que se adeque a sua casa. Lembre-se que existem algumas regras básicas a seguir para obter essa aparência oriental, e se referem, principalmente, à cor das paredes, aos móveis, a distribuição de espaço e de luz e os acessórios decorativos.

As cores do estilo oriental

Some figure

Uma das chaves mais importantes para obter aquele aspecto oriental inconfundível em sua decoração é a escolha das cores. Uma cor deve predominar sobre as outras, e seu principal papel estará nas paredes do ambiente.

Podemos brincar com uma ampla gama de cores, desde que sejam intensas e consistentes. Sempre teremos sucesso com turquesas ou roxos, que são as mais clássicas no estilo oriental.

Mas não é apenas uma questão de preferências, neste estilo de decoração de interiores as cores adquirem significado. Cada gama de cores representa os cinco elementos da natureza com os quais o equilíbrio é adquirido.

Cores quentes, como amarelos, representam a luz. Os vermelhos simbolizam o fogo e a chama da boa sorte. Os tons alaranjados representam o estímulo, sendo adequados para o hall de entrada, a sala de estar, inclusive para a sala de jantar.

As cores frias também têm o seu significado. O branco simboliza ordem, calma e tranquilidade. Os azuis simbolizam o céu e a água e são usados ​​para equilibrar espaços e lhes proporcionar calma e frescor. O significado de toda a gama de verde é o da vida e do equilíbrio.

Os brancos são adequados para as áreas de trabalho, os azuis para banheiros. Para a sala de jantar, usaremos os tons de laranja e vermelho. Para os quartos também podemos usar azuis e verdes, indistintamente.

Os móveis

Some figure

Os móveis de estilo oriental são outra de suas chaves. Este estilo dá relevância aos móveis baixos. Aqui não há lugar para grandes boiseries até o teto, são móveis até a metade da parece. As mesas também são baixas e de pés pequenos. Essa temática é repetida nos quartos, onde as camas são substituídas por futons.

Escolha linhas simples e que harmonizem com a pureza das cores. Inclua poucos móveis, mas de grande impacto visual. Este estilo opta por móveis em madeira de olmo, teca ou tamarindo, e serão escolhidos em tons avermelhados, laranja, preto ou azul-intenso.

Distribuição de espaço e iluminação no estilo oriental

Some figure

O estilo oriental é caracterizado por amplos espaços com uma abertura para o exterior nas áreas comuns, mas reservando a máxima privacidade para os espaços pessoais. É dado ao piso uma especial importância, que é destacado com tapetes orientais, resultando em peças decorativas por si só que delimitam os espaços.

A iluminação é muito importante no estilo oriental. Predomina a luz quente e indireta, que transmite intimidade, relaxamento e sensualidade. As velas têm um lugar reservado neste tipo de decoração.

A luz é considerada no Feng Shui como um elemento yang positivo e é uma ferramenta eficaz para alcançar a simetria e o equilíbrio nos volumes.

Os acessórios decorativos

Some figure

Os acessórios decorativos são especialmente interessantes neste estilo. Embora neste caso, seja uma questão de poucas, mas importantes peças. Pinturas de estilo oriental, peças ou esculturas importantes, flores, bandejas, vasos e almofadas em tons equilibrados com o restante da decoração.

A decoração oriental tem preferência pelos elementos da natureza: água, pedras, plantas, incenso e velas não podem estar ausentes. Nós só precisamos de um grande vaso com pedras e água dentro.

Devem ser poucos objetos, mas bem escolhidos. São espaços que evocam silêncio e introversão. A simplicidade nas formas de todos os elementos, juntamente com o contraste das cores marcantes deste estilo de decoração, fazem de cada ambiente uma obra de arte.