O estilo barroco para a decoração

26 de dezembro de 2018
Se você é apaixonado pela decoração de épocas históricas, a estética barroca pode ser um recurso interessante para aplicar em sua casa; você conseguirá dar um tratamento elegante e refinado para cada espaço da casa.

Se o que você está procurando é dar um novo toque para sua casa ou trabalhar um conceito artístico como referência para o design de interiores, uma boa ideia seria utilizar o estilo barroco para a decoração.

É verdade que existiram diferentes períodos artísticos ao longo da história que inspiraram o design de interiores. Desde a Idade Média, muitos palácios tiveram uma estética galante e refinada; isso, claro, sempre vinculado às classes altas da sociedade.

No entanto, há um estilo que tem trabalhado a decoração de forma muito mais cuidadosa, com uma linha definida e com um gosto muito mais inovador para o momento, que é o barroco.

Estética barroca, em que consiste?

O estilo barroco para a decoração
Decoração barroca / pinterest.es

O barroco é um estilo artístico que se preocupa mais com detalhes, tenta adornar e estimular a decoração através de acabamentos muito mais sofisticados e denotando um gosto para aperfeiçoar a arte, como também acontece na arquitetura, música, pintura, etc.

Assim, no mundo do design de interiores, o mobiliário será o principal ponto em que a estética barroca funciona; ou seja, é o recurso onde se pode aplicar a decoração que segue os padrões que foram criados nos séculos XVII e XVIII.

No fundo, pode ser um conceito muito semelhante ao estilo clássico e nos transportar para um ambiente mais elegante; dessa forma, não poderá ser combinado com estilos como o minimalista ou o rústico.

– O barroco é luz, cor, brilho, adorno e elegância. –

Design barroco para móveis

Os móveis que você tem em casa devem ter um design muito refinado, onde mesmo os detalhes sejam bem cuidados. Quais características podem ser encontradas?

Estilo barroco

  • Sinuosidade e dinamismo: a curva pode ser um elemento indispensável, como se pode ver nos retábulos dos altares das igrejas barrocas. Por este motivo, tanto as mesas como as cadeiras podem ter certas curvaturas que agilizam o design.
  • Ruptura da linha reta: é preciso dinamismo interno e não estabilidade ou retidão. Não se trata de refinar as formas, mas de expressar alegria através da arte.
  • Recarregamento: um móvel pode ter não apenas uma estética externa sinuosa, mas ser complementado com tecidos ou toalhas de mesa com padrões que, por sua vez, deem cor.
  • Cores elegantes: para conseguir um caráter barroco, os dourados ou prateados devem ter uma presença clara no design. Por exemplo, um espelho com uma moldura nessa tonalidade ganhará destaque e expressará elegância.
  • Madeira como material fundamental para os recursos decorativos. Tanto os móveis quanto o próprio piso ganharão uma estética barroca se forem feitos de madeira.

– Como resumir o estilo barroco em 3 palavras? Gosto pela ornamentação. –

Recursos decorativos

Estampas barrocas

Em primeiro lugar, devemos considerar que a decoração deve falar como um todo; não pode haver recursos que sejam de outro estilo e que produzam tensão com o objetivo barroco. Podemos usar os seguintes elementos:

  • Mesas: que sejam feitas de madeira, embora possam ter tampo de pedra, como o mármore. Pernas curvas e bordas com detalhes vegetais ou com pedras.
  • Cadeiras: podem ter pernas e costas curvadas, também com decoração vegetal ou de pedras e molduras ou simplesmente linhas mais definidas, mas com aparente dinamismo. Devemos tentar eliminar a retidão funcional.
  • Espelhos: podem ser circulares ou ovais, com moldura curva bem esculpida, inclusive com detalhes temáticos. Como foi dito antes, o dourado e o prateado ficam muito bem nos espelhos.
  • Pinturas para as paredes: algo muito comum nos palácios do século XVII e XVIII era a decoração das paredes com pinturas, como um colecionador de arte. Claro, não use pinturas contemporâneas ou de vanguarda.
  • Lustres: são geralmente um elemento indispensável devido à elegância que oferecem e ao brilho do seu material. Sem dúvida, será um complemento muito atraente.
  • Tecidos: tanto as cortinas quanto as toalhas de mesa, podem ter rendas de bilros muito elaboradas.

O que esse tipo de decoração expressa?

Sem dúvida, será capaz de transportar a sua casa para outro século, para um tempo em que se dava grande importância à estética das casas e impressionar o convidado com toda a elegância e esplendor da decoração.

Talvez hoje em dia não se use tanto esse estilo, mas se você quer que a sua casa seja um refinado espaço barroco, não hesite em buscar os recursos que melhor se adaptam à esta linha de decoração.

R. Snyder, Jon: La estética del Barroco, Léxico de estética, 2014.