Estampas na madeira: crie belos objetos

· 5 de novembro de 2018
Se você gosta de artesanato, de criar com madeira ou fotos, lhe apresentaremos algumas ideias originais para transferir imagens para suportes de madeira.

Criar estampas na madeira pode ser uma alternativa original e divertida para decorar diferentes objetos da sua casa. Você poderá fazê-lo de diferentes formas. Neste artigo, mostraremos uma ótima ideia para criar estampas na madeira, transferindo uma imagem para essa superfície.

Com relação aos suportes, você poderá utilizar o que você preferir. Se você tem pedaços de madeira, esta será uma ótima oportunidade para criar belos quadros da sua preferência. Da mesma forma, se você tiver um móvel ou algum outro objeto de madeira que você queira restaurar, então poderá reciclá-lo também.

Criar uma estampa na madeira consiste em adaptar uma superfície à outra, transferindo uma imagem para um suporte. A técnica que apresentaremos é semelhante à técnica de ‘decoupage’, porém mais moderna e com mais possibilidades de copiar as imagens que você desejar.

Como criar estampas na madeira

Materiais

A seguir, alguns materiais necessários para executar essa técnica.

  • Madeira
  • Folhas de papel para sublimação
  • Transfer print
  • Verniz
  • Pincel
  • Espátula
  • Esponja

Escolha o suporte para criar suas estampas na madeira

Você poderá escolher como suporte qualquer pedaço de madeira, da forma que você preferir. Ele pode ser retangular, quadrado, com alguma forma ou então irregular. Este tipo de suporte médio ou pequeno servirá para fazer um quadro com esta técnica original.

Por outro lado, você poderá escolher um móvel grande que você queira restaurar, como por exemplo uma caixa, um baú ou uma caixa de chá. Isso fica a seu critério; não importa a superfície para fazer essa atividade artística. Assim, você poderá criar novos objetos decorados com as imagens ou os desenhos que você mais gosta.

Uma dica importante: limpe bem a superfície de madeira antes de utilizá-la. Além disso, você poderá pintá-la antes, se assim desejar.

Escolha o suporte para criar suas estampas na madeira

Folha de papel para transferir

Ao contrário da técnica de decoupage, não vamos colar uma imagem em um suporte. A imagem que está no nosso papel será transferida para a superfície, porém apenas a imagem.

Essa transferência será possível se escolhermos uma imagem impressa a laser em papel comum. Este papel não deve ter nenhum tipo de brilho e nem ser plastificado; caso contrário, a transferência não poderá ser feita.

Escolha a imagem que desejar: uma estampa, uma fotografia de família ou então de um amigo, ou de um casal para fazer um presente. Imprima a imagem em papel laser e pronto; você já terá a sua imagem para continuar com o processo artístico.

Outra alternativa é comprar imagens em papel transfer no mercado, se você quiser fazer essa atividade mais rapidamente. Você escolhe o que desejar.

Transfer print

O transfer print é um produto que absorve a tinta da imagem no papel. Este produto é facilmente obtido em todas as lojas de artesanato.

Marque onde você vai colocar a imagem no seu suporte e, em seguida, aplique com o pincel uma boa quantidade de transfer print no suporte e na imagem a ser transferida. Cubra bem toda a superfície.

Posteriormente, aplique a imagem no suporte, para baixo e pressionando com a espátula. Alise a superfície para que não formem grumos ou bolhas de ar.

Uma vez criada a estampa na madeira, deixe secar por 24 horas. Se você quiser, poderá ajudar com um secador por alguns minutos.

Últimos passos: remova a celulose e aplique o verniz

Uma vez que a superfície inteira esteja seca, umedeça levemente, com muito cuidado. Remova pouco a pouco o excesso de papel com uma esponja. Você verá que a imagem continuará na superfície conforme for removendo a celulose. Mágico, não é mesmo?

Não sobrará vestígio algum do papel e assim você terá criado uma interessante estampa na madeira. Uma fina camada de uma imagem da sua preferência, transferida diretamente para a sua superfície favorita.

Remova a celulose e aplique o verniz

Depois de eliminar todos os vestígios de papel, deverá aplicar verniz em toda a superfície para assim a proteger. Isso dará um acabamento mais completo ao seu novo objeto. Você poderá escolher o verniz que preferir: brilhante ou fosco.

Esta alternativa é uma das muitas que existem para criar estampas usando a madeira como suporte. Assim, como mencionamos anteriormente, você também poderá usar a técnica de decoupage para colar imagens aos seus objetos de madeira.

No entanto, o que mostramos aqui é um procedimento semelhante e uma ótima alternativa para embelezar e restaurar os objetos que você tem na sua casa.

Em suma, existem infinitas opções; você só precisará se informar, se esta é uma atividade que lhe interessa. Além disso, fazer artesanato e restaurar objetos também o ajudará a desenvolver a sua criatividade e esquecer as preocupações.