Logo image
Logo image

Utilize o estilo modernista na decoração da sua casa

4 minutos
A sua casa pode brilhar com elegância através de uma decoração de estilo modernista, no mais puro estilo de Gaudí.
Utilize o estilo modernista na decoração da sua casa
Última atualização: 04 fevereiro, 2019

Você está pensando em mudar a decoração da sua casa? Você comprou uma casa nova e não sabe qual design de interior utilizar? Mostraremos a seguir algumas ideias sobre o estilo modernista para a sua casa.

No fundo, todos nós gostamos de mudar e fazer de nosso lar um lugar interessante, onde não haja somente quatro móveis de um único estilo. Por que não fazer da sua casa um espaço de design inovador e que ao mesmo tempo recupere um período artístico?

O estilo modernista pode ser aplicado tanto dentro como fora da casa. Essa corrente artística não precisa estar apenas em um quarto, na verdade, ela pode ser aplicada em outros lugares da casa, incluindo a fachada.

O estilo modernista: dados históricos

O estilo modernista ou modernismo tem a sua origem no final do século XIX e início do XX. Dependendo do país onde se desenvolveu, acabou recebendo um nome ou outro, como por exemplo, na França, foi chamado de Art Nouveau e na Alemanha foi denominada Jugendstil.

Some figure

 

Na Espanha, teve a denominação de Modernismo, isso porque é considerada uma arte nova, que quebra os estereótipos próprios do neoclassicismo e oferece uma imagem renovada da arte, recebendo uma clara inspiração da natureza.

Produz-se uma ruptura com o academicismo e se fomenta a liberdade de criação de cada artista. As fórmulas clássicas foram quebradas para dar espaço a imaginação e as formas plásticas; acabando, assim, com o realismo.

– Em obras plásticas a harmonia nasce da luz, que dá relevo e decora. 

– Antoni Gaudí –

Modernismo aplicado à decoração

O modernismo afeta todas as artes, mas há uma em que incide de forma direta: a arquitetura. Nela, se consolida o modernismo, tendo em conta que o contentor pode estar relacionado ao conteúdo.

  • O mobiliário é o ponto fundamental sobre o qual vamos trabalhar. A técnica do modernismo pode ser refletida muito bem através das mesas, cadeiras, lâmpadas, armários, etc.
  • Escadas: em estruturas arquitetônicas, como as escadas, você poderá aplicar um conteúdo modernista, tanto nos degraus como nos corrimãos.
  • Decoração pictórica: é claro que podemos dispor quadros de pinturas nas paredes; mas por sua vez, por que não decorar as paredes também com representações modernistas, como por exemplo, com formas vegetais esquematizadas.
  • Utilização de vitrais: os vidros também são um recurso interessante sobre o qual podemos trabalhar. Podemos utilizar vidros coloridos e formas sinuosas ou curvas. Dá um aspecto mais dinâmico à decoração e reflete mais luz no interior dos ambientes.
Some figure

 

Mobiliário modernista

Os móveis são o foco principal para trabalhar com o modernismo. Eles serão mais coloridos e irão proporcionar uma visão notável do que é esse estilo e a sua repercussão dentro da casa.

  • Mesa e cadeiras da sala de jantar: pernas e encostos sinuosos. Deve-se deixar de lado a linearidade para tentar oferecer uma imagem vegetal, como se tivessem nascido diretamente da natureza.
  • Espelhos: molduras com formas curvas, sem que haja linhas retas e tentando jogar com a sinuosidade. Fará com que o espelho receba o protagonismo em qualquer parte da casa, independentemente de onde ele seja colocado.
  • Plantas em vasos: é importante que tenha vasos com plantas, flores, bonsais ou de outros tipos. O que você deve tentar é estabelecer um diálogo com o restante da decoração, sempre sob preceitos naturais.
  • Molduras de fotos e quadros: novamente, a aplicação de formas sinuosas, tanto na madeira como no ferro.

As escadas: adequação a esse estilo

As escadas se tornam um componente fundamental das casas com dois andares, então, por que não trabalhar sobre elas no design modernista? O que poderia ser feito?

Some figure

 

  • Seguindo projetos de Gaudí, elas podem ter degraus curvados, simulando uma cascata de água. Para isso, é preciso deixá-los desproporcionais, isto é, eles devem ser arredondados e a região central deve ser mais larga do que nas extremidades.
  • Corrimãos sinuosos onde se pode usar tanto a madeira como o ferro. O principal objetivo é mostrar uma representação vegetal, onde o trabalho feito no metal consiga atrair todos os olhares.

A fachada da casa

Na fachada, podemos aplicar outros elementos sutis e interessantes, como colunas ou consoles com rostos humanos ou vegetais, e estruturas salientes que se sobressaiam.

As janelas podem ter batentes arredondados e elegantes. Por sua vez, serão complementadas com a madeira das molduras dos vidros.

Portanto, o modernismo se consolida como um estilo que tem características elegantes e originais, muito diferente das tendências clássicas que foram tão usadas durante a história do design de interiores.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Polo García, Victorino: El Modernismo. La pasión por vivir el arte, Barcelona, Montesinos Editor, 1987.