Nossa seleção de cortinas infantis

· 27 de julho de 2018
As cortinas infantis devem ter um toque sonhador e de fantasia para que os nossos pequeninos se sintam em um conto de fadas, sem deixar de lado a decoração e a harmonia do ambiente.

As cortinas são um complemento para decorar os interiores. Neste caso, vamos nos concentrar nas cortinas infantis, que você verá através de alguns exemplos.

Todas as cortinas têm a função de proteger os espaços das correntes de ar, preservando o calor e filtrando a luz que penetra a partir do exterior.

Em alguns casos, para dar maior unidade ao ambiente, podemos escolhê-las para combinar com a colcha e o travesseiro e/ou almofadas. Na verdade, é algo muito comum.

O que se deve ter em mente na hora de escolher cortinas infantis

  • Antes de tudo, devemos refletir sobre o tipo de material e a cor que nos interessa. Para isso, devemos observar a cor das paredes e dos móveis, para encontrarmos cortinas de acordo com o ambiente.
  • As crianças crescem, mudam e, com elas, a decoração dos seus quartos. Quando elas têm oito anos, as suas preferências são muito diferentes em comparação com as preferências que elas têm com quatro anos de idade, por exemplo. Portanto, você deve escolher as cortinas pensando no futuro, para que não precise trocá-las todos os anos. Por essa razão, tente evitar as cortinas decoradas com desenhos animados.Talvez alguns meses depois elas já não gostem mais deles e os tenham esquecido totalmente.
  • É aconselhável levar em consideração o tamanho do quartoDessa forma, escolheremos cortinas mais curtas ou mais longas, com maior ou menor peso visual, ou seja, com motivos mais ou menos decorativos.
  • Elas devem ser resistentes a manchas. Por isso, é necessário que o tecido resista às numerosas lavagens, especialmente quando as crianças são menores. Seria ideal que pudessem ser lavadas na máquina de lavar roupa e que não seja necessário lavá-las à mão ou dispender algum cuidado específico. Nesse sentido, a boa notícia sobre as cortinas decoradas é que elas podem disfarçar um pouco as manchas.
  • Se possível, faça com que durante os primeiros anos as cortinas não arrastem no chão. Dessa forma, você impedirá que as crianças tropecem ou se enrosquem nelas. Elas serão um obstáculo a menos no seu quarto.
  • A quantidade de luz que penetra no quarto. Dependendo disso, escolheremos um tecido mais ou menos translúcido para regular a iluminação natural desse espaço.

    Alguns exemplos de cortinas infantis

    Aqui estão algumas opções para que você possa se inspirar na hora de escolher as cortinas.

  •  Se você quer algo mais simples, pode escolher cortinas brancas, simplesmente colocando um toque de cor nelas. Neste caso, você pode usar duas fitas coloridas para segurá-las. Outra solução possível é usar pequenos prendedores e prendê-los em diferentes alturas das dobras da cortina. Esses prendedores podem ser  pequenas borboletas coloridas (você também pode fazê-las com papéis coloridos), botões de diferentes tamanhos e formas, pompons …
O que se deve ter em mente na hora de escolher cortinas infantis

Cortinas de borboletas / decoracionbebes.es

  • Você pode escolher cada cortina de um tom diferente. Se você tomar cuidado para que não fique sobrecarregado; conseguirá um resultado original. De preferência, escolha cores complementares, assim você continuará tendo um ambiente discreto.
  • Outra opção consiste em cortinas feitas de fios pendurados, não de tecido. A desvantagem é que as crianças irão se enroscar nelas facilmente; por isso não é recomendada em quartos para crianças muito pequenas. Elas podem ser decoradas com pequenos pompons (brancos ou coloridos), borlas, folhas de árvore de feltro, círculos, corações…

 

Você pode escolher cada cortina de um tom diferente

Os fios podem ser de várias cores e ter diferentes espessuras. Outra possibilidade é deixar os fios sem qualquer tipo de complemento, dando uma sensação maior de simplicidade.

  •  Seguindo a linha elegante e discreta, você pode escolher cortinas de uma só cor (talvez seja melhor se for clara) e colocar os ganchos superiores e a bainha inferior combinando com o motivo que você mais gosta.
  • Cortinas decoradas com motivos de animais. Neste caso, existem duas variantes principais; uma primeira opção é escolher um motivo em tamanho pequeno para toda a cortina. A outra solução é uma única figura em tamanho grande, dividida entre as duas partes da cortina, de modo que ela só fique completa quando as cortinas estiverem completamente fechadas.

Alternativas às cortinas infantis: as persianas

As persianas são uma opção igualmente eficaz. Elas têm um mecanismo que pode ser esticado ou enrolado, e isso marca a sua principal diferença com as cortinas.

Alternativas às cortinas infantis

Persiana infantil / leroymerlin.es

Como você pode comprovar, existem tantas variedades em termos de decoração, tecidos e formas que é impossível falar sobre todas elas. Além disso, as cortinas têm uma função decorativa muito importante, influenciam na composição dos espaços e no bem-estar.

Tudo é design, e a qualidade do design influencia a nossa qualidade de vida.

-Norman Foster-