10 hábitos para passar do caos para a organização
Os gurus da organização estão cada vez mais na moda, nos convidando a transformar as nossas casas em lugares minimalistas onde reina a paz e a harmonia. Tudo parece muito bom na teoria, mas colocar isso em prática nem sempre é uma tarefa fácil.
Sem dúvida, a organização traz muitos benefícios. Ela nos dá uma estrutura para o restante do dia e das situações, faz com que nos sintamos calmos e nos ajuda a sermos muito mais produtivos.
O fato é que a desorganização pode causar ansiedade ou mau humor e, geralmente, não conseguimos identificar o que está acontecendo. Mais além de ser uma pessoa mais ou menos organizada, a chave consiste em incluir pequenos hábitos na sua rotina diária que tornem a sua vida mais fácil. Sem que você perceba, eles passarão a fazer parte da sua vida. Dessa forma, conseguirá ter uma casa em ordem sem se dar conta.
A organização é uma questão de rotinas
1. Faça a cama
Parece algo simples, um gesto sem importância; no entanto, esta é a primeira coisa que devemos fazer ao acordarmos. Este é um primeiro objetivo alcançado e assim, ao voltar para casa, teremos uma sensação muito confortável e acolhedora.
2. Mantenha a sua roupa arrumada
Não permita que o cesto de roupa suja transborde ou que as roupas para passar se acumulem. Evite deixar as roupas penduradas no varal por muito tempo, ou então empilhadas na cama do quarto de hóspedes. Você deverá definir um dia na semana para lavar a roupa e outro para passar, assim tudo ficará muito mais fácil para você.
3. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje
Sabemos que às vezes você chega cansado do trabalho ou talvez tenha tido um dia exaustivo com as crianças, mas tente não adiar as atividades diárias. De fato, isso só aumentará o trabalho e o tempo que você precisará investir em cada atividade.
4. Lave a louça
Sim, é verdade que depois do jantar dá vontade de ficar no sofá bem enrolado no cobertor e assistir um filme enquanto ficamos meio adormecidos. Mas pense: você quer acordar na manhã seguinte com a cozinha cheia de pratos sujos? Garantimos que, dessa forma, o restante do dia não correrá muito bem. Por isso, é melhor deixar a cozinha arrumada assim que terminar o jantar.
5. Uma gaveta para tudo
Não se trata de encher uma gaveta com tudo o que você não sabe onde colocar, mas sim de dedicar um espaço para deixar tudo o que você estiver carregando nas mãos quando chegar em casa: as chaves, a correspondência, os óculos, etc. Dessa forma, eles não ficarão espalhados por todos os lugares e você sempre saberá onde estão.
6. Não acumular
Pratique o desapego também com os objetos. Marie Kondo diz isso: se algo não serve para você, já não o utiliza ou não o faz feliz, então é hora de dizer adeus. Assim, escolha um dia para fazer a limpeza; você poderá passar por cada cômodo e colocar três caixas: uma para tudo o que vai doar, outra para o que você vai jogar fora e uma terceira para o que vai diretamente para a reciclagem.
Você poderá adotar este lema: para algo novo entrar, algo velho tem que sair.
7. Faça listas
Os viciados em organização são grandes fãs das listas, pois encontram nelas uma bússola para cumprir com os seus objetivos e não deixar nada escapar. A sua cabeça também precisa de organização para que você possa externalizá-la. Agora você já sabe: pegue papel e caneta e comece a anotar tudo o que você tem pendente.
8. Seus papéis
Chega de colocar todos os papéis, notas fiscais, cartas e até mesmo anúncios que chegam à sua casa em uma gaveta. Compre algumas belas caixas de arquivo ou fichários e classifique-os assim que entrarem pela porta.
9. Um lugar para cada coisa
Tente ter um lugar específico para cada coisa. Use cestos, caixas, divisórias e vários outros utensílios que possam facilitar a tarefa e, assim, aprenda a deixar cada coisa no seu lugar. Às vezes não sabemos onde guardar algo e então ficamos pulando de um cômodo para o outro.
10. Menos é mais
Esta é a regra de ouro para todos aqueles que amam a organização. Costumamos ter objetos demais, muitas roupas, elementos e utensílios que geralmente não usamos e, na verdade, quanto mais você tiver, mais coisas terá para organizar.
A organização é um hábito saudável que devemos buscar em todos os aspectos das nossas vidas.