Limpeza geral da casa: quando fazer?

· 27 de novembro de 2018
Vale a pena ter a casa limpa. Portanto, não se esqueça de ter bons hábitos de higiene e fazer a limpeza geral uma ou duas vezes por ano.

A nossa casa requer um cuidado contínuo, mas às vezes, passamos muito tempo fora ou a negligenciamos devido à falta de tempo. Daí surge a necessidade da limpeza geral da casa.

Levantar-se todos os dias e encontrar todos os cômodos limpos nos faz sentir melhor, em um espaço de conforto e bem-estar; no entanto, quando estão sujos nos sentimos desconfortáveis ​​e nossa casa não parece o lugar acolhedor que desejamos.

Dessa forma, vale a pena realizar uma limpeza semanal, em que as mesmas rotinas são mantidas; mas, por sua vez, poderá ser muito útil fazer uma grande limpeza geral.

Em que consiste uma limpeza geral?

Em que consiste uma limpeza geral?

Uma limpeza geral é definida como o processo de remover a sujeira de maneira exaustiva e concreta de todos os cantos da casa, seja no quarto, na sala de estar, no depósito ou no próprio sótão.

Em suma, trata-se de eliminar todos os vestígios de sujeira; se ela está presente na casa, se transforma completamente em algo anti-higiênico.

Se você percebe que sua casa não está em condições, você precisa parar e pensar, reconsiderar, fazer um autoexame e agir. Você não pode ser preguiçoso, porque a recompensa será muito grande.

-Na maioria dos homens, as dificuldades são filhas da preguiça.-

-Samuel Johnson-

Quando fazer a limpeza geral?

O momento de fazer essa limpeza geral deve ser quando houver um longo período de tempo sem que tenha sido feita uma limpeza completa, já que você pode fazer limpezas superficiais, sem se aprofundar. Os melhores momentos são os seguintes:

  • Ao chegar das férias de verão: é um bom momento para limpar a casa. Quando a casa passa muito tempo fechada, é necessário arejá-la, tirar a poeira, a sujeira, encerar os móveis e as janelas. É assim que começa o processo para um novo espaço.
  • Na primavera: a primavera é um período muito bom para limpar, principalmente porque o clima começa a ficar bom e não é tão frio para deixar as janelas abertas. Além disso, você conseguirá uma sensação de frescor.
  • Durante vários fins de semana: não há necessidade de fazer a limpeza em dois dias; talvez seja muito trabalho. É conveniente distribuí-la durante vários fins de semana (quando estiver mais folgado). Você pode ir limpando pouco a pouco cada cômodo.

Não importa a época que você escolha, o importante é tornar sua casa um lugar saudável para morar e poder aproveitar os móveis sem nenhuma poeira.

A melhor maneira de realizar a limpeza geral

A melhor maneira de limpar

Para conseguir um bom resultado, devemos ter o cuidado de procurar os melhores produtos de limpeza para, assim, obter um bom resultado. Quais são as dicas mais comuns para a limpeza geral?

  • Em primeiro lugar, é melhor levantar cedo e sentir-se ativo; este tipo de limpeza profunda não deixa de ser um exercício físico. Se você tiver ajuda, seja do seu parceiro ou dos seus filhos, pode ser realmente positivo.
  • Tenha todos os materiais e produtos necessários para começar. Não há nada pior do que iniciar o processo sem vários elementos fundamentais.
  • Dê mais importância para os lugares de difícil acesso; nenhum canto poderá ser deixado de lado, tanto no chão quanto no teto. O processo de remoção da sujeira é total.
  • Troque a água do esfregão e dos baldes com frequência; dessa maneira, não utilizaremos a água suja que, pouco a pouco, vai escurecendo.
  • Use produtos que perfumem, mas não gerem odores fortes. É o caso da amônia, que oferece um resultado muito satisfatório, mas não é bom respirar por muito tempo.
  • Você tem que usar panos, vassoura, aspirador de pó e sempre terminar passando pano úmido. Se o seu piso for de madeira, existem produtos apropriados para ele.
Limpeza geral da casa

Valerá a pena e você se sentirá melhor

Ao terminar a limpeza geral, o resultado falará por si só. Não há nada melhor do que cumprir um objetivo sabendo que esse é o caminho certo a seguir. 

Cada ano deve ser assim, embora o recomendável seja fazer algumas limpezas gerais. No entanto, é preciso ter uma continuidade todas as semanas, mesmo que seja de maneira superficial.