Plantas com flores: 4 espécies para cultivar dentro de casa

· 30 de outubro de 2018
Conheça algumas espécies de plantas com flores que você poderá cultivar dentro da sua casa. Algumas não precisam de muitos cuidados e não vão tomar muito do seu tempo.

Conheça algumas plantas com flores que valem muito à pena ter dentro da sua casa. Como já vimos em outras ocasiões, elas trazem muitos benefícios para nossa saúde.

Dicas de plantas com flores para cultivar dentro de casa

Aumentar a quantidade de oxigênio (para que respiremos um ar mais limpo), umidificar o ar, aromatizar o ambiente, a capacidade de absorver radiação… são apenas algumas das vantagens que elas podem nos trazer.

As plantas nos proporcionam saúde e, além disso, o seu cuidado pode ajudar a reduzir o estresse, sobretudo, quando se leva em consideração a quantidade de tarefas que somos obrigados a cumprir.

Além disso, pense que você também poderá usá-las para decorar: jardins verticais, debaixo do vão da escada, no peitoril da janela. Existem muitas maneiras, você só terá que se adaptar ao espaço disponível.

A seguir, daremos as principais características das quatro espécies de plantas com flores que você poderá cultivar no interior da sua casa.

plantas com flores

1- Folha-da-fortuna ou Kalanchoe

Existem inúmeras espécies dessa planta que, de maneira geral, se reproduzem com muita facilidade. Além disso, as suas folhas são muito carnudas, já que armazenam água. Por essa razão, não é preciso regá-las demais, mesmo quando estiver fazendo muito calor. Devemos também deixar o substrato secar entre as regas.

Quanto à melhor localização para essa planta, é importante que fique em uma área bastante iluminada. Essa planta pode suportar muita luz solar direta, embora não em excesso, uma vez que poderá queimar as folhas. Ela precisa também de uma temperatura mínima de aproximadamente 5 ° C para sobreviver.

Como as suas flores podem ser de várias cores (rosa, vermelho, amarelo, branco e laranja), você poderá criar um canto especial para ter uma casa multicolorida.

2- Antúrio

Podemos encontrar entre 600 a 800 diferentes espécies pertencentes ao gênero dos Antúrios. De maneira geral, trata-se de plantas caducifólias com folhas bastante decorativas.

É importante que o seu substrato permaneça úmido, mas sem ficar encharcado; caso contrário, poderá perder todas ou parte das folhas. Por isso, é importante que o ambiente em geral apresente um pouco de umidade. Você também poderá pulverizar água sobre ele de maneira frequente e periódica.

Além disso, floresce com muita frequência: as suas flores vermelhas são muito chamativas e fáceis de reconhecer. Eles são realmente muito decorativos.

E embora os antúrios devam ficar em áreas iluminadas, é preferível que não fiquem expostos diretamente à luz do sol. Como no caso anterior, essas plantas também não aguentam temperaturas excessivamente baixas.

3- Orquídea

A essa família pertencem entre 25.000 e 30.000 espécies diferentes. A sua morfologia é muito diversa, seja quanto ao tamanho, dimensão das suas flores ou, até mesmo, o aroma de cada uma.

Para regá-las, é melhor encher um prato com água e colocar debaixo do vaso. É importante que você não se esqueça de retirá-lo depois, senão, as raízes poderão apodrecer. Se for possível, mantenha um nível de umidade em 70%, aproximadamente.

As orquídeas também não toleram a luz do sol direta. Mesmo assim, é importante colocá-las em áreas bem iluminadas pelo sol. Além disso, elas são plantas bastante delicadas. Não são capazes de sobreviver em temperaturas inferiores a 15º C nem superiores a 22-23º C.

Se você cuidar corretamente, darão flores várias vezes no mesmo ano. Essas flores ficam muito bem na decoração de ambientes, são delicadas e elegantes.

flores casa orquídea-plantas com flores

4- Lírio-da-paz

O lírio é facilmente identificável devido às suas folhas de tamanho médio de uma cor verde intensa e às suas flores brancas. Além disso, floresce durante todo o ano, assim você sempre poderá dar aquele toque natural à sua casa.

É importante que a terra do lírio esteja sempre úmida, exceto no inverno, quando devemos deixar secar a parte mais superficial do substrato. Para aumentar a umidade, você poderá borrifar água periodicamente na planta.

Como as outras plantas de que falamos, ela precisa de um ambiente com muita luz, sem expô-la diretamente ao sol. Quanto à melhor temperatura para os lírios, a média é entre 15 e 20° C.

Decore os seus espaços com plantas com flores

Como já comentamos em outros artigos, as plantas trazem enormes benefícios à saúde. Pois bem, você também poderá decorar com plantas para dar um toque muito natural, além de proporcionar aromas naturais e agradáveis aos seus ambientes.

Nós mostramos algumas opções, mas você também poderá comprar outras espécies de plantas, como algumas plantas tropicais para a decoração de interiores. Essas plantas se dão bem em áreas internas e mudam o astral de qualquer ambiente.