As melhores plantas tropicais para a decoração de interiores

· 4 de agosto de 2018
As plantas são indispensáveis na decoração das nossas casas e hoje nós vamos lhe mostrar diferentes variedades de plantas tropicais.

Não há nada mais bonito do que ter vasos coloridos em casa. E não apenas no jardim ou na varanda, mas também na sala de estar ou de jantar. No artigo a seguir, vamos mostrar quais são as melhores plantas tropicais para a decoração de interiores. Dê vida aos seus ambientes!

Dicas para cuidar das plantas de interiores

Dicas para cuidar das plantas de interiores

Antes de escolher as plantas tropicais para a decoração de interiores, é muito importante saber como cuidar delas e assim mantê-las em bom estado. Tenha em mente as seguintes dicas:

1.Coloque-as perto da janela

É vital que as plantas recebam luz solar por um bom número de horas por dia. Mas tenha cuidado, porque isso não significa que elas ‘amem’ a luz solar direta. Em muitos casos, elas podem murchar devido ao excesso de luminosidade. A medida certa, apenas para que realizem a fotossíntese, é o suficiente. Você pode perceber se elas estão recebendo muita ou pouca luz observando a cor, tamanho e saúde das folhas.

2.Regue o suficiente

As plantas tropicais geralmente precisam de mais água do que as outras plantas; principalmente porque seu habitat natural, a selva, é muito úmido. Da mesma forma, também tenha em mente que durante o verão a rega deve ser  mais abundante do que no inverno. A melhor maneira de determinar quando regar é observando a terra: quando ela estiver seca, coloque água.

3.Mude-as de vaso

Transplantá-las fará com que elas cresçam mais saudáveis e mais fortes; pois terão mais espaço para expandir as suas raízes. O tamanho do vaso é diretamente proporcional ao da planta.

4.Fertilize-as periodicamente

Você pode usar fertilizantes naturais (como por exemplo cascas de ovos, borra de café ou restos de frutas) ou ainda comprar terra preparada em um viveiro. Não se esqueça de que, com o passar do tempo, a terra vai perdendo seus nutrientes e assim a planta não consegue mais o suprimento que precisa. Acima de tudo, recomendamos que você adube os vasos antes da época de floração.

Quais são as melhores plantas tropicais

Uma planta tropical traz exotismo, naturalidade e elegância para a nossa casa; pois geralmente tem cores muito vivas e flores muito bonitas. É muito importante que elas estejam em temperaturas entre 18 e 22 °C e que sejam regadas pelo menos três vezes por semana.

Entre as melhores plantas tropicais que podemos adquirir em um viveiro, estão:

1.Violeta africana

É muito bonita, com suas flores roxas, vermelhas ou rosadas e suas folhas verde-escuras. Esta planta é ideal para interiores, uma vez que floresce durante o ano todo e não tem um tamanho muito grande.

Quais são as melhores plantas tropicais

Violeta africana / jardineriaon.com

É nativa da Tanzânia e do Quênia, em uma área conhecida como ‘bosque chuvoso’ e, portanto, precisa de uma boa quantidade de água. A melhor maneira de regá-la é mergulhando o vaso em um recipiente com água para que dessa forma as raízes absorvam a umidade.

2.Ficus trançado

Também é conhecido como ficus chorão e é outra das mais belas plantas tropicais para a decoração de interiores. Tem forma de árvore e é de tamanho médio; seu tronco tem formato de trança (daí o seu nome) e as folhas ficam caídas.

Ficus trançado

Ficus trançado / http://albogarden.com

Ele prefere ambientes quentes e, além disso, deve ser regado uma vez por semana. Se chover, aconselhamos que o leve para a varanda ou algum outro local onde possa receber mais água. Uma outra opção é molhar a planta com um pulverizador de vez em quando.

3.Orquídea

É uma das plantas mais bonitas e elegantes que podemos escolher para a nossa sala de estar, hall de entrada, sala de jantar ou até mesmo para o quarto. Algumas pessoas também usam as orquídeas para decorar a cozinha ou o banheiro. É fundamental que elas recebam muita luz, mas não luz solar direta.

Planta orquídea

Quanto à rega, é melhor que a água seja purificada; pois ela pode ser um pouco sensível à água da torneira.

4.Samambaia

Se você não tem muito tempo para cuidar das plantas, a samambaia pode ser ideal para você, já que ela não requer muitos cuidados. Não é à toa que se trata de uma espécie que habita a Terra há milhões de anos. Ela se contenta com pouca luz e água escassa, embora você deva cuidar muito bem dela.

Samambaia / sembramos.com

Esta planta frondosa fica muito bem sobre a mesa ou sobre a escrivaninha; no entanto, o melhor lugar para colocá-la é em um vaso suspenso, tanto do teto quanto da parede. Sem dúvida, é uma das melhores plantas tropicais para a decoração de interiores!