Porta-velas: 6 diferentes formas de utilizá-los

· 24 de agosto de 2018
Os porta-velas são elementos encontrados em todas as casas. Suas velas são responsáveis ​​por proporcionar uma atmosfera calorosa e harmoniosa em nossos espaços. Por essa razão, podemos dar uma segunda chance aos antigos porta-velas.

O porta-velas acompanha a vela, então isso determinará a atmosfera que você pretende criar na sua casa. Existem porta-velas de diferentes materiais, cores, formas e tamanhos: de vidro, cerâmica, cimento, argila, cristal, entre outros.

Hoje em dia, encontramos, por exemplo, velas que ficam dentro de jarras de vidro ou, até mesmo, em garrafas com tampa.  Essa tendência de velas em potes será prática e útil para você, uma vez que esse é um dos tantos usos que você poderá dar ao seu porta-velas. 

Reutilize o seu porta-velas de vidro

Uma vez consumida a vela contida no pote, remova o restante do material que tenha ficado na base e lave o recipiente. Você pode optar por decorá-lo como quiser, seja aplicando tinta, fita ou o que você desejar. Se preferir mantê-lo como está, a única coisa que você precisa fazer é usá-lo como um novo recipiente em sua casa.

Você pode usar o seu pote na cozinha para armazenar especiarias. Uma alternativa muito boa é aplicar a mesma tinta de quadro-negro e escrever no antigo porta-velas os temperos que você vai guardar. Você também pode colocar uma nova vela e reutilizá-lo com a sua função principal. Ou você pode simplesmente criar um vaso bonito para ambientar seus espaços.

Recicle seus porta-velas antigos

É muito provável que você tenha alguns porta-velas espalhados pela sua casa. Se você se cansou de vê-los, ou, simplesmente, já não os quer mais, poderá criar alguns candelabros bonitos de mesa. Você pode aplicar-lhe uma pequena tela, restaurá-los e pintá-los. Dessa forma, estarão prontos para proporcionar um aspecto romântico aos seus jantares. É uma boa alternativa para não se desfazer deles, manter um estilo romântico e criar algo novo com um objeto que você possui em sua casa.

Se você tem um porta-velas de médio porte, pode reciclá-lo para transformá-lo em pequenos e graciosos vasos de plantas. Os porta-velas ideais para esse tipo de novos objetos são aqueles de materiais como cerâmica ou cimento.

porta-velas de vidro

Crie o seu porta-velas com objetos que você tem em casa

Além de reciclar os seus porta-velas antigos e dar-lhes diferentes usos em sua casa, você também pode criar os seus próprios porta-velas com outros materiais que você usa diariamente.

Crie um porta-velas com uma taça

Se você tem um copo de vidro ou cristal fora da sua coleção, essa é a sua grande oportunidade de criar um lindo porta-velas. Vire a taça e coloque um pequeno prato como apoio. E pronto! Agora você pode colocar uma pequena vela na sua base. Esse porta-velas ficará delicado e é ideal para um jantar com os seus convidados.

Crie um porte-velas com xícaras ou copos

Você pode usar essa ideia original com xícaras ou copos antigos que não quer jogar fora. O que você deve levar em conta: para criar um porta-velas com esses recipientes, você deverá usar uma vela maior.

Crie um porta-velas com latas

As latas são objetos muito comuns de se encontrar nas casas. Se você quiser criar o seu porta-velas com uma lata de atum, por exemplo, use uma pequena vela e decore a lata ao seu gosto. Um elemento muito usado é um tipo de fita adesiva chamada Washi Tape. Há uma variedade de designs coloridos que darão um aspecto original para seu novo porta-velas.

No entanto, se você quer utilizar uma lata maior, poderá criar um candelabro fazendo pequenos furos nela. Pinte, decore, use a sua imaginação; se você quiser pendurá-lo, pode contorná-lo em seu diâmetro superior com um arame ou uma corda forte. Se você pendurá-lo, fique de “olho” nele e tome cuidado! Não esqueça a vela acesa no interior do porta-velas.

Você pode ver, com simples passos, poderá dar vida a novos objetos com elementos que você já possui ou restaurar aqueles que estão esquecidos por décadas em sua casa. As velas são acessórios de iluminação que atualmente não só iluminam o nossos espaços com um tipo de luz quente e agradável, mas também decoram e embelezam.

No entanto, lembre-se sempre que estamos lidando com fogo. Esses objetos podem ser muito bonitos, mas você deve ter cautela e apagá-las no momento em que não estiver mais utilizando. E quando você já não utilizar mais o seu recipiente como porta-velas, lembre-se desses seis usos que poderá lhes dar para ambientar os seus espaços e criar belos momentos.