Reformar a casa por conta própria ou contratar um profissional?

27 de junho de 2019
Reformar a casa por conta própria ou contratar um profissional é uma das dúvidas que podem surgir antes de iniciar as obras. Por essa razão, mostraremos quando você pode fazer isso sozinho e quando é mais aconselhável contratar uma empresa especializada em reformas.

Assim que tomamos a decisão de reformar a casa, algumas dúvidas inesperadas podem surgir de repente. Uma das dúvidas mais comuns é decidir se você deve fazer a reforma da casa por conta própria ou se é melhor pedir a ajuda de um profissional do setor.

Quais são os prós e os contras de cada uma dessas possibilidades? A seguir, analisaremos essas variáveis para que assim você possa tomar a melhor decisão.

Os objetivos e características da reforma

Os objetivos e características da reforma

Certamente a primeira coisa que deve ser enfatizada é que nenhuma opção é melhor do que a outra, e que nenhuma resposta é válida para todos os casos. Cada circunstância deve ser analisada de forma independente. Uma das primeiras coisas que você deve considerar é a motivação real para reformar a casa.

Se você conhece os objetivos que tem com a reestruturação, encontrará o caminho apropriado para o seu caso. Afinal, uma mudança no design é muito diferente de uma mudança na estrutura.

Uma vez que isso for decidido, ficará claro se você precisa de uma alteração integral na estrutura da sua casa, ou apenas melhorar algumas coisas específicas. Esse pode ser um excelente ponto de partida para determinar a complexidade das obras ou trabalhos que serão feitos na casa.

Se a mudança envolver a execução de uma obra e você não tiver nenhuma experiência nisso, você já sabe por qual caminho seguir; mesmo que a resposta não seja tão clara em um primeiro momento.

Reformar a casa sem a ajuda de profissionais

Reformar a casa sem a ajuda de profissionais

Se você já tem alguma experiência em fazer trabalhos de bricolagem e gosta de fazer trabalhos em casa, então você pode pensar em fazer uma reforma sem contar com um profissional.

Nesse sentido, é aconselhável avaliar as capacidades e experiências reais de cada pessoa. Quando se trata da sua casa e das suas finanças, não é hora de arriscar. Por isso, pense por um momento: estou realmente qualificado para isso?

Aventurar-se a fazer a reforma da casa livremente pode ser divertido, além de trazer um toque pessoal ao resultado. Por outro lado, você deve levar em conta alguns problemas que geralmente surgem quando se envolve nessas tarefas:

  • A dificuldade para controlar o orçamento da reforma do início ao fim. Os profissionais cobram uma taxa geral fechada que evita surpresas; de modo que tentar fazer um cálculo do investimento final pode ser útil.
  • O uso de medidas de controle dos riscos à saúde pode ser insuficiente. É importante obter informações sobre as medidas preventivas antes de iniciar um processo com produtos químicos ou ferramentas perigosas.
  • A duração da reforma pode se prolongar se você tiver que conciliá-la com o seu trabalho diário ou se surgirem dificuldades. Tenha isso em mente se você tiver alguma urgência para fazer as alterações.

Mas independentemente destes pontos a serem considerados, é possível fazer uma pequena reforma com sucesso e com mais conforto do que com um profissional.

Assim, quando se trata de trocar uma porta, mudar a distribuição de alguma área ou modificar problemas básicos de encanamento, as técnicas são acessíveis para muitos usuários. Por outro lado, quando é necessário mexer em partes estruturais ou elétricas, você pode correr um risco um pouco maior.

Realizar uma reforma com a ajuda de um profissional

Fazer uma reforma com a ajuda de um profissional

Quando a reforma exige obras um pouco mais sérias, se formos mexer nos pilares da casa ou tirar paredes, será menos arriscado contratar um especialista. De fato, os profissionais qualificados podem ser um pouco mais caros, mas darão a você a tranquilidade de um resultado eficiente e sem riscos. Assim, nesse caso, pode ser prudente passar algum tempo procurando a empresa especializada em reformas mais adequada.

Dessa forma, se você decidir reformar a casa com a ajuda de profissionais, passará por algumas fases através das quais as mudanças e as intervenções relevantes serão feitas.

Primeiramente, a empresa especializada em reformas avaliará o seu caso e fará um orçamento para todo o trabalho. Se for uma obra grande, alguns procedimentos podem ser necessários como permissões ou licenças, por exemplo. Os profissionais serão responsáveis por gerenciar essa parte.

Após estes preparativos, as obras serão iniciadas, geralmente, com a duração já estimada em contatos prévios. As obras poderão ser mais eficazes e confortáveis neste aspecto, uma vez que um profissional trabalhará conforme o que foi acordado e oferecerá um resultado preciso.

Certamente as reformas feitas por empresas especializadas também devem atender a uma série de condições de segurança, de tal modo que elas ocorrem com um maior grau de tranquilidade.