Logo image
Logo image

3 regras fundamentais antes de escolher os azulejos

3 minutos
Às vezes cometemos erros ao escolher materiais inadequados para a casa. Por isso, é importante estarmos bem informados sobre as possibilidades que existem no mercado para escolher o que mais nos convém.
3 regras fundamentais antes de escolher os azulejos
Última atualização: 15 fevereiro, 2022

A decoração da casa deve ser regida por uma abordagem abrangente, onde haja uma relação coerente e adequada entre os diferentes recursos, mesmo que façam parte da infraestrutura. Portanto, vamos conhecer três regras fundamentais antes de escolher os azulejos da sua casa.

A atmosfera que geramos nos interiores é influenciada pelas cores, pelos materiais e pelo design que aplicamos. A estrutura e o mobiliário compõem um conteúdo que se valoriza através das cores. Entre todos esses elementos deve haver uma boa harmonia.

No entanto, o espaço onde se encontra toda a decoração torna-se o cenário ideal para configurar um sentido que se adapte às nossas necessidades. Ou seja, o chão, as paredes e o teto são a estrutura perfeita para trabalhar a estética da casa, por isso devemos escolher convenientemente os revestimentos.

1. Estude muito bem o estilo da casa

Some figure

Antes de escolher os azulejos para a casa, defina muito bem qual é o estilo que estará presente nos cômodos: a forma como se apresenta, os elementos que participam ativamente, as cores que irão predominar, o design e distribuição de todos os recursos etc.

Lembre-se de que todos esses princípios nos ajudarão a definir corretamente os interiores. No entanto, são os materiais que determinam o nível de resistência, durabilidade e, por sua vez, a própria aparência. Se forem de qualidade, oferecerão todo o tipo de garantias para que tenhamos uma casa em perfeitas condições.

Dessa forma, é fundamental ter atenção com as diferentes abordagens estéticas que, afinal, nos representam. Em outras palavras, elas refletem como é a imagem com a qual nos sentimos confortáveis e identificados. Esses fatores são essenciais para conhecer bem o estilo.

Os ladrilhos e os azulejos que vamos escolher, tanto para o banheiro como para a cozinha, devem manter padrões semelhantes com os quais combinar com a estética interna. Nesse sentido, tudo se soma e contribui positivamente, logo os azulejos são um componente interessante para construir um diálogo interno.

No design de interiores, antes de tomar uma decisão é preciso conhecer bem o ambiente.

2. Conheça as variedades que estão na moda

Some figure

Hoje existem vários designs e formatos, de modo que temos diferentes possibilidades de decorar a casa de uma forma sutil e elegante. Para isso, é importante saber o que está na moda e o que é mais procurado no mercado.

  • O azulejo colorido é, sem dúvida, o mais recorrente. Combinações de todos os tipos podem ser feitas desde azulejos pequenos até grandes placas. Dessa forma, o próprio azulejo funciona como fundo cromático e complemento estético.
  • Para dar um toque vintage à casa, podemos recorrer a ladrilhos hidráulicos. Eles podem ser aplicados tanto nas paredes como no piso. Além disso, são também uma base cromática útil para decoração e transmitem uma sensação de algo antigo.
  • Alcançaremos uma sofisticação se trabalharmos apenas com azulejos que, no fundo, não sejam exuberantes nem muito chamativos. Os azulejos com relevo são, provavelmente, os que oferecem um maior grau de funcionalidade e modernidade.

3. Atenção aos materiais

Some figure

Todos nós queremos que os materiais que fazem parte da casa sejam os melhores. Certamente queremos a maior durabilidade. Por isso, a cerâmica se torna um componente válido para garantir resistência e qualidade.

Por um lado, encontramos o grés porcelânico, aquele que se destaca graças ao seu aspecto sutil e delicado tão típico do estilo Art Déco, sem perder a eficácia graças à sua consistência. Portanto, podemos ter certeza de que será uma boa aposta.

Da mesma forma, podemos falar de cerâmicas de estilo rústico ou de barro cozido que oferecem um aspecto mais campestre além de combinarem muito bem com móveis de madeira ou outros elementos em pedra.

Outra tendência que está surgindo nas casas ultimamente são azulejos de aço inoxidável. Nesse caso, estamos falando de uma categoria mais cara, mas que apresenta, por sua vez, uma condição diferente daquela que tradicionalmente conhecemos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ahern, Abigail: Cómo decorar tu piso: trucos para que tu hogar se convierta en la casa de tus sueños, Océano Ambar, 2010.