Remover divisórias: como saber se uma parede é uma estrutura de carga

7 de abril de 2020
Você mesmo pode determinar quais são as paredes de carga em sua própria casa. Analise a estrutura da mesma maneira que um construtor faria.

Muitas vezes, planejamos reformar a casa e melhorar a distribuição; por isso, nunca é demais conhecer a maneira correta de remover divisórias. Como saber se uma parede é uma estrutura de carga?

A estrutura de uma casa pode ser complexa, mas não é complicado saber quais são as paredes que sustentam o edifício, sendo estas que, na realidade, não devem ser tocadas.

Ter um conhecimento mais amplo de arquitetura pode ajudá-lo a planejar bem a sua casa. Certamente você terá mais ideias sobre a remodelação.

Remover divisórias: observação e estudo

Em primeiro lugar, você deve ter um conhecimento profundo sobre as paredes e colunas da sua casa. Desenhar uma planta no papel pode ser de grande ajuda, colocando nela todas as partes e cômodos.Remover divisórias

 

Uma visão de cima, com anotações e indicando cada uma das paredes de carga, lhe permitirá avançar no estudo.

Se você tiver a oportunidade de ver as plantas originais da casa feitas pelo arquiteto, será de grande ajuda; caso contrário, prossiga para realizá-las você mesmo.

Portanto, é importante parar, observar e estudar como a sua casa foi feita. De fato, você ficará surpreso com a forma como é distribuída e com a sua organização.

– Questione e estude, estude e conheça. –

Determinação da parede de carga

As paredes são divisórias que dividem a casa em diferentes setores; no entanto, algumas são simplesmente divisórias e outras são paredes que funcionam como estruturas de sustentação.

Estas últimas cumprem a função estrutural de suporte, juntamente com outros elementos do edifício, como vigas, colunas, etc. Derrubar qualquer um desses suportes pode causar o desmoronamento de um prédio.

Remover divisórias

 

As paredes que circundam a casa envolvem o espaço exterior, portanto, cumprem a função de carga, além de isolar termicamente e acusticamente.

Existem dois pontos fundamentais para descobrir:

  • Separação das paredes de carga: existe uma distância entre elas e, por sua vez, das paredes que circundam a casa.
  • Espessura: a sua largura é mais acentuada em comparação com as partições que cumprem o propósito de separação.
  • Paredes no centro da casa: é muito provável que sejam paredes de sustentação.

Correspondência das paredes entre os andares

As paredes, de baixo para cima, podem ter a mesma distribuição; portanto, é interessante verificar se existe uma correspondência entre os andares.

Se existe uma situação de colocação idêntica entre os andares, então se trata de paredes de carga, uma vez que as paredes não estruturais dos apartamentos podem ser de um modo ou de outro.

Remover divisórias

 

 

 

Da parte inferior até o sótão, haverá uma coincidência com a casa, mas talvez não haja uma distribuição de paredes de forma semelhante. Portanto, é aqui que a existência de uma parede pode ser determinada e saberemos se é uma parede de separação ou uma estrutura de carga. Dessa forma, poderemos remover as divisórias sem causar danos.

Investigar além da sua própria casa irá ajudá-lo a ter um conhecimento mais amplo.

Vigas junto à parede

As vigas são configuradas como um elemento de suporte que, às vezes, fica visível. O seu comprimento e resistência permitem que sejam sustentadas e, por sua vez, sustentem a estrutura.

Geralmente estão próximas de uma parede de carga; dessa forma, obteremos outra indicação sobre o objetivo que pretendemos alcançar: retirar divisórias.

Remover divisórias

 

No entanto, as vigas não são nada sem as paredes, já que ambas constituem o sistema arquitravado, utilizado ao longo da história da humanidade para a construção de habitações.

São paredes divisórias

Muitas das paredes da casa são simplesmente divisórias. Geralmente delimitam os quartos e constituem os corredores; portanto, a sua determinação também não é complicada.

Na verdade, os corredores geralmente não são elementos estruturais. São paredes finas (espessura menor que a parede de carga) e podem ser removidas e feitas de forma diferente ou em outra situação, podendo assim, ser removidas.

Além disso, essas paredes divisórias geralmente são as que possuem espaços abertos na casa, ou seja, as portas.

 

Dando-lhe algumas batidas leves, pode ser verificado se são maciças ou ocas. Se soar como uma parede oca, então se trata de uma divisória.

E, finalmente, tenha em mente a seguinte consideração: essas paredes geralmente não são encontradas junto ao perímetro das escadas.

– Dependendo da robustez da parede você saberá se é uma estrutura de carga ou não. –

Remover divisórias: conclusão

Investigue sobre a estrutura da sua casa. Realize o processo de observação, estudo e determinação; esta é a maneira correta para obter um bom resultado no processo de averiguação.