Algumas dicas para a decoração dos sótãos

· 2 de setembro de 2018
A decoração dos sótãos nem sempre é fácil devido às peculiaridades desta área. No entanto, com as dicas que daremos a seguir, você conseguirá tirar o máximo proveito dele.

A decoração dos sótãos muitas vezes pode parecer difícil, a ponto da pessoa querer desistir.

No entanto, quando se aprende a aproveitar ao máximo as peculiaridades desta área, o resultado é um ambiente mágico e incrível.

Nem todas as casas têm sótão e aquelas que o possuem, muitas vezes o utilizam como loft ou depósito, mas esta área da casa oferece muito mais possibilidades.

É apenas uma questão de levar em consideração alguns aspectos e dicas para transformá-lo em um espaço especial e, acima de tudo, funcional.

No artigo de hoje, daremos alguns fundamentos básicos para que você não desista da decoração do seu sótão.

O que são os sótãos?

Os sótãos são uma área situada logo abaixo do telhado da casa. É uma área que tem um telhado inclinado, esta é sua característica mais marcante.

Também são conhecidos como ático ou sobrado.

Às vezes incluem uma janela no teto, que permite observar o céu. Muitas vezes, não se dispõe dessa janela, mas recomendamos que, se esse for o seu caso, coloque pelo menos uma.

A janela oferece uma entrada de luz para uma área que geralmente é escura. Além de ser um ponto de iluminação, também significa um ponto de ventilação.

Podem ser espaços complicados por causa dos seus telhados inclinados e pelas lacunas que possuem. Obviamente, colocar os móveis significa uma ‘dor de cabeça’.  

Por isso, é muito importante pensar previamente sobre uma boa distribuição e nos móveis que iremos colocar.

tipo de decoração de sótão

Como transformar o sótão?

Muitas famílias veem a necessidade de realizar reformas estruturais em suas casas devido a vários fatores. Por exemplo, a chegada de novos membros à família, a necessidade de mais espaço para as crianças ou jovens, etc.

Na verdade, a restauração desta área é bem positiva, pois é um espaço que pode ser muito bem utilizado.

Uma boa decoração dos sótãos significa a transformação de um espaço frio e escuro em um ambiente luminoso, caloroso e muito acolhedor. O desafio é grande, mas não é impossível.

O primeiro passo é pensar sobre as necessidades da família, isto é, o que precisamos? Um quarto de hóspedes? Um quarto para um dos nossos filhos mais velhos? Uma sala de jogos? Uma sala de estar?

Cabe destacar que os sótãos são espaços multifacetados que podem até se tornar lofts completamente independentes do restante da casa.

Esta ideia surge, principalmente, como resultado do aumento do valor dos terrenos e, portanto, dos apartamentos. Muitos veem em seu sótão uma chance de ganhar dinheiro extra com o aluguel.

Como você vê, as opções podem ser infinitas.

Naturalmente, a nossa recomendação é que antes de começar com a decoração do sótão, seja fiel às suas necessidades para obter um espaço totalmente funcional.

tipo de decoração de sótão com banheiro

Algumas dicas para uma boa decoração dos sótãos

A seguir, daremos algumas dicas fundamentais para que a decoração do sótão resulte em um espaço acolhedor e funcional.

Luz natural

O primeiro ponto fundamental é a luz natural. É importante que, se não houver janelas no sótão, invista para colocar uma ou várias, dependendo do espaço disponível.

O ideal é que você escolha uma janela com cortina ou persianas para regular a quantidade de luz que entra no ambiente.

As janelas serão um ponto de luz natural e também servirão para arejar o ambiente.

Mobília adequada

Uma das grandes dores de cabeça na decoração de sótãos é o tema da mobília.

Sugerimos que os móveis sejam feitos sob medida para não ter problemas com a forma do telhado e aproveitar todo o espaço disponível.

Jogo de alturas

É importante que você conheça muito bem o seu sótão. Isso permitirá aproveitar ao máximo cada canto.

Já dissemos anteriormente que a característica mais notável dos sótão é o teto inclinado. Esta característica dá ao cômodo diferentes alturas.

Essas alturas diferentes podem nos enganar se colocarmos os elementos errados nas partes mais baixas.

Portanto, recomendamos que você explore as alturas, ou seja, nas partes inferiores, coloque o sofá ou móvel da TV. Desta forma, você estará aproveitando até mesmo o espaço mais baixo sem bater a cabeça.

estilo de decoração de sótão

Estilos

Não podemos falar sobre decoração de sótãos sem fazer referência aos estilos decorativos.

Como sempre enfatizamos, é importante que haja harmonia em tudo. No entanto, nos sótãos vale a pena arriscar, pois é um ambiente “isolado” do restante da casa.

Uma ideia que funciona muito bem é decorar o sótão com um estilo decorativo totalmente diferente dos outros ambientes. Dessa forma, criamos outro ambiente e, portanto, parecerá que estamos em outro lugar.

O estilo mais utilizado na decoração do sótão é o rústico, porque, geralmente, o telhado é feito de madeira.

Também pode ser decorado como uma cabana ou um refúgio de montanha.

Conclusão

Como você pode ver, a decoração do sótão oferece infinitas possibilidades. Tudo depende das necessidades da sua família e da função que você queira dar a esse espaço.

Esperamos que com essas dicas e pontos fundamentais você tenha um sótão funcional, aconchegante e mágico.