Saiba mais sobre a decoração geométrica

24 de junho de 2019
O que é a decoração geométrica? São peças com linhas extravagantes que conseguem nos hipnotizar ao mesmo tempo em que nos encantam.

Uma das tendências em que ninguém apostava e que, no entanto, conseguiu se instalar em casas e restaurantes é a decoração geométrica. Padrões feitos a partir de linhas e curvas que se repetem criando formas divertidas e capazes de alegrar qualquer ambiente.

Os efeitos visuais alcançados pela decoração geométrica têm uma característica hipnótica. Vamos ver como podemos aplicá-la?

Geometrias industriais

Geometrias industriais
Mesa geométrica / casah.mx

A decoração geométrica anda de mãos dadas com o estilo nórdico industrial que utiliza o metal em seus objetos e os combinam com a madeira. Por serem elementos feitos a partir de linhas finas, dão uma sensação de amplitude e não sobrecarregam os ambientes.

Algumas das formas geométricas que mais têm sido utilizadas na decoração são os poliedros como suporte de mesas de centro, luminárias, candelabros, molduras de foto, etc.

Os losangos também foram os favoritos dos últimos meses, e os vimos nos quartos das criançaspresentes nos revestimentos dos pisos ou das paredes de banheiros e cozinhas através dos vinis.

Estilos e decoração geométrica

Estilos e decoração geométrica
Decoração geométrica / jujuyalmomento.com

A verdade é que é uma decoração perfeita para os mais clássicos e para os modernos, que se adapta a qualquer estilo decorativo. É capaz de coexistir com peças antigas, ao mesmo tempo em que se mistura com uma decoração dos anos 60, com a sua psicodelia incluída.

A decoração geométrica é adaptável, de tal forma que você pode colocá-la em um quarto ou em uma cozinha, e ela ficará totalmente perfeita e integrada ao espaço.

A cor e as formas na decoração geométrica

A cor e as formas na decoração geométrica
Formas geométricas / alllovelyparty.com

Não há cor que resista à decoração geométrica. Se você adicionar cores alegres, como os tons de laranja, vermelho, amarelos ou roxo, criará ambientes mais modernos e divertidos. É claro que eles terão destaque absoluto, então você não deve sobrecarregar o ambiente com outras peças chamativas.

Se você optar pelos tons mais neutros, o binômio preto e branco, o rosa ou os tons de azul, dará vida a quartos sóbrios e elegantes. Estes se integrarão com o minimalismo nórdico do qual falamos.

Ideias para uma decoração geométrica

Estantes decorativas

Ideias para uma decoração geométrica
Estante verde / fernandogarciadory.com

Você as encontra de diferentes tamanhos, formas e materiais. Faça composições misturando várias delas e suas paredes se encherão de propostas interessantes.

Espaços divisórios

Uma das tendências em que ninguém apostava e que, no entanto, conseguiu se instalar em casas e restaurantes é a decoração geométrica

Você poderá utilizar diferentes materiais e lhes dar forma através de molduras decorativas que proporcionem sensações espaciais muito enriquecedoras.

Com pintura

Pinte suas paredes com várias cores e fazendo formas geométricas

Pinte as suas paredes com várias cores utilizando formas geométricas. A única coisa que você precisa é de uma fita adesiva para definir as formas e despertar o artista que existe dentro de você.

Em revestimentos

Os azulejos da sua cozinha podem ser em forma de hexágono, quadrado ou em ziguezague

Os azulejos da sua cozinha podem ser em forma de hexágono, quadrado ou em ziguezague. Não se limite à maneira clássica de colocá-los. Além disso, você pode até misturar cores.

Com tapetes

Os efeitos visuais alcançados pela decoração geométrica têm uma característica hipnótica

Se você não se anima a pintar ou a trocar as peças, poderá utilizar um tapete. Aqui vale tudo, desde padrões repetidos que criam sensações ópticas de movimento, até os maiores e mais clássicos.

Geometria aplicada

Não há elemento que resista às formas geométricas
Papel de parede / pinterest.es

Não há elemento que resista às formas geométricas. Você pode encontrar, além de papéis de parede muito criativos, tecidos, tapetes, lençóis, azulejos, louças, luminárias, etc. Além disso, os móveis como sofás, estantes e mesas também recriam linhas, pontos e losangos através de suas formas.

Manual do bom uso em decoração geométrica

Manual de bom uso em decoração geométrica
Quarto com decoração geométrica / sodimac.cl

É preciso ter cuidado para não saturar os espaços com o excesso de uma decoração geométrica; por isso ela deve ser aplicada de forma sutil. A sua presença é tão poderosa que pode causar um efeito desagradável de tontura, especialmente nos pisos.

  • Procure optar por móveis com linhas retas e cores neutras.
  • Não misture estampas nem utilize a mesma em mais de um lugar.
  • Você alcançará harmonia através das cores e das texturas. Também pode brincar com os tamanhos das formas: umas pequenas e outras na versão maxi.

A decoração geométrica continua chamando atenção uma temporada após a outra. Portanto, sugerimos que você dê uma chance a esse estilo em algum canto da sua casa.