Azulejos da cozinha: 4 dicas para escolher corretamente

Azulejos e ladrilhos têm muito peso visual em qualquer espaço. Portanto, é importante escolhê-los bem. Afinal, eles serão a carta de apresentação da sua cozinha.
Azulejos da cozinha: 4 dicas para escolher corretamente

Última atualização: 30 janeiro, 2019

Atualmente, a cozinha é um espaço muito utilizado para reunir amigos e familiares. Por isso deve ser um ambiente agradável e com muita personalidade. Para ajudá-lo nessa tarefa, queremos mostrar algumas ideias para que você considere na hora de escolher os azulejos da cozinha. Encontramos muitas opções disponíveis no mercado, tanto ladrilhos quanto azulejos. Além disso, também podemos adquiri-los on-line.

Diante de tanta oferta, é importante levar em conta alguns aspectos para adquirir os azulejos mais adequados para a nossa cozinha. Obviamente, todos nós temos os nossos gostos pessoais. Entretanto, mesmo assim, os critérios utilizados antes de adquirir os azulejos da cozinha são semelhantes. Portanto, aqui estão algumas dicas para escolher os azulejos da cozinha.

Qual é o estilo e tamanho da sua cozinha?

Você deve levar em conta qual é o estilo predominante na sua cozinha, para que o estilo das peças seja adequado. Como há muita variedade de azulejos, não é difícil encontrar algum que se adeque a esse estilo. Considere também os móveis e os eletrodomésticos da sua cozinha. Se forem modelos simples, você poderá incluir azulejos mais chamativos. O resultado final será equilibrado e harmonioso.

Por outro lado, se a cozinha for muito pequena, os azulejos menores serão a melhor escolha. Sem dúvida, estes são os que darão mais opções ao decorar. 

E se você tem uma cozinha aberta, também conhecida como cozinha americana, deve pensar sobre o estilo decorativo da sala de estar ou sala de jantar. Dessa forma, é possível manter a continuidade visual. 

Que estética você quer alcançar com os azulejos?

É importante considerar qual é o resultado final que você tem em mente. Não nos referimos apenas ao estilo, mas também à textura ou a estética resultante. Para isso, você poderá pensar na possibilidade de incluir ladrilhos ou azulejos com relevo. Você poderá combinar azulejos lisos e azulejos com relevo, para que haja mais contraste visual e dinamismo.

Além disso, você deverá pensar se vale a pena sacrificar o conforto por uma boa estética. Você prefere um modelo bonito em vez de um modelo prático? Por exemplo, se as peças forem brancas ou claras, você provavelmente precisará limpá-las com mais frequência. Afinal, a sujeira ficará muito mais visível por causa da cor. Ter um piso brilhante  sempre leva algum tempo.

Portanto, um resultado final prático não é o mesmo que um resultado decorativo. Ladrilhos pequenos ajudarão na estética do ambiente (aqueles com estampas ficarão muito bem). Entretanto, também é necessário mais tempo para colocá-los.

azulejos da cozinha

Leve em conta a qualidade de cada material

É importante pensar na qualidade do material, para que os azulejos tenham a vida útil mais longa possível. Não devemos nos deixar levar pela estética. Embora, obviamente, ela também seja importante. Por fim, a qualidade também influenciará nos preços.

Os azulejos de mármore são lindos. No entanto, são difíceis de limpar (não suportam muitos produtos químicos) e arranham facilmente. Em contraste, os ladrilhos hidráulicos são muito mais resistentes. Entretanto também são menos elegantes. É claro que, se forem originais, devemos dar-lhes uma camada impermeabilizante. Como são porosos, devemos protegê-los da água, das manchas, etc.

Nós também podemos escolher ardósia, marmorite, cerâmica e grês porcelânico. É importante que você conheça as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de materiais.

Pense em como você quer colocar os azulejos da cozinha

Embora muitas vezes vejamos cozinhas com o mesmo tipo de azulejos em todo o espaço, podemos fazer desenhos muito interessantes combinando azulejos.

Se você quiser colocá-los seguindo um desenho ou padrão, deve calcular bem as dimensões do espaço a ser coberto por cada tipo de peça. Assim, não haverá grandes sobras ao final do processo. Não importa que eles tenham formas ou tamanhos diferentes, você só precisará encaixá-los da maneira correta.

Além disso, você poderá brincar com os desenhos e o posicionamento dos ladrilhos para criar certos efeitos visuais. Por exemplo, para tornar o espaço mais longo, você poderá colocá-los verticalmente.

Se quiser um resultado mais discreto, poderá colocar uma borda ao redor do perímetro. Dessa forma, é possível deixar todo o espaço restante coberto pelo mesmo tipo de azulejos. O importante é ser criativo e ter bom gosto.

Como você pode ver, para escolher os azulejos da cozinha algumas coisas são essenciais. Entre elas, o mais importante é levar em conta o nosso orçamento. Além disso, o espaço a ser coberto e a estética final que estamos procurando também são relevantes. Os modelos e possíveis desenhos são muito diversos, mas isso não será um problema.