6 estilos de salas de jantar para as casas de campo

14 de fevereiro de 2019
As casas de campo são muito bonitas e acolhedoras. Se você quer desfrutar dessa essência, basta fazer algumas mudanças no seu ambiente. Você não precisa se mudar para longe da cidade!

Não há necessidade de se mudar para um lugar localizado a vários quilômetros de distância da cidade para decorar uma sala de jantar no estilo das casas de campo que tanto gostamos. Você poderá criar um ambiente similar em um apartamento urbano. Neste artigo, lhe daremos algumas dicas para que você tenha a sensação de que você vive no campo.

Estilos de sala de jantar em casas de campo

O estilo campestre ou country é originário dos Estados Unidos e, como principal característica, podemos destacar o uso da madeira em todos os ambientes.

Em alguns casos, há também a pedra e, é claro, não podem faltar as flores. Algumas ideias que você pode copiar desse tipo de decoração para uma casa de campo ou até mesmo um apartamento são:

1. Não pode faltar as vigas expostas

Um dos elementos por excelência nas casas de campo é o teto com vigas de madeira expostas. Quando for construir a casa, faça de tal maneira que elas fiquem aparentes e depois as pintem ou envernizem para combinar com a decoração geral.

Se você quer desfrutar de um estilo country na sua casa, deverá adicionar as famosas vigas. Mas como você poderá fazer isso? Há uma opção em que a madeira é colada ao teto e simula o efeito desejado.

2. As paredes e os pisos rústicos

casas de campo

 

Nas casas de campo, são usados revestimentos rústicos como a madeira, pedra ou tijolo nas paredes e no piso. Claro que isso requer um bom investimento durante a reforma. Mas, você poderá usar placas que simulam esses materiais.

Outra opção, por exemplo, para as paredes é pintar com a técnica do esponjado para lhe dar textura. Ou se você não quiser fazer isso, escolha tons de terra ou de laranja, os favoritos para esse estilo.

3. Escolha móveis de madeira

Não só na sala de jantar, mas em qualquer outro ambiente que se orgulha de ser campestre deve haver móveis de madeira; se forem escuros, melhor ainda. Dessa forma, você refletirá a sua verdadeira essência e fará com que o ambiente fique 100% country.

Você poderá usar a pátina, craquelar ou desgastar os móveis, como mesas, cadeiras, prateleiras ou bibliotecas para que o revestimento fique ainda mais bonito e original.

Uma coisa que não pode faltar é o aparador, um móvel que além de ser usado na cozinha também poderá ser usado na sala de jantar. Ele tem portas, gavetas e, em alguns casos, prateleiras para colocar todo a louca que nós usaremos para o jantar ou o lanche.

4. Preste atenção nos objetos decorativos

casas de campo

 

É claro que quando nós queremos obter um estilo específico, devemos incluir tudo o que combina com ele para que a decoração fique perfeita. No caso de desejar uma sala de jantar campestre, é importante escolher além de móveis de madeira, alguns objetos típicos.

Por exemplo, um grande vaso com flores naturais, uma luminária pendente de madeira, alguns quadros com fotos da família, uma cortina de tecido grosso e cores como o laranja, marrom ou terra. Caso também haja um sofá no ambiente, você poderá decorá-lo com almofadas de tecidos estampados, com renda, bordados ou tecidos feitos à mão ou em tear.

Os materiais mais usados nas salas de jantar das casas de campo são a cerâmica, o vime, o couro, a argila, a forja, o ferro e o cobre. Além de, como já mencionamos anteriormente, a madeira. Você poderá combiná-los como quiser. Evite, é claro, abarrotar os espaços, especialmente se o ambiente for pequeno.

Você poderá se interessar por: Tipos de persianas e suas características

5. Escolha uma paleta de cores

Como dissemos anteriormente, as cores mais comumente usadas no estilo campestre são os tons de terra. Também poderemos incluir o laranja, o vermelho e o amarelo, mas com algum cuidado para não sobrecarregar o espaço.

Alguns escolhem deixar as paredes brancas, exceto uma, e outros decoram e dão a atmosfera desejada através dos tecidos (almofadas, cortinas, tapetes) ou dos detalhes (quadros, vasos, velas).  Tudo dependerá de você e do seu gosto pessoal.

6. Adicione somente um único detalhe campestre

As reformas na casa podem ser caras e acarretar muita dor de cabeça. Você poderá evitá-las se adicionar ao ambiente apenas alguns detalhes do estilo que você mais gosta.

Por exemplo, para ter uma sala de jantar campestre, você poderá instalar uma porta grande como a de um celeiro, pendurar uma luminária de madeira sobre a mesa, colocar um móvel que mostre a louça ou, até mesmo, instalar vigas no teto.