Tipos de persianas e suas características

· 9 de fevereiro de 2019
As persianas servem para filtrar o sol e o calor. Mas também são perfeitas para decorar os ambientes. Podemos encontrá-las de diferentes tipos, materiais e cores. Se você está procurando a melhor persiana, precisa conhecer as suas características.

Embora as últimas tendências em construção e decoração não incluam persianas nas janelas de casas e apartamentos, a verdade é que ela possui muitas vantagens. Entre elas, podemos enfatizar que evita a luz direta do sol e, como resultado, a incidência da temperatura externa. No artigo a seguir, falaremos sobre quais são os diferentes tipos de persianas e suas características.

Quantos tipos de persianas existem?

Podemos dividir as persianas em dois grandes grupos: de interiores e exteriores. As de interiores são colocados na moldura da janela e as exteriores são instalados na parede (na maioria dos casos):

1. Persianas venezianas

Também são conhecidas como ‘horizontais’ e muito comuns em escritórios. As suas principais características são: facilidade de instalação, de uso e durabilidade.

Podem ser de plástico, alumínio ou madeira e, além de abrir normalmente para cima, possuem um sistema de rotação que permite uma meia abertura das lâminas horizontais. Dessa forma, a entrada de luz é regulada.

2. Persianas verticais

Também são muito práticas no momento de graduar a luminosidade. As lâminas giram da mesma maneira que as venezianas, mas são dispostas verticalmente.

Geralmente são fabricadas em plástico PVC ou alumínio. Estão disponíveis em diversas cores.

3. Persianas térmicas

São fabricadas em alumínio com isolamento de espuma de poliuretano injetado e, como seu nome indica, protegem do frio do inverno, mas também do calor do verão.

Ao mesmo tempo, as persianas térmicas reduzem os ruídos provenientes do exterior e são ideais para casas ou apartamentos em avenidas ou ruas muito movimentadas. Ao contrário do que se acredita, elas são leves e fáceis de subir e baixar.

4. Persianas enroláveis (rolô)

tipos de persiana e suas características

 

Esse tipo de persiana é o mais moderno do mercado e tem uma vantagem muito interessante em relação aos demais: bloqueiam quase totalmente os raios solares. Como resultado, esse tipo de persiana poderá ser mais do que útil para as casas cujos quartos não possuem persianas externas.

Além disso, as persianas enroláveis protegem a cor e o estado dos móveis, das cortinas, dos tecidos e dos pisos. Elas são fabricadas em diferentes tons e, como seu nome indica, podem ser enroladas até a altura desejada, dependendo do nosso gosto ou da claridade que queremos no ambiente.

Isto também poderá lhe interessar: https://dicasdecorativas.com.br/banheiro/estilos-de-revestimentos-de-banheiro/    

5. Persianas ajustáveis

Outro tipo de persiana disponível atualmente, fabricado em uma única peça e sem ligações, juntas ou soldas à vista. A durabilidade e a resistência estão garantidas.

Uma das suas principais vantagens é que permite a circulação de ar e, ao mesmo tempo, o controle da luz. Portanto, permitem otimizar o gasto (e a economia) de energia em qualquer época do ano.

As persianas ajustáveis ​​possuem um ângulo de abertura de até 12° e permitem um fácil acesso ao exterior para limpá-las sem problemas.

6. Persianas romanas

Embora por esse nome pensemos que se trata de algo antigo, a verdade é que as persianas romanas são umas das mais modernas do mercado.

São caracterizadas por serem fabricadas de tecidos resistentes a poeira e manchas. Além disso, possuem hastes que deslizam de acordo com o movimento do cordão lateral.

Podem ser colocadas em vários ambientes da residência. Elas estão disponíveis em diferentes cores e desenhos, para combinar com a decoração.

7. Persianas japonesas

Esses painéis são realmente atraentes e originais. Eles podem ser usados ​​tanto em portas como em janelas de correr. O mecanismo dessas persianas é baseado em um trilho que move as lâminas da direita para a esquerda (ou vice-versa). Dessa maneira, regulam a entrada de luz no ambiente.

É aconselhável escolher as persianas japonesas caso a decoração do espaço seja oriental ou moderna, para que combinem perfeitamente com o ambiente.

8. Persianas de madeirapersiana de madeira

Finalmente, as persianas de madeira são uma excelente opção para decorar e, ao mesmo tempo, isolar uma sala da luz e do som.

Embora não pareça, são bastante econômicas e dão um toque agradável ao ambiente.

É necessário levar em conta que o material deve ser cuidado e limpo periodicamente para evitar a sua deterioração ou que se torne o lar de mariposas e parasitas.