5 dicas para seguir antes de pintar as paredes

15 de fevereiro de 2019
As paredes da sua casa são o seu melhor cartão de visitas. Por isso, você deverá levar algumas questões em conta antes de pintá-las. Assim, você terá um resultado profissional e muito bonito.

Você se cansou da cor e decidiu pintar as paredes, ou quer renovar a pintura que já tem vários anos? Perfeito! Mas antes, é preciso seguir alguns passos muito importantes, se você quer um resultado bastante profissional.

As paredes da sua casa são o seu melhor cartão de visitas. Por isso, você deverá levar algumas questões em conta antes de pintá-las. Assim, você terá um resultado profissional e muito bonito.

O que fazer antes de pintar as paredes?

Pintar as paredes é uma atividade que leva tempo. Para que tudo fique perfeito, devemos cumprir alguns “requisitos básicos” antes de aplicar a tinta. Esses passos prévios, em muitos casos, são mais importantes do que a própria pintura.

Isso acontece porque, se a parede não está em condições, mesmo comprando os materiais mais caros e de melhor qualidade, o resultado não será o esperado. Preste atenção nestas dicas antes de pintar as paredes.

1. Limpe bem

Geralmente “pulamos” esse passo, mas é muito importante, antes de passar a tinta, eliminar toda a sujeira das paredes. Podemos utilizar uma escova ou um pano, mas sempre secos. Passe de cima para baixo para tirar tudo o que estiver grudado: teias de aranha, pó, etc.

Leve em conta que se a superfície que você quer pintar não estiver limpar, a tinta não vai aderir corretamente, e em pouco tempo começará a descascar. Não recomendamos que você faça a limpeza com algo molhado ou úmido, já que demorará a secar e provavelmente você quer começar a pintar o mais rápido possível.

2. Procure infiltrações

Na hora de pintar tetos ou paredes (interiores ou exteriores), eles podem apresentar umidade. Isso é muito fácil de detectar: são áreas mais escuras, manchadas e com a tinta rachada.

Se você acha que pode haver alguma infiltração nos encanamentos, aconselhamos que você chame um especialista para solucionar o problema.

Quando você terminar essa tarefa, terá “permissão” para pintar. Do contrário, tanto investimento de dinheiro, tempo e esforço serão em vão… Logo, a umidade aparecerá de novo!

umidade paredes

3. Conserte os buracos

Usamos as paredes para pendurar quadros, estantes, molduras e muitas outras coisas. Quando os desmontamos para pintar e tiramos os pregos, automaticamente ficam os buracos. Talvez em uma superfície branca não se note tanto, mas se quisermos pintar de alguma cor (sobretudo tons escuros), eles ficarão mais visíveis.

Principalmente se você não pretende colocar quadros no mesmo lugar, recomendamos que você cubra com um material especial para preenchimento de paredes (massa corrida), que se aplica com uma espátula. Deixe secar e lixe suavemente antes de aplicar a primeira demão de pintura.

4. Proteja os móveis e o piso

Você já tem tudo pronto para começar a pintar as paredes… Mas você não lembrou que esse material suja bastante e pode estragar tudo o que toca. O ideal seria pintar os ambientes antes da mudança, mas se isso não for possível, tire os móveis e os leve para outro espaço da casa.

Se isso também não for possível, recomendamos que você junte os móveis no centro do cômodo e, mesmo longe da parede, cubra tudo com lençóis velhos ou plásticos.

Quanto ao o piso, faça com que os rodapés e cerâmicas fiquem bem cobertos. Você poderá usar papel de jornal, sacolas plásticas ou qualquer outro material que proteja o chão das gotas de tinta que caem acidentalmente dos pincéis e rolos enquanto trabalhamos nas partes mais altas das paredes.

5. Faça um teste de cor

Se você ainda não decidiu o tom com o qual quer pintar as suas paredes, evite comprar uma lata grande antes de fazer um teste. Você poderá comprar a menor quantidade possível e dar uma demão de tinta em um lugar específico.

Analise se gostou e, quando estiver convencido, então compre uma quantidade maior. Leve em conta que, quando você pedir para preparar um tom específico, que precisa misturar vários tons, é sempre melhor comprar uma boa quantidade, mesmo que sobre. Por que? Porque nem sempre as tintas são iguais… E as paredes podem ficar diferentes!

Por último, recomendamos que você compre tinta e elementos de pintura de boa qualidade. Nem sempre são os mais caros. Vá até a loja e peça orientação sobre a melhor opção para pintar as paredes.