Uma decoração à prova de acidentes domésticos

22 de maio de 2019
Criaremos ambientes seguros para evitar os acidentes domésticos, tanto quanto possível. Vamos revisar a sua casa toda?

Todos nós queremos ter uma casa decorada com as últimas tendências da moda, mas também é importante ter uma decoração à prova de acidentes domésticos. Na verdade, a maioria dos acidentes ocorre dentro das nossas casas.

As queimaduras, quedas e intoxicações são as principais causas de acidentes domésticos no mundo. De acordo com o que foi divulgado em um relatório sobre Detecção de Acidentes Domésticos e de Lazer (DADO), milhões de pessoas sofrem acidentes em casa ou em atividades recreativas no espaço de um ano.

Porém, não se trata de espalhar o pânico, mas sim de remediar a situação e fazer com que a sua casa se torne um refúgio seguro.

Móveis fixados nas paredes

Móveis fixados nas paredes

Se você tiver móveis pesados e estantes, deve ter o cuidado de que eles sejam fixados corretamente na parede com uma furadeira, ganchos e tudo o que for necessário para evitar que caiam. Os espelhos grandes apoiados no chão são um recurso estético maravilhoso, mas não são seguros; quando se trata de cuidar da sua família, o melhor é prevenir.

Cuidado com o piso, evite acidentes domésticos

Cuidado com o piso, evite acidentes domésticos

Escolha bem o tipo de piso que você usará. Opte por um piso antiderrapante. De qualquer forma, tenha o cuidado de secá-lo bem antes de pisar nele novamente, e tenha mais cuidado ainda caso tenha sido encerado.

Se você usar tapetes, verifique se eles têm fitas adesivas ou fixe-os no chão para evitar tropeçar.

Os aparelhos elétricos

Os aparelhos elétricos

Nunca deixe um aparelho elétrico perto de uma pia, pois qualquer descuido poderá fazer com que ele caia, fazendo com que você seja eletrocutado.

Não suba nos móveis

Não suba nos móveis

Entendemos que você não vai alcançar todos os seus móveis até o topo. Mas é assim que muitos acidentes domésticos acontecem; por exemplo, tentando limpar luminárias em cima de uma cadeira instável.

Portanto, se você tiver que subir em alguma coisa, procure uma escada e o faça quando tiver companhia em casa, caso você venha a cair.

Cuidado com os incêndios

Cuidado com os incêndios

Provocar um incêndio é mais fácil do que parece. Não use os aquecedores como secadoras, nem coloque um pano em cima das luminárias para reduzir a intensidade da luz. Qualquer um deles poderia queimar o tecido e começar um incêndio.

E outro pequeno detalhe: nós amamos a decoração com velas, por isso não vamos dizer que elas estejam proibidas. Mas, você deve observá-las quando as acender, principalmente para evitar acidentes domésticos.

Se você tem animais de estimação, cuidado com os acidentes domésticos

Se você tem animais de estimação, cuidado com os acidentes domésticos

Para a sua segurança e a da sua família, preste atenção para que o seu animal de estimação não morda os fios elétricos. Isso, além de machucá-lo, também poderia causar um curto-circuito.

Você tem portas ou janelas de vidro?

Você tem portas ou janelas de vidro

Se a sua resposta for afirmativa, então não hesite, marque as janelas com um adesivo. Sabemos que a casa é sua e você já sabe onde elas estão. No entanto, mais de um desavisado já se chocou contra o vidro da sua própria casa, ou então algum convidado. O choque, além de uma forte pancada, pode provocar a quebra do vidro, causando assim sérios cortes.

Dica para as gavetas

Não sobrecarregue as gavetas

Não encha as gavetas demais para que o peso não as derrube em cima de você e coloque limitadores para que não abram totalmente. Também tome um cuidado especial na maneira como você guarda objetos perigosos, como as facas, por exemplo, pois você poderá se cortar quando for removê-las se sempre estiverem com o cabo para dentro.

Tenha dupla atenção se houver crianças em casa; evite os acidentes domésticos

acidentes domésticos

Se você tem filhos, é necessário aumentar o nível de cautela. Aqui deixaremos algumas informações para que você possa ver quais são os acidentes domésticos mais comuns com as crianças. Além de todos os itens acima, também cuide desses pontos:

  1. Cubra as tomadas para evitar que coloquem os dedos nelas.
  2. Deixe todos os produtos tóxicos, como remédios ou utensílios de limpeza, fora do alcance das crianças.
  3. Na cozinha, tenha cuidado com o fogão. Coloque um protetor no fogão de vitrocerâmica e sempre coloque as panelas ou frigideiras o mais ao fundo possível.
  4. Cuidado com a asfixia. Tenha cuidado para não deixar alimentos com os quais elas possam se engasgar ao seu alcance.
  5. Coloque protetores nas gavetas que você não quer que elas abram e também nas portas, para protegê-las de prenderem os dedos.
  6. Proteja os cantos dos móveis para evitar esbarrões.
  7. Se as janelas forem baixas, coloque grades ou algum sistema de segurança.

Leve todas essas dicas em consideração, por mais óbvias que pareçam. Às vezes, tomamos como certas muitas coisas e é exatamente assim que acontecem os acidentes domésticos.