Cadeira Ball Chair: inovação e vanguarda

· 23 de abril de 2019
Se você quer dar à sua casa um toque inovador, pop e vanguardista, a cadeira Ball Chair é o recurso que você está procurando.

Possivelmente você nunca ouviu falar da cadeira Ball Chair, um recurso que é inovação e vanguarda ao mesmo tempo. Certamente se você já a viu em algum lugar, evidentemente, ficou bastante curioso. Mas, talvez você não tenha questionado sobre seu contexto estético.

Em geral, parece um móvel trazido do futuro, como se tivesse sido tirado de uma nave espacial. A sua aparência é realmente inovadora e, além disso, rompe com os esquemas clássicos de maneira drástica e contundente.

Tem tido uma maior presença em clínicas, espaços públicos, locais tecnológicos, etc. Provavelmente você não a tenha encontrado em residências particulares, já que as pessoas tendem a decorar as suas casas de forma mais tradicional. No entanto, também é possível decorar com ela.

É, sem dúvida, algo completamente novo para o mundo do design de interiores.

Contexto histórico e estético

Contexto histórico e estético da cadeira Ball Chair
Cadeira Ball Chair / muebledesign.com

À primeira vista, o design desta cadeira oferece uma estética emblemática, fora do comum. A cadeira Ball Chair poderia ser enquadrada no âmbito industrial, sob uma concepção muito mais refinada e buscando uma forma incomum.

Eero Aarnio é o designer deste produto, e o fez em 1963. Ele sabia que o seu trabalho poderia ter grande repercussão. Nesse sentido, apresentou-a em 1966 na Feira de Colônia, onde são mostradas as novidades no mundo da decoração. Naturalmente, foi a grande atração da feira.

Apesar de ter sido encorajado por outras personalidades importantes do mundo do design de interiores antes que a exibisse publicamente em Colônia, ele mantinha certa modéstia com a sua cadeira. Na verdade, ele a tinha em sua casa como se fosse um recurso simples e básico.

Um design vanguardista

Um design vanguardista
Cadeira Ball Chair / ambar-muebles.com

Se nos fixarmos em seu formato, a cadeira é como uma bola que possui um assento confortável em seu interior. Assim, qualquer pessoa poderá se sentir bem confortável, tendo espaço de sobra para descansar todo o corpo.

  • Este espaço é amplo e o esconde em seu interior impedindo que possa ser visto de outros pontos; é como se você estivesse dentro de uma grande bola acolchoada. Por sua vez, você poderá se sentir um pouco isolado, como se estivesse em uma bolha.
  • Basicamente, o que se busca com esta cadeira é a privacidade, eliminar os ruídos e ajudar a pessoa a se esconder do exterior para ser acolhida pela própria cadeira. Tudo isso é um conceito de vanguarda.
  • Na parte inferior existe uma base que serve como corpo giratório, de tal forma que pode ajudar o usuário a mudar de posição, buscar outros pontos de vista ou, simplesmente, gerar algum movimento.

Não há dúvida de que esta cadeira quebrou os moldes tradicionais.

Ball Chair: uma cadeira muito pop

Cadeira Ball Chair / disenoyarquitectura.net
Cadeira Ball Chair / disenoyarquitectura.net

Esta cadeira poderia ser enquadrada também no estilo pop. Este âmbito artístico vincula-se às novidades mais originais, criativas e futuristas.

Além disso, cabe ressaltar que a estrutura em si não é muito alta, tornando bem simples o seu posicionamento em qualquer espaço.

  • Seu interior é completamente preenchido com almofadas para proporcionar o máximo conforto. Tudo recoberto por um estofamento com o propósito de gerar mais aconchego e suavidade. Pode ser de cor lisa ou com estampas.
  • A forma se adapta perfeitamente ao corpo das pessoas. Toma-se como referência uma meia lua. Ainda assim, em termos de aparência, é como uma bola fragmentada de um lado.
  • Recebeu algumas críticas por ser muito fechada, isto é, ao abrigar alguém em seu interior, a sensação pode chegar a ser de claustrofobia.

Onde posso comprar uma cadeira Ball Chair?

Onde posso comprar uma cadeira Ball Chair?
Cadeira Ball Chair / superestudio.com

Não é fácil encontrar a cadeira Ball Chair em lojas de móveis. Trata-se de um recurso muito exclusivo que beira o capricho. Portanto, o mais aconselhável é recorrer à internet, buscando sites que ofereçam o produto.

Um exemplo disso é a empresa SuperStudio. Lá você poderá encontrar a cadeira com tonalidade avermelhada e a um preço que provavelmente lhe pareça alto, mas eles lhe oferecem uma garantia de qualidade. Não devemos esquecer que é uma obra de arte com história e cuja estética se vincula ao mundo da Pop Art.

AA. VV.: REDiseño, Universidad de Texas, 2004.