Logo image
Logo image

Você sabe como ganhar espaço e luz na sua casa?

4 minutos
Você sempre quis ter uma casa espaçosa e bem iluminada? Então, contaremos alguns segredos para que os seus sonhos se tornem realidade.
Você sabe como ganhar espaço e luz na sua casa?
Última atualização: 16 outubro, 2020

O que você acha da ideia de ganhar espaço e luz na sua casa? O que lhe parece? Ao expandir o espaço ao máximo e multiplicar a claridade, você terá uma sensação de maior amplitude na sua casa.

Para isso, o uso da luz natural e a cor das paredes e dos tecidos desempenham um papel fundamental, assim como os móveis, o tipo de piso e de marcenaria e também a distribuição de todos os elementos decorativos.

Ganhar espaço e luz na sua casa: chaves para acertar

Adicione claridade

Some figure

Aproveitá-la e multiplicá-la: essas são as duas premissas básicas que devem ser levadas em consideração em relação à luz. Para isso, é fundamental manter as janelas livres de obstáculos e vesti-las com tecidos leves e de tons claros.

Se você quer colocar um sofá ou móvel em frente a uma janela, escolha um modelo baixo. Além disso, também é uma boa ideia usar espelhos para multiplicar a claridade. O local ideal para colocá-los é na parede perpendicular à entrada da luz.

Aposte em um espelho com um design quadrado e chanfrado, pois isso proporcionará maior profundidade. Porém, não se esqueça de pintar a parede onde ele será colocado com cores claras.

Trazer cores claras

Some figure

Sem dúvida, os tons claros ajudarão a refletir a luz. Na pintura, o branco nunca sai de moda, por isso esta é uma aposta segura por causa da sua grande capacidade para refletir a luz. Esta cor nunca falha.

Não descarte, no entanto, os tons neutros, como os tons de pedra ou pastel, porque eles serão muito úteis para ganhar espaço. Porém, recomendamos que você dispense os tons mais escuros.

Além de ganhar luz, a pintura também pode ajudar a mudar as dimensões do espaço. Se você está se perguntando como, daremos a resposta: pinte o teto com um tom mais claro e, assim, ele será elevado visualmente.

Se você também optar por ganhar profundidade, deve pintar uma parede com uma cor mais intensa. Lembre-se de que, se você quiser que o cômodo pareça mais largo, o ideal é pintar as paredes laterais com um tom claro que se misture com a marcenaria e o teto mais intenso.

Nos têxteis, a chave está em reservar cores mais suaves para as peças grandes, como os sofás, por exemplo, e cores mais escuras para os elementos decorativos menores, como as almofadas.

Para as cortinas, escolha as de voil, quase translúcidas, que permitam a passagem da luz enquanto protegem a casa de olhares indiscretos. As cortinas de linho ou de algodão são uma solução bonita e natural.

Ganhe espaço e luz com os móveis

Some figure

Estante / pinterest.es

Escolha móveis proporcionais ao espaço. Ao contrário do que possa parecer, quando há pouco espaço, é melhor um único móvel grande do que vários pequenos, pois, caso contrário, você diminuirá ainda mais o ambiente.

Para aproveitar o espaço ao máximo, a melhor opção são os móveis planejados. Com eles, você obterá uma distribuição mais adequada às suas necessidades. Você poderá aproveitá-los muito bem.

Uma boa ideia é planejar uma estante alta, com apenas 20 cm de profundidade, pois ela dará uma sensação de altura às paredes do seu cômodo. Lembre-se de que é preferível que ela seja feita de materiais leves, como a madeira e o vidro.

Não se esqueça de escolher móveis de linhas retas, de uso duplo, que não atrapalhem a passagem da luz. Uma mesa de vidro com pés em x e um banco de ripas são sempre boas opções.

Escolhendo o piso e a marcenaria corretamente

Some figure

Em geral, tons claros e com acabamento brilhante, tanto no piso quanto nas portas e janelas, refletem mais e melhor a luz. Observe, no entanto, que um piso escuro que contraste com um teto claro vai elevá-lo.

Se você escolher um piso com peças pequenas, conseguirá dar uma sensação de amplitude ao cômodo. Por outro lado, aqueles que eliminam as junções, como o microcimento, por exemplo, dão uma sensação de continuidade.

Quanto à marcenaria, se você pintar as portas com uma cor clara, o resultado será mais leve. Também é uma boa opção que elas contenham vidros, pois isso multiplicará a luz do espaço.

Porém, opte por janelas deslizantes, pois elas não roubam espaço quando precisamos abri-las. Não se esqueça das oscilo batentes, pois elas são muito práticas em quartos infantis, cozinhas e banheiros.

De qualquer forma, o segredo está em manter a proporção entre paredes, pisos e marcenaria; portanto, a escolha de um deles em um tom mais escuro não tem porque diminuir o espaço.

E agora, o que você está esperando para começar a transformar os seus ambientes?