Onde colocar as estantes ou as prateleiras?

18 de março de 2020
As prateleiras e as estantes são um excelente aliado, já que podem ser usadas em muitos lugares da casa e você pode até mesmo fabricá-las.

Uma das grandes dores de cabeça que podemos ter quando se trata de decorar a nossa casa é onde colocar as estantes ou prateleiras. Elas são um elemento multifuncional que não deve ser negligenciado, já que, por estarem geralmente à vista, também são elementos decorativos.

As possibilidades oferecidas pelas prateleiras ou estantes são inúmeras devido aos seus diferentes tipos e às diferentes opções de decoração.

Além disso, são uma excelente opção para otimizar o espaço, pois permitem armazenar coisas e, ao mesmo tempo, ter tudo à mão.

Também é verdade que não se deve abusar das estantes, já que corremos o risco de acumular objetos e poeira, o que não combina muito bem com toda a decoração.

No artigo de hoje, falaremos sobre onde colocar as estantes ou as prateleiras para que elas sejam funcionais e decorativas.

Prateleiras ou estantes para a sala de estar

Um dos lugares por excelência para colocar estantes é na sala de estar. Por quê? Porque é um dos lugares da casa onde passamos a maior parte do tempo.

Na sala de estar, sempre vamos encontrar algum lugar vazio que, em geral, tendemos a preencher com alguma planta.

Outra opção é colocar uma estante ou prateleira na qual você poderá colocar livros, porta-retratos, lembranças de suas viagens, etc.

Se você preferir uma prateleira independente, assegure-se de que ela seja firme e resistente para suportar o peso.

E se, pelo contrário, você decidir formar uma estante com prateleiras pregadas na parede, certifique-se de que elas estejam bem presas e niveladas.

Uma alternativa que está ganhando cada vez mais adeptos, é fazer uma estante embutida. Ou seja, integrada na própria parede.

Essa alternativa só é válida se na própria arquitetura da sala você tiver um espaço na parede para embutir a estante .

As estantes embutidas são ótimas se você também usar uma das prateleiras como escrivaninha. Dessa forma, terá um pequeno escritório na sala.

Se você não precisa de um escritório, o espaço ficará melhor se não colocar prateleiras até o chão. Assim, terá um lugar para colocar uma cesta de vime com mantas ou jornais e revistas.

Na cozinha

Prateleiras cozinha

 

Outro lugar onde as prateleiras são bastante úteis é na cozinha.

Na cozinha, um espaço de armazenamento extra nunca é demais devido ao grande volume de itens que temos ali.

Há principalmente duas maneiras para colocar as prateleiras.

Uma é de maneira visível em que podemos colocar objetos mais decorativos, como um relógio ou livros de receitas. Já a outra, é colocar a prateleira na despensa, por exemplo, para guardar alimentos ou os itens de cozinha (panelas, vasilhas, etc.)

Uma opção chamativa e muito bonita é colocar uma estante ou prateleira na sala de jantar com os pratos ou com a louça que usamos em ocasiões especiais.

É importante enfatizar a questão da segurança, ainda mais na cozinha, um lugar onde pode haver elementos perigosos.

Certifique-se de que as prateleiras são bem fortes e estão bem seguras.

Você pode se interessar por: Decoração para os amantes de livros

Estantes ou prateleiras no banheiro

Onde colocar as estantes? A resposta é: no banheiro também!

No banheiro, acontece o mesmo que na cozinha: um espaço de armazenamento extra é sempre apreciado.

Dessa vez, a não ser que você tenha um banheiro muito grande, o ideal é usar as estantes embutidas ou aquelas formadas com prateleiras na parede.

Elas são perfeitas para guardar toalhas e acessórios de banho, ou até mesmo como uma pequena despensa para armazenar produtos que ainda não usamos.

Combine a sua função de armazenamento com a função decorativa adicionando itens como velas para dinamizar o espaço.

Nos quartos

Prateleiras para o quarto

 

As estantes ou prateleiras nos quartos, tanto das crianças, quanto de jovens e adultos, são mais do que opcionais, são necessárias.

As suas utilizações são variadas, desde meramente decorativas até espaços de armazenamento de vários elementos (roupa de cama, livros, etc.)

Nesse cômodo, qualquer tipo de prateleira fica perfeito. Você só precisa analisar as suas necessidades e também as possibilidades oferecidas pelo espaço.

O que funciona muito bem nos quartos são estantes com diversas prateleiras.  Especialmente se você vai colocar alguns objetos como uma exposição.

As estantes embutidas também são úteis para os quartos, especialmente se você quiser ou precisar de um pequeno espaço para trabalhar.

Uma ideia muito original é fazer uma estante embutida como cabeceira da cama.

Nos quartos das crianças, as prateleiras de parede do tipo expositor são perfeitas para os seus livros favoritos.

No entanto, certifique-se de que a prateleira é segura e estará na altura da criança.

Se for uma prateleira independente, é preferível que ela fique presa à parede. Dessa forma, não cairá sobre as crianças.

Conclusão

Como você pode ver, as estantes ou as prateleiras são fáceis de incorporar na decoração da nossa casa.

Basta ter bem claro as nossas necessidades, ou seja, o que precisamos armazenar, se o que queremos colocar é muito pesado e as possibilidades que o espaço nos dá.

Esses dados são necessários e suficientes para escolher a estante adequada.

Na próxima vez em que você se perguntar onde colocar a estante ou a prateleira, você já sabe. Onde você preferir!