Janelas grandes para ter mais luz natural

21 de outubro de 2019
Você está pensando em incluir janelas grandes na sua casa? Neste artigo, falaremos um pouco sobre como escolher as janelas ideais.

Se você está pensando em instalar janelas grandes na sua casa, tudo dependerá, em primeiro lugar, do seu estilo. Você deverá levar em conta uma série de fatores antes de escolher as suas janelas e seus acessórios.

A luz natural que entra em casa é essencial para economizar energia. Além disso, se morarmos longe da cidade, poderemos apreciar uma bela paisagem e aproveitar a luz natural durante o verão. No entanto, você deverá levar em consideração alguns fatores, as vantagens e desvantagens de instalar janelas grandes na sua casa ou apartamento.

Tipos de janelas grandes

Há uma grande variedade de janelas que você poderá instalar na sua casa ou apartamento. Como já mencionamos, tudo dependerá diretamente do estilo da sua casa. Ou seja, se ela é moderna, clássica, rústica ou minimalista, por exemplo.

Além disso, o tamanho das janelas que você deseja incluir, o tipo de material e as suas molduras também dependerão do estilo da sua casa. Para emoldurá-las, o ideal é escolher um material como o PVC ou o alumínio, já que eles são os mais baratos. Emoldurá-las com madeira, por exemplo, será muito mais caro.

Fazendo as vezes de parede ou no teto

Há alguns tipos que ocupam a parede inteira, nas quais, elas são as protagonistas da superfície, já que a substituem. Esta alternativa é muito interessante para as casas longe da cidade, pois você sentirá a natureza dentro da sua própria casa.

janelas que ocupam a parede inteira

Você também poderá incluir uma janela grande em uma parte do telhado da sua casa. Esta será uma ótima oportunidade para aproveitar o céu estrelado durante a noite.

Portas de correr

A maioria delas tem uma porta em uma das extremidades ou são compostas de portas de correr. Este tipo de janela é ideal para pisos térreos e para ter contato direto com um belo pátio exterior. Se você tiver um jardim grande, um terraço ou um pátio com piscina, ter janelas com portas de correr pode ser a opção ideal.

Janelas de canto

As janelas podem encontrar o seu lugar em um canto do andar térreo. Instalar janelas grandes na horizontal e em um canto será ideal para a sua cozinha, por exemplo.

Combine com cores claras

Como as janelas grandes permitirão a entrada de uma maior quantidade de luz natural, você também deverá levar em consideração as cores do interior da sua casa. Se você decorar com cores claras, como branco, gelo, cinza claro ou bege, aumentará a iluminação, pois elas a acentuarão. Utilize cores claras nas suas paredes, pisos e móveis para, dessa forma, ter grandes quantidades de luz durante o ano todo.

Desvantagens das janelas grandes

Como as janelas grandes proporcionam uma grande quantidade de luz natural para os seus espaços, você deverá considerar alguns fatores importantes.

Inclua cortinas

As suas janelas certamente serão muito úteis para economizar energia durante o dia. Mas se você não for cuidadoso e não regular a quantidade de luz que entra, isso pode causar problemas. Você deve ter um cuidado especial principalmente no verão, em dias de calor intenso. Inclua grandes cortinas resistentes (se tiverem uma camada refletora, melhor ainda) e toldos do lado de fora. Desta forma, você evitará gerar um efeito estufa.

Além disso, se você não tiver cortinas para se proteger do frio ou do calor intenso, gastará mais energia com aparelhos elétricos como o aquecedor e o ar-condicionado. Por outro lado, você também poderá querer um pouco de privacidade e intimidade na sua casa.

Limpe com frequência

Limpe as janelas com frequência

Devido à grande superfície de vidro que você colocará nas suas janelas, deverá ter muito cuidado e limpar com frequência. Assim, poderá aproveitar as janelas com mais conforto. Se você não puder fazer uma limpeza profunda e frequente, instalar essas janelas na sua casa não será uma boa ideia.

Assim, como você pode ver, considere vários fatores ao escolher janelas grandes para a sua casa. Se o seu objetivo principal é a entrada de luz natural durante o dia, inclua as cortinas ou toldos correspondentes.

Além disso, lembre-se de levar em conta a estética da sua casa, as molduras e o tipo de vidro que será instalado. E, acima de tudo, aproveite a paisagem e o belo pôr do sol que você poderá contemplar com a sua família e com as visitas.