4 ideias para uma reforma integral da cozinha

· 28 de janeiro de 2019
Continue lendo e encontre ideias para reformar a sua cozinha, seja qual for o seu orçamento.

Se você está pensando em fazer uma reforma integral da cozinha é normal que não saiba por onde começar. Antes que você entre em pânico, daremos várias ideias para que você possa decidir como quer que seja a sua nova cozinha.

As ideias para uma reforma integral da cozinha, que apresentaremos a seguir, dependem do seu orçamento e do tamanho da cozinha. Certamente mais de uma sugestão se adaptará ao que você busca. A seguir, apresentaremos diferentes ideias.

Cozinha de microcimento

O microcimento é um material que está se tornando cada vez mais popular. Use-o em qualquer parte da casa, uma vez ele pode ser facilmente aplicado sobre qualquer material, exceto a madeira. Outra vantagem que esse material apresenta é que não é preciso fazer obras, porque é aplicado em camadas na superfície que você deseja cobrir.

Cozinha de microcimento

Além disso, este material é especialmente indicado para as cozinhas, pois é impermeável e resistente a manchas. Por isso é muito higiênico na hora de cozinhar e de limpar. Você deverá decidir onde aplicá-lo, se quer cobrir somente as paredes e os pilares, ou também o piso e as bancadas.  Este material versátil cria a sensação de continuidade quando aplicado nas paredes e no piso ao mesmo tempo.

Quanto a combinar ou não com a sua cozinha, não tem nenhum problema. O microcimento está disponível em uma ampla gama de cores. Assim, você certamente encontrará uma cor perfeita para a sua cozinha. As cores mais comuns são cinza, tons de terra e branco.

O preço do microcimento varia de acordo com a quantidade a ser aplicada. De modo geral, pode-se dizer que ele varia entre 150 a 400 reais por metro quadrado. Levando em consideração a resistência e a durabilidade, ele é um material que você deve considerar para uma reforma geral da cozinha.

Piso de vinil

Até alguns anos atrás, o piso de vinil era encontrado somente nas casas de pessoas com menos recursos financeiros. Ele era visto como um elemento de baixa qualidade e dava a impressão de que quem instalava esse tipo de piso em sua casa o fazia porque não podia pagar por um piso de cerâmica.

Atualmente, percebe-se que o vinil mudou muito e já pode ser encontrado em todos os tipos de casa. O seu acabamento e resistência são muito superiores e por isso ganhou muitos adeptos, até se transformar em uma tendência.

Piso de vinil

As principais vantagens da utilização do piso de vinil são:

  • É fácil de instalar. Não é preciso remover o piso da cozinha porque o vinil pode ser aplicado por cima do piso existente, o que facilita a instalação.
  • Ampla variedade de cores e de estampas. O vinil é um material que oferece muitas possibilidades em relação às cores. Você encontrará desde os mais clássicos até estampas mais ousadas.
  • Fácil de limpar. Um pano úmido ou uma escova são suficientes para que as manchas desapareçam.
  • Variedade de preço. Seja qual for o seu orçamento, certamente há um tipo de vinil que cabe no seu bolso.

Ilhas de cozinha

Ilhas de cozinha

Se a sua cozinha é grande, instalar uma ilha de cozinha será um sucesso. Você poderá aproveitar ao máximo o espaço e cozinhar de maneira muito mais confortável. As ilhas de cozinha podem ter diferentes designs e, por isso, você precisará escolher uma que se adapte ao espaço. Alguns deles são:

  • Ilha de cozinha com banquetas. A ilha assume a função de bancada e, além disso, conta com várias banquetas para as refeições. Por um lado, serve como mesa de cozinha típica e, por outro lado, permite que os utensílios de cozinha sejam armazenados nas grandes gavetas localizadas na parte inferior.
  • Ilha de cozinha com placa vitrocerâmica. Muitas vezes quase não temos bancada livre para cozinhar entre a vitrocerâmica, o micro-ondas e os demais eletrodomésticos. Para que isso não ocorra podemos instalar uma ilha e colocar ali a vitrocerâmica. Assim a bancada terá mais espaço livre.

Reforma integral da cozinha: os azulejos

Os azulejos são um exemplo de que as modas voltam. Você pode colocar azulejos em toda a cozinha ou somente na frente da bancada.  Eles são uma boa opção porque além de decorar, são fáceis de limpar. As cozinhas são um lugar da casa no qual é inevitável que a gordura se acumule e as paredes se sujam facilmente. Por isso instalar azulejos é uma boa opção.

Reforma geral da cozinha: azulejos

Você pode encontrar azulejos de diferentes tamanhos, cores e acabamentos. Combine diferentes tipos e crie divisórias com eles. Aqui você pode encontrar várias ideias que você pode anotar e usar e usar como inspiração para a reforma geral da sua cozinha.