Ideias para montar um cinema em casa

· 13 de agosto de 2018
Cada vez mais pessoas querem montar um cinema em casa, mas é preciso saber como fazê-lo corretamente. Hoje lhe daremos algumas dicas para ter o melhor cinema em casa!

Todos nós gostaríamos de ter um cinema em casa onde poderíamos fazer maratonas de filmes aos domingos com nossos amigos e familiares.

Afinal, para os amantes do cinema, uma simples tela de TV, por maior que ela seja, não é suficiente. Ou seja, o cinema em casa é um conceito que vai muito além e acaba sendo inseparável de elementos como um bom sistema de som e uma boa tela.

Entretanto, montar um cinema em casa não é tão difícil, só é preciso considerar alguns elementos que listaremos aqui.

No artigo de hoje daremos algumas dicas básicas para que você tenha um verdadeiro cinema em casa.

O que eu preciso para montar um cinema em casa?

A seguir, falaremos sobre todos os elementos importantes para começar a montar seu cinema em casa e, também, de alguns aspectos que se deve levar em conta para que tudo fique perfeito.

A tela

Certamente, o que diferencia a experiência de assistir um filme em um cinema de vê-lo na sala de casa é a diferença entre as telas.

Desse modo, por maior que seja a tela da sua TV, ela não se compara, nem em qualidade e nem em detalhes, com uma tela de cinema.

Obviamente, você precisa escolher o tamanho de tela adequado para o local onde irá colocá-la.

Existem vários tipos de telas, aqui falaremos um pouco sobre eles:

  • Lençol branco: sim, um lençol branco pode ser a tela do seu cinema caseiro. Porém, essa não é a opção ideal, já que ele pode ter algumas pequenas rugas, impedindo que a imagem do seu filme tenha uma boa qualidade.
  • Monitores com pés: uma das opções mais baratas do mercado. Podem ser utilizados para fazer apresentações, mas também são ótimos como telas de cinema.
  • Tela fixada na parede: usadas única e exclusivamente para assistir filmes. Ficam fixadas na parede.
  • Tela enrolável: essa é outra das opções mais econômicas. Uma base fica fixada na parede, assim, desenrolamos a tela quando queremos assistir um filme e a enrolamos novamente quando terminamos.
  • Tela automatizada: iguais as telas enroláveis, a única diferença é que podem ser controladas através de um controle remoto. São muito mais cômodas e práticas.
  • Uma parede: uma parede completamente branca e lisa também pode servir como tela para um cinema caseiro. No entanto, é menos recomendada, pois é muito difícil ter uma parede assim em casa.
tipos de tela

O projetor

Além disso, o projetor é uma peça fundamental para um cinema em casa, tendo em vista que, sem ele, não há filme. Atualmente, existe uma grande variedade de tipos e de preços. Portanto, há um projetor para todos os tipos de orçamento.

Existem projetores em 3D para que você possa desfrutar o máximo dos filmes.

Porém, se você gosta de artesanato e projetos DIY, encontramos na internet vários tutoriais sobre “como fazer o seu projetor caseiro”.

projetores 3d

Equipamento de som

Mas, o que seria de um cinema sem um bom som? Nada. Isso porque o som é extremamente importante para a indústria do cinema, já que é através dele que o diretor consegue prender a nossa atenção na história.

Nesse sentido, a imersão no filme não será tão boa se você não possuir um bom equipamento de som para o seu cinema em casa.

De modo, que o melhor sistema de som para um cinema caseiro é o 7.1. Ele é um sistema de som muito realista e profissional.

Além disso, assim como acontece com os projetores, existem muitas opções, para todos os tipos de orçamentos.

som 7.1

Onde coloco o meu cinema?

Sem dúvida, essa pergunta é muito fácil de responder já que em uma casa existem somente dois lugares onde um cinema é uma ideia genial.

De um lado, a sala de estar, do outro, um espaço destinado apenas para o cinema.

Além disso, há também uma terceira possibilidade: você pode usar a sua garagem ou o sótão.

Mas, se a sua única opção é colocar o seu cinema na sala, certamente ambos os equipamentos terão que ser alocados sem que eles fiquem fixados. Portanto, ao invés de escolher uma tela fixa, é melhor opção é uma das telas enroláveis.

Últimas dicas

móveis para um cinema em casa

Para que o seu cinema em casa fique perfeito, não esqueça de prestar atenção nessas últimas dicas.

Iluminação

Antes de tudo, é essencial que a sala esteja completamente escura, para haver uma boa qualidade de imagem. Não basta apenas fechar as cortinas.

Portanto, se o seu cinema caseiro estiver em um lugar especialmente destinado a ele, aconselhamos que você pinte as paredes com alguma cor escura.

Se, do contrário, o seu cinema estiver na sala ou em algum outro cômodo, é fundamental que coloque nas janelas, cortinas que ofereçam uma escuridão total.

Os móveis

Por fim, um bom sofá ou uma boa poltrona, onde se possa assistir um filme de forma confortável, é essencial para um bom cinema caseiro.

Atualmente, existem muitas cadeiras que simulam as poltronas das salas de cinemas comerciais, com porta-copos e função reclinável. Um sofá normal também serve, mas é preciso fazer uma boa escolha.