Como escolher a bancada de uma cozinha?

3 de junho de 2019
Antes de comprar a bancada de uma cozinha, você deve conhecer os diferentes materiais com os quais ela é feita e quais as vantagens de cada um.

A bancada de uma cozinha é fundamental, não só em termos de uso, mas também de decoração. Por esse motivo, devemos prestar muita atenção ao comprá-la.

Tudo dependerá dos nossos gostos, do estilo da cozinha e até mesmo de quanto tempo temos para limpá-la. Neste artigo, falaremos mais sobre isso.

O que considerar na hora de comprar uma bancada de cozinha?

materiais para bancada de cozinha

Escolher uma bancada de cozinha não é algo que devemos fazer sem pensar. A decisão pode ser muito difícil de ser tomada! O motivo, obviamente, é porque influencia o design e a estética. Além disso, o orçamento também é importante e, claro, o seu uso subsequente.

A bancada deve ser muito resistente para suportar mudanças de temperatura e peso. E, além disso, atender à estética específica do estilo que queremos dar à cozinha.

Um ambiente rústico não é o mesmo do que um moderno, por exemplo. Dessa forma, antes de comprar a bancada de uma cozinha, você deve levar em conta algumas considerações importantes.

  • Você terá tempo para a limpeza ou prefere uma bancada que não requeira muita manutenção?
  • Você está procurando uma bancada que não fique com marcas ou arranhões, ou prefere uma resistente a altas temperaturas?
  • Você usa o forno com frequência ou cozinha com alimentos que soltam cor ou suco?
  • Você pensa mais sobre o design ou na funcionalidade de uma bancada de cozinha?

Esta última pergunta é talvez a mais interessante de responder. Ao escolher a bancada, muitos se baseiam na decoração e na cor porque não usam muito a cozinha. No entanto, outros se baseiam em termos de durabilidade e uso, pois preparam a comida diariamente.

No caso de você ter filhos, recomendamos que escolha um material que seja fácil de limpar e não precise de muita manutenção, como por exemplo, um laminado.

Antes de comprar uma bancada de cozinha, reflita sobre as suas expectativas em relação a propriedades e durabilidade. Portanto, você deve escolher um material que se adapte aos seus gostos e preferências. E lembre-se de que essa peça de mobília deve durar muito e precisa se adaptar à sua vida atual e futura.

Quais são os tipos de bancadas de cozinha?

Uma boa maneira de escolher uma bancada de cozinha é olhar para todas as opções disponíveis no mercado. Pode parecer uma tarefa chata, mas nem tanto. Os especialistas recomendam tocar em todas as bancadas antes de tomar a decisão. Por quê? Porque o tato é um melhor conselheiro do que a visão nesse caso.

Se você for à loja sem saber nada sobre as bancadas, a escolha será mais difícil. Portanto, recomendamos que você conheça algumas propriedades básicas de cada material.

1. Laminado

bancada de cozinha

Bancada laminada/ leroymerlin.es

As bancadas laminadas são aquelas que são fabricadas em uma base sólida na qual um material plástico foi fixado. Atualmente, há muitas opções de acabamento em termos de cores e padrões. Dessa forma, pode-se dizer que é um produto personalizado.

O seu ponto fraco é que elas podem filtrar a umidade se não estiverem instaladas corretamente. Portanto, é necessário garantir que a água não se acumule na união entre móveis e paredes. Por outro lado, um ponto positivo é que elas têm uma excelente relação qualidade/preço.

2. Madeira

decoração com tijolos e madeira

Não há dúvida de que uma bancada de madeira é mais bonita, mas o problema é que requer um certo cuidado com a manutenção: envernizamento, escovação e lixamento com certa periodicidade.

Além disso, as bancadas de madeira são vulneráveis ​​à umidade, podem ser facilmente manchadas e marcadas com golpes ou cortes. E elas não são muito baratas, pois para que a madeira dure mais tempo você precisa comprar peças mais grossas.

3. Quartzo

decoração branca

Para criar esta bancada, as partículas naturais de quartzo são misturadas com resina de poliéster. O resultado é um aglomerado muito forte e resistente. É fácil de limpar e é vendida em várias cores.

4. Bancada de cozinha de mármore ou granito

cozinha decorada

Os materiais de pedra são os mais usados ​​para bancadas de cozinha. As suas principais vantagens são a durabilidade e longevidade.

Embora as cores cinza ou preta sejam mais usadas, a verdade é que podemos encontrar diferentes tons. O acabamento pode ser polido (liso) ou bruto (áspero) e ambos são muito fáceis de limpar.

A parte negativa sobre uma bancada de cozinha de mármore é que ela é muito pesada e difícil de transportar ou manipular. Se você tem uma cozinha em L, provavelmente terá que comprar duas bancadas separadas e depois juntá-las.

Nós também podemos escolher uma bancada de aço inoxidável, cuja principal característica é a durabilidade. Ela resiste a choques, altas temperaturas e umidade.