Alpendres de madeira de estilo rústico

27 de fevereiro de 2019
A decoração da casa não está somente nos interiores, mas também nos exteriores. O alpendre é um outro espaço interessante que pode ser aproveitado, se for espaçoso, amplo e com um estilo rústico.

No artigo a seguir, mostraremos algumas ideias de alpendres de madeira de estilo rústico, um recurso muito interessante para que a sua casa tenha uma aparência original e inovadora, seja de frente para a rua ou para o jardim.

No fundo, o alpendre é uma extensão da casa, podendo ser fechado ou aberto. Ele é considerado uma expansão para o exterior, tentando ampliar a casa e ter um local para o lazer; isto é, um pequeno espaço para o relaxamento.

O número de possibilidades oferecidas por um alpendre é infinito. Desde uma horta até um observatório astronômico ou até mesmo um lugar para festas. Qualquer ideia que você possa ter pode se tornar realidade em um espaço como este.

Por que ter um alpendre?

 possibilidades oferecidas por um alpendre

Um alpendre lhe dará a liberdade de entrar em contato com o exterior sem sair de casa. Em outras palavras, ele é uma porta de entrada ou saída que facilita a conexão direta com a rua ou com o jardim.

A luz natural será o principal expoente que estará presente no alpendre. Durante o dia todo, você poderá apreciar o ar fresco e uma iluminação que permitem que você se relacione de uma forma direta com o ambiente ao redor da sua casa.

No entanto, há uma outra opção, que é fechar o alpendre com janelas ou cortinas. Tudo depende do tipo de ambiente que você queira trabalhar nele. De fato, o vidro é ótimo para os períodos de inverno.

A decoração da sua casa não está somente nos interiores, ela também poderá ser feita nos exteriores.

Características dos alpendres de madeira de estilo rústico

 Características dos alpendres de madeira de estilo rústico

Quais são as características fundamentais que os alpendres de madeira de estilo rústico devem ter? A primeira coisa que devemos levar em conta é que ele ficará distante de qualquer ambiente clássico ou elegante, promovendo uma ideia mais informal e livre.

  • A madeira será o principal material para realizar a construção. Tanto as colunas quanto as próprias vigas são uma estrutura resistente que está em sintonia com o estilo da casa.
  • É importante que a forma seja horizontal em direção ao exterior, com um telhado oblíquo preso à parede da casa. Além disso, também existe a possibilidade de fazer um telhado de duas águas.
  • É possível utilizar um telhado com telhas, simulando a estética das casas do interior (área rural). De qualquer forma, é importante utilizar o sistema onduline, para evitar infiltrações e goteiras. O formato é bastante simples e não requer uma infraestrutura muito sofisticada.

Tipos de piso

 Tipos de piso

Através do piso, tentaremos manter uma harmonia estética dentro dos alpendres de madeira. É interessante que não existam contrastes fortes, mas sim uma relação e diálogo, bem como, acima de tudo, que exista um estilo rústico que predomine.

  • Caso você queira um piso fácil de limpar, resistente e que fique bonito, o piso frio é a melhor opção. Além disso, é melhor evitar a grama neste local: é preferível deixá-la para o jardim, já que o alpendre terá um maior trânsito de pessoas.
  • A cor dos ladrilhos deve ser amarronzada: marrom, grená, bege, etc. Qualquer um desses tons pode ser uma boa opção; eles podem até mesmo ter desenhos superficiais.
  • Outra opção é que ele seja de madeira. Esteticamente, fica muito bonito, mas por estar nos exteriores, ele poderá sofrer muito: se desgastará com o tempo e as condições climáticas não o favorecem.

Fechamento para proteger do exterior

Fechamento para proteger do exterior

Alpendre de madeira / proyectosecharri.com

Se você quer aproveitar o alpendre ao longo do ano inteiro, a melhor solução é fechá-lo com vidro ou com portas com grandes janelas que permitam a entrada de luz natural. Esta é uma outra maneira de aproveitar a sua casa.

Neste caso, é interessante que sejam painéis grandes, como se fossem portas de correr, para que possam ser abertos e fechados facilmente. O objetivo principal é protegê-lo do exterior; dessa forma, se você quiser usá-lo no inverno, é possível aquecer o alpendre e aproveitá-lo até mesmo à noite.

Portanto, são muitas opções. Qualquer fórmula poderá ficar bem, de maneira que você poderá aproveitar durante o ano inteiro um espaço que, às vezes, é desperdiçado, principalmente se você tiver um jardim.