Problemas de umidade nas paredes: como resolver

· 28 de dezembro de 2018
A umidade nas paredes não apenas deteriora a pintura e a estrutura, mas também pode levar ao aparecimento de alergias e doenças. Descubra como resolver esse problema.

Os problemas de umidade nas paredes podem causar dores de cabeça por vários motivos. Em primeiro lugar, são a razão pela qual a pintura se deteriora; por outro lado, causam manchas de mofo antiestéticas ​​e odores desagradáveis ​​que afetam a qualidade do ar.

Embora só apareçam em certas áreas da casa, é essencial descobrir de onde vêm. Quando não são tomadas medidas para resolvê-los, podem afetar significativamente as estruturas e, além disso, se tornar um gatilho para alergias e doenças.

Por que a umidade é produzida nas paredes? O que deve ser feito para eliminá-la? Sabemos que é uma situação muito comum nos lares. Por esse motivo, a seguir, falaremos sobre as suas principais causas e alguns métodos para eliminar ou atenuar os seus efeitos.

Causas da umidade nas paredes

A maioria das pessoas acredita que a umidade nas paredes sempre vem de fora. No entanto, esta não é a única razão. Existem dois tipos de umidade que devem ser levadas em conta ao tentar resolver este problema: por infiltração e por condensação.

Problemas de umidade nas paredes: como resolver

1. Umidade por infiltração

A umidade por infiltração geralmente vem do exterior, mas também pode ter a sua origem no coração da casa. A mais frequente é a que vem de fora, geralmente devido à presença de rachaduras nas paredes ou problemas no telhado.

Sem tratamento adequado, esse tipo de umidade poderá afetar significativamente a estrutura da casa, colocando em risco a integridade física de quem a habita. De fato, além de danificar as paredes, danifica o chão e o teto.

2. Umidade por condensação

Este tipo de umidade é bastante comum nas casas, especialmente quando a sua estrutura é antiga. Muitos a ignoram ou não a entendem, porque acham que os problemas de mofo e umidade só têm origem em problemas externos.

Origina-se quando o vapor de água produzido dentro dos cômodos entra em contato com superfícies frias. Quando condensado, forma pequenas gotas de água que penetram nas estruturas, formando manchas de cor escura.

O vapor que produz essa forma de umidade geralmente acontece com frequência na cozinha ou no banheiro. No entanto, também poderá ocorrer em pátios e jardins com muita vegetação, sempre em áreas como paredes e tetos.

Como resolver os problemas de umidade nas paredes?

Para resolver os problemas de umidade nas paredes por infiltração, é necessário reparar os elementos de construção que apresentam rachaduras ou deterioração. Embora existam pinturas e produtos que a minimizem, geralmente não são suficientes para eliminá-la completamente.

Veremos a seguir outras recomendações para enfrentar o problema da umidade em casa:

Usar equipamentos para controlar a umidade

Desumidificador

Você não precisa ver os sinais de umidade para começar a agir contra este problema. Um dos métodos eficazes para evitá-lo é a instalação de sensores de umidade, que podem ser integrados em conjunto com um sistema de ar condicionado.

Esses elementos funcionam com uma tecnologia que detecta a umidade quando os seus níveis aumentam. Além disso, você poderá contar com um desumidificador que é ativado quando os níveis de umidade excedem o suportável.

Garantir a ventilação

Abrir as portas e janelas é uma maneira simples de combater a umidade nas paredes, especialmente quando é produzida por condensação. Essas ações simples são uma forma natural de ventilação que, entre outras coisas, permite a entrada de luz solar, o que ajudará a evaporar o excesso de água.

Instalar isolamentos

Os isolamentos são ideais para evitar que a umidade do exterior afete a estrutura interna da casa. Eles também são recomendados para evitar a perda de ar seco ou quente do ar condicionado, mantendo uma temperatura interna regular para evitar a condensação.

Existem muitos materiais isolantes no mercado para serem aplicados nas paredes. De fato, alguns não exigem instalação e podem ser aplicados fora da casa. Outras opções incluem tapetes ou latas.

Usar um revestimento adequado

As casas problemáticas devido à umidade exigem uma melhor escolha para o seu revestimento. Por isso, além de usar apenas uma demão de tinta, devemos garantir que ela contenha propriedades para evitar a umidade. Da mesma forma, você também poderá colocar bases de cerâmica para melhores resultados.

Reparar os danos nas paredes

Como resolver problemas de umidade nas paredes

Como já mencionamos, a chave para evitar o reaparecimento das manchas de umidade é reparar as paredes que apresentam rachaduras ou danos. Então, a primeira coisa a fazer é revestir e cobrir as paredes externas e internas que apresentam qualquer sinal de deterioração.

É importante inspecioná-las regularmente, substituindo o material que parecer deteriorado. Também é conveniente impermeabilizar as paredes internas como medida preventiva contra este problema.

Acabar com os vazamentos

Fique de olho! Em muitos casos, os problemas de umidade das paredes surgem devido a vazamentos nos encanamentos. Se um desses se rompe, a umidade poderá se espalhar ao longo das paredes. Nestes casos, é essencial contratar um especialista para resolver o vazamento com o material adequado.

Você tem esse problema em casa? Tente identificar a causa e determine qual é o melhor método para resolvê-lo. Se você tiver dúvidas, consulte um especialista.