Ideias para escolher móveis sem puxadores

· 18 de março de 2019
Os móveis sem puxadores são a última tendência em termos de designs modernos e minimalistas. Além disso, eles também têm muitas vantagens visuais e práticas. Eles ficam ótimos nos apartamentos urbanos!

As cozinhas modernas têm várias características que as diferenciam das cozinhas vintage ou antigas, mas uma das mais marcantes é que elas incluem móveis sem puxadores.

Neste artigo, daremos algumas recomendações e ideias para que você possa optar por este tipo de móvel para a sua cozinha, de forma que ela fique ultramoderna, ou até mesmo futurista.

Móveis sem puxadores: o ‘must’ das cozinhas modernas

Móveis sem puxadores: o must das cozinhas modernas

Dentre as últimas tendências na decoração de interiores, os móveis sem puxadores estão conseguindo cada vez mais seguidores. Trata-se de se desfazer, gradualmente, de todos aqueles elementos que sobrecarregam o ambiente e de torná-los funcionais para as nossas necessidades. Os móveis sem puxadores são perfeitos para os estilos modernos e minimalistas.

Se você gosta de puxadores, certamente já pensou em incluí-los na sua cozinha. Mas, talvez você tenha se perguntado: como eu farei para abrir as portas? Um sistema com fendas, que funcionam como puxadores, também é muito utilizado. Em alguns casos, eles vêm até mesmo com um mecanismo de ‘tocar e apertar’, o qual temos que pressionar levemente para que, como em um passe de mágica, as portas se abram.

Embora os dois sistemas (fenda e botão para pressionar) sejam funcionais e muito práticos, recomendamos o primeiro, já que ele geralmente é mais durável, confiável e confortável.

Mas tudo depende de cada pessoa, porque por exemplo, se você estiver com as mãos ocupadas e quiser guardar alguma coisa no móvel, seria melhor pressionar a porta para que ela se abrisse. Certamente, as preferências e a qualidade do produto serão os principais pontos a serem levados em conta antes de optar por estes móveis.

Os móveis sem puxadores são decorativos?

Dicas para comprar móveis de cozinha

Não podemos deixar de lado o fator estético dos móveis sem puxadores. Eles fornecem uma leveza visual bastante interessante; uma vez que o obstáculo dos botões ou qualquer outro elemento usado para abrir as portas desaparece.

Além disso, as cozinhas modernas são à prova de acidentes e pancadas. Quantas vezes você não acabou com um hematoma por ‘bater’ nos puxadores enquanto cozinhava ou passava pela cozinha? Para os que são mais desajeitados do que outros, não ter obstáculos é uma excelente notícia.

Outra vantagem dos móveis sem puxadores é que eles são muito mais fáceis de limpar. Não precisaremos nos preocupar porque algum cantinho ficou sujo! Os puxadores são um dos lugares menos higiênicos da cozinha toda, porque são os que mais estão em contato com as nossas mãos.

Por isso, dessa forma, você poderá se esquecer da limpeza exaustiva de um local específico ou perceber que gordura ou sujeira se acumularam ao redor do puxador.

Como desvantagem, podemos dizer que esse tipo de móvel tende a ser mais caro do que o tradicional; já que o seu mecanismo de abertura requer um sistema especial, ou porque ele é feito com outros materiais.

Dicas para comprar móveis sem puxadores

Se você gostou da ideia de ter uma cozinha com móveis sem puxadores, é hora de escolher a melhor opção para você.

1. Qualidade

Os móveis de cozinha podem ser muito decorativos

É essencial que você preste atenção à qualidade dos móveis de cozinha; principalmente porque a ideia é que eles durem muitos anos. Às vezes, nos enganamos pensando que gastar menos é a melhor opção; no entanto, como se diz popularmente, ‘o barato sai caro’.

Isso não significa que você deve gastar todo o orçamento em móveis sem puxadores, mas sim que você deve prestar muita atenção à qualidade que eles oferecem. Não se esqueça de que o uso contínuo poderá desgastar as dobradiças, ou fazer com que o sistema ‘push up’ se torne cada vez menos eficiente.

2. Materiais

Podemos encontrar muitas opções no mercado

Hoje em dia, podemos encontrar muitas opções de materiais no mercado para fabricar móveis de cozinha; sejam eles com puxadores ou não. Mas, no caso dos designs modernos, algo que você deve levar em conta é o material escolhido: ele não deve deixar marcas de dedos na borda das portas.

3. Funcionalidade

Os móveis sem puxadores podem ser um pouco desconfortáveis no dia a dia

Finalmente, recomendamos que, para comprar móveis sem puxadores, você leve em consideração o uso que eles terão. Talvez eles pareçam bonitos de se ver, mas no dia a dia eles podem ser um pouco desconfortáveis. Pense em como será o seu relacionamento com as portas da cozinha; mas também se realmente o fato de não terem puxadores facilitará a sua vida.

As cozinhas modernas são muito bonitas; mas para algumas pessoas, elas parecem apenas um mostruário de revista de decoração. Ou, ao contrário, talvez seja a hora de ‘dizer adeus’ aos puxadores e dar uma oportunidade aos sistemas mais modernos.

Contreras Hernández, J. &, & Gracia Armaiz, M. (2005). Alimentación y cultura. Perspectivas antropológicas. In INVESTIGACION SOCIALES. https://doi.org/10.1016/j.apmr.2004.01.027