5 dicas para escolher o tapete ideal para a sua casa

5 de novembro de 2019
Se você tem dúvidas na hora de escolher um tapete, leve em conta as dicas a seguir para fazer uma boa compra.

Escolher o tapete adequado pode ser uma tarefa aborrecida e complicada, mas não se preocupe. Com as nossas dicas, você conseguirá escolher o tapete ideal para a sua casa.

Normalmente, focamos a atenção em móveis ou paredes. Às vezes, nos esquecemos da importância que tem o chão e das possibilidades de decoração que ele nos oferece.

A seguir, apresentaremos uma série de dicas que podem ser úteis na hora de escolher o tapete ideal.

tapete enrolado no cesto

1. Tapete ideal: escolha qualidade e um bom estilo

Os países muçulmanos e orientais foram centros importantes de produção de tapetes ao longo da história. Deles, aprendemos as melhores técnicas.

Em geral, os tapetes persas, paquistaneses, caucasianos, indianos ou do Nepal obtiveram um grande renome internacional e ganharam os mercados.

No entanto, quais são os melhores para a nossa casa? Vejamos alguns exemplos de tapetes:

  • Persas: têm muito destaque social. São de grande qualidade, com desenhos curvilíneos e florais, de cores vivas e resistentes ao passar do tempo. Os mais indicados são os de seda.
  • Paquistaneses: qualidade no material, com um design mais geométrico, como é o tapete Jaldar, e com tons mais neutros.
  • Caucasianos: os denominados Kazak são perfeitos para todo tipo de decoração. Utilizam o algodão como matéria prima e a textura é muito suave.
  • Indianos: tradicionalmente, eram feitos com lã de ovelha ou com seda, seguindo o estilo hindu. Os motivos decorativos têm uma clara inspiração persa. No entanto, destacam-se por uma paleta cromática em tons terrosos.
  • Afegãos: confeccionados em seda, geralmente têm tons avermelhados, com formas curvas, linhas muito dinâmicas e simetria perfeita.
  • Nepalense: de tamanho reduzido, geralmente tem motivos lineares mais modernos, eliminando as geometrias e com várias cores: azul, branco, cinza, cores quentes, etc.
tapete persa

2. Escolher o tapete ideal: materiais

É preferível gastar mais dinheiro em um material resistente do que gastar pouco com um tapete que vai se desgastar a curto prazo. Por isso, na hora de escolher o tapete ideal, devemos evitar preços baixos, já que geralmente estão associados a uma qualidade inferior.

A lã, a seda e o algodão são materiais muito comuns nos melhores tapetes do mercado. A textura é incrível e nossos pés agradecem a sua comodidade.

Se você procura um material que seja isolante do frio e do calor, a lã ou a moqueta é o que você precisa na hora de escolher o tapete certo. Seja qual for a época, o contato com o tapete será gratificante.

Por outro lado, se o que você realmente busca é um tapete com resistência a manchas e fácil de limpar, aqueles feitos de fibras naturais são uma boa escolha.

Os tapetes de fibras naturais têm um formato mais moderno e se encaixam muito bem em casas contemporâneas. Além disso, se o tapete vai ser muito utilizado no dia a dia, esse material aguenta o passar do tempo.

Invista em qualidade e isso será muito lucrativo.

tapete para sala

3. Tamanho: qual é melhor?

Se você está em dúvida entre um tapete grande ou pequeno, saiba exatamente onde pretende colocá-lo, seja na sala, quarto ou corredor.

Para a sala, é recomendável um tapete maior, que fique debaixo da mesa central e encostando no sofá. A sua localização atrairá olhares, por isso ele não pode ser muito pequeno.

Caso a sala tenha mesa para refeições, podemos colocar debaixo dela um tapete que seja de um tamanho menor que o anterior. Para isso, é recomendável escolher um de fibras naturais.

Quanto ao quarto, a localização certa é junto à cama. As dimensões não devem ser muito grandes. O melhor é que seja de um tamanho proporcional à cama.

Outros lugares para colocar tapete? No hall de entrada, você poderá colocar um tapete persa que atraia as atenções dos convidados e traga boas sensações.

E no corredor? É um bom lugar para ter um tapete comprido. Ele precisa ser resistente, já que estará em um local transitado diariamente.

escolher o tapete ideal para o quarto

4. Cor e intensidade

A cor atrairá o nosso olhar. Quais são as cores mais comuns para tapetes? Vamos dar alguns exemplos:

  • Vermelho: é preferível que não seja muito intenso, e sim mais apagado.
  • Bordô: encaixa perfeitamente com os móveis.
  • Quentes/terrosos: qualquer um desses tons pode ser uma boa escolha.
  • Azul-escuro: é melhor não utilizar tons de azul-claro.
  • Bege: tons mais atrevidos, mas com caráter natural.
escolher o tapete ideal para o banheiro

5. O que devo considerar antes de comprar o tapete ideal?

É provável que você encontre na internet muitas lojas para comprar os seus tapetes. Mas é recomendável que, antes de escolher, você analise bem. Antes de tudo, a loja precisa oferecer garantia de qualidade. É bom poder apalpar e sentir a sua textura. Não confie apenas em fotografias da internet.

Além disso, a loja também tem que oferecer todo tipo de informação. Tenha certeza, principalmente, de que o tapete pode ser limpo com facilidade e que não se deteriore ao longo do tempo.

Por fim, analise o custo-benefício e pesquise as melhores marcas para escolher o tapete ideal.