Como guardar os sapatos adequadamente

31 de outubro de 2019
Além da maneira de organizá-los, existe uma forma de guardar os sapatos adequadamente, para que eles fiquem bem conservados. Mostraremos como isso pode ser feito para que você possa aproveitá-los por mais tempo.

Confesse! Eles são o seu ponto fraco e você já não sabe mais o que fazer com eles. Já tentou de tudo, mas eles ainda estão em todos os cantos da sua casa, guardados em caixas, sacolas ou jogados de qualquer jeito. Hoje aprenderemos a guardar os sapatos adequadamente, mas avisamos desde já que isso exigirá um pouco de sacrifício.

Aprendendo com os erros

mais alguns truques para guardar os sapatos adequadamente

Para corrigir os maus tratos que damos aos nossos sapatos, primeiramente devemos reconhecer alguns dos erros mais comuns.

  • Limpeza: nunca guarde sapatos sujos. Antes de colocá-los no lugar, passe um pano e remova qualquer mancha ou sujeira, e não se esqueça dos saltos e das solas. Veja estes truques para limpar os seus sapatos.
  • Homogeneidade: é melhor escolher caixas específicas para guardar os sapatos adequadamente. Devem ser todas iguais para que você possa empilhá-las facilmente.
  • Onde eles são guardados? Não, não é qualquer lugar que serve para guardar os sapatos, pois a umidade pode danificá-los irreparavelmente. Eles precisam estar em um local limpo e seco para ficarem bem conservados.

Seleção natural

guardar os sapatos adequadamente

Para guardar os sapatos adequadamente, primeiramente devemos revisar o que temos e, sim, avisamos desde já que certamente você precisará se desfazer de mais de um par.

Pegue todos os sapatos que você tem em casa, todos os que você usa e também os que não usa, e então comece a descartar aqueles que não usou no último ano, sem contar aqueles que são para ocasiões especiais, como os sapatos de festa.

Quanto ao restante, é hora de jogá-los fora, se estiverem velhos, ou de doá-los… Esqueça-se deles, você nunca os usa. Lembre-se de que é necessário deixar o velho partir para que haja espaço para o novo.

Façamos planos para os seus sapatos

ideias para guardar os sapatos adequadamente

Agora que você ficou com aqueles que você realmente usa, conte quantos eles são e verifique o espaço que tem para guardá-los. Lembre-se de que cada par ocupa aproximadamente 21 cm de largura.

Existem muitas ideias para armazenar os sapatos que já mostramos em artigos anteriores. Não importa a forma que você vai escolher, o que queremos nesta ocasião é ajudar a conservá-los e a guardá-los da maneira que eles merecem.

Independentemente de optar por colocar prateleiras no armário, fabricar a própria sapateira ou comprar um móvel específico para eles, o mais importante é que você considere que cada modelo precisa de um espaço diferente. Por exemplo: você sabia que a melhor maneira de guardar as botas é deixá-las penduradas?

Algumas ideias para guardar os sapatos adequadamente

guardar os sapatos adequadamente

Sapateiras Suspensas / aliexpress.com

O hall de entrada é um dos melhores lugares para colocar os sapatos, já que irá tirá-los assim que entrar pela porta. Se não couberem todos, você poderá deixar aqueles que serão usados com maior frequência.

Também poderá aproveitar para colocar uma sapateira nas áreas de passagem, como o corredor, a área debaixo da escada, embaixo da cama…

Se você tiver pouco espaço, as gavetas também serão uma boa alternativa para guardar os sapatos adequadamente, ainda mais se colocar divisórias dentro delas para que eles não se movam e se encaixem melhor.

Mais alguns truques para guardar os sapatos adequadamente

armário organizado

Sapateira suspensa na porta / guardarzapatos.com

  • Se for colocá-los em caixas, uma ótima ideia é tirar uma foto e colá-la do lado de fora para que, dessa forma, você saiba o que há dentro de cada uma, sem precisar abri-las.
  • Se for montar um armário especialmente para sapatos, sugerimos que, na parte de cima, você guarde os pares de uso ocasional, como os de festa, por exemplo. Em seguida, coloque aqueles que você usa com frequência, mas que são de outra estação e, na prateleira de baixo, coloque aqueles que estiver usando no momento.
  • Nesse caso, considere os diferentes modelos de sapato que você pode ter e deixe espaços maiores para alguns deles e espaços menores para sandálias, por exemplo. Uma área com cabides para pendurar as botas também seria uma boa ideia.
  • Use caixas iguais e empilháveis, fechadas para evitar maus odores e, de preferência, com janelas.
  • Já falamos sobre o porquê de não entrar com os sapatos em casa, por isso sempre recomendaremos que você coloque uma sapateira na entrada, já que isso é algo higiênico e prático.
  • Para os sapatos especiais, guarde-os em sacos para que que evitem arranhões e poeira e os coloque em suas devidas caixas. Coloque um suporte ou jornais para que eles não se deformem.

Com essas ideias para guardar os sapatos, eles ficarão bem conservados e você também aprenderá a otimizar cada cantinho da sua casa.