Dicas para decorar o hall de entrada da sua casa
O hall de entrada é a parte da casa que fica logo depois da porta. Dele, chega-se ao restante dos cômodos. A maneira que escolhermos para decorar o hall de entrada afetará a percepção sobre o restante da casa.
Para decorar o hall, precisamos entender que, antes de tudo, ele é o lugar onde nos preparamos para entrar e sair da casa. É onde deixamos as cartas, as chaves, o guarda-chuva… Por isso, é um espaço muito utilizado.
É curioso que, nos países asiáticos, existe o costume de tirar os sapatos antes de entrar na casa. Esse costume chegou aos países nórdicos como Noruega, Suécia e Dinamarca. Além disso, muitas pessoas em outros países do mundo, inclusive no Brasil, adotaram essa tradição.
Objetos que não podem faltar na hora de decorar o hall de entrada
Vamos nomear uma série de objetos que, mesmo com pequenas variações, são fáceis de encontrar. É claro que você não precisa colocar todos. Isso dependerá do tamanho do espaço e do seu gosto pessoal:
- Espelho.
- Tapetes.
- Cabides.
- Porta guarda-chuva.
- Cômoda.
- Banco.
- Estante
Alguns conselhos sobre como decorar o hall de entrada
- O hall deve ser um espaço com identidade, sempre fiel ao nosso gosto e estilo.
- Como é a primeira área que vemos ao entrar em uma casa, é o que nos trará a primeira impressão sobre ela.
- Se o espaço é muito pequeno, você pode colocar móveis que sejam pendurados na parede, para poder usar o espaço que fica entre esses móveis e deixar o chão para sapatos, caixas, etc.
- Lembre-se de que se você colocar menos móveis e objetos, o espaço parecerá mais amplo.
- Se você pintar as paredes do hall de branco, terá uma sensação de maior amplitude.
- Esses são espaços que geralmente não têm muita luz, por isso, é preciso buscar uma iluminação quente.
- Esse é um espaço pelo qual passamos todos os dias, por isso, devemos nos sentir cômodos nele. Não devemos considerá-lo apenas um local de passagem.
- Você pode colocar algum tipo de ambientador, incenso ou velas aromáticas, sempre suaves, como a baunilha, frutas do bosque, toranja…
Apesar de tudo, não devemos nos esquecer de que esse espaço deve ser, sobretudo, funcional.
Como decorar o hall de entrada segundo o Feng Shui
O Feng Shui é um antigo sistema filosófico chinês, de origem taoista.
O seu objetivo é melhorar as condições ambientais que promovem o bem-estar e a harmonia das energias que rodeiam a casa.
Essa disciplina nos ajuda a ver quais são as influências positivas e melhorar e redirecionar as negativas. Vejamos alguns conselhos para decorar o hall de entrada de acordo com o Feng Shui.
- Um espelho, de preferência com moldura, atrairá as energias positivas.
- É recomendável colocar na entrada da casa algo bonito, como por exemplo flores, velas, fotografias de familiares ou quadros.
- O hall deve receber a maior quantidade de luz natural possível, mesmo que isso seja complicado nesse tipo de espaço.
- Este é um lugar para deixar as preocupações, para poder estar tranquilo nos outros cômodos da casa. Por isso, é preciso colocar algum móvel para deixar a bolsa do trabalho ou as mochilas da escola.
- A porta deve abrir sem fazer barulho ou arrastar. Além disso, deve ser sólida, para garantirmos a sensação de proteção. Mesmo assim, deve deixar passar energias positivas. Por isso, deve ser “seletiva” com o que deixa passar ou não.
Mais algumas dicas para decorar o hall de entrada baseado no Feng Shui
- Se for possível, devemos evitar colocar espelhos, escadas, portas e janelas em frente à porta de acesso. Assim, não perdemos a sensação de acolhida e comodidade.
- As cores estão relacionadas com os elementos da natureza. No hall, devem predominar cores como azul e verde-claro, salmão, rosa-pálido, cinza ou branco. Elas ajudam a transmitir sensações e, nesse caso, com certeza precisamos de uma sensação de tranquilidade.
- Como exemplos de plantas, seguindo as recomendações do Feng Shui podemos colocar um lírio da paz que, além de decorar, purifica o ambiente.
- Você também pode colocar um bambu da sorte. Não confunda com o bambu comum. Segundo essa filosofia, os pedaços devem estar completamente retos para atrair sorte. Além disso, dependendo de quantos pedaços forem, afetará diferentes áreas da vida: saúde, amor, riqueza….
Como você pode ver, ter um hall de entrada bonito e ao mesmo tempo funcional não é tão difícil. Você só precisa prestar atenção no espaço disponível e analisar as possibilidades para decorar o hall da melhor maneira possível.