Ideias de sala de jogos para crianças

24 de julho de 2019
Dê uma olhada nessas ideias de sala de jogos para crianças. Além disso, combinar diversão e entretenimento com a aprendizagem é essencial.

Uma sala de jogos não é apenas um espaço onde as crianças se divertem e nos deixam descansar um pouco. Devemos conceber esse lugar da casa como muito mais do que isso. Trata-se de uma área de entretenimento, aprendizagem, estimulação e desenvolvimento da criatividade.

Para que você atinja todos esses objetivos, abaixo daremos uma série de ideias de sala de jogos. Portanto, se você incluir os elementos que apresentaremos, conseguirá que os seus filhos se desenvolvam da maneira correta, mantendo-os sempre entretidos.

É uma pena que as salas de jogos estejam sendo usadas cada vez menos pelas crianças. Ao mesmo tempo, telefones celulares, tablets e videogames estão ganhando terreno. No entanto, vale a pena fazer um esforço e voltar aos brinquedos habituais. Os benefícios serão muito maiores e mais adequados para a sua idade.

Ideias de sala de jogos para crianças: divida a sala em diferentes zonas

sala de jogos

Nós todos sabemos que as crianças ficam entediadas facilmente. Elas são pequenas e é normal que seja difícil manter a atenção no mesmo elemento por um bom tempo. É por isso que costumam passar mais tempo montando e desmontando brinquedos do que brincando com eles.

Uma maneira de acabar com este problema é dividir a sala de jogos em diferentes zonas. Dessa forma, tendo temas diferentes, eles podem trocar a atividade e permanecerem entretidos.

As diferentes zonas dependerão do gosto dos seus filhos. Algumas das opções mais comuns são: canto de leitura, área de quebra-cabeça, área de cozinha ou um baú com roupas para se fantasiar.

Jogos coletivos: muito mais divertidos

salas de jogos

Qualquer sala de jogos deve ser um espaço de relacionamento. Dessa forma, brincando com outras crianças, uma maior estimulação é alcançada. Ao mesmo tempo, aspectos muito importantes são trabalhados. Além disso, ao brincar com outros colegas, as crianças ficam ocupadas por mais tempo e demoram mais para ficar entediadas.

Em qualquer local de diversão deve haver jogos de tabuleiro. Há uma grande variedade, para que você possa obter diferentes opções para que as crianças não fiquem entediadas de sempre jogar o mesmo. Recomendamos que você escolha jogos que tenham um aspecto educacional e que melhorem a memória, a criatividade e o diálogo.

Uma opção interessante e muito em moda é comprar jogos clássicos em formato gigante. Um exemplo disso é o Parchis ou o Oca. O jogo é o mesmo de sempre, mas em outro tamanho. A melhor parte é que você poderá dobrá-lo e removê-lo da sala de jogos para aproveitá-lo onde quiser.

Materiais para construção de brinquedos que melhoram a sua criatividade

ideias de salas de jogos

Até agora falamos sobre jogos que têm um propósito muito claro. Jogos de tabuleiro ou quebra-cabeças têm um propósito específico e, para alcançar o objetivo, você não precisa sair de um roteiro pré-estabelecido.

Isso é muito positivo, mas também é importante que os brinquedos que melhoram a criatividade estejam presentes na sala de jogos.

Os materiais para construção de brinquedos são um exemplo claro disso. Eles vão ficar entretidos enquanto usam a sua criatividade e imaginação para criar figuras diferentes.

Você também poderá manter uma caixa com diferentes lençóis velhos, cobertores ou cordas. Você ficará surpreso com as cabanas que seus filhos serão capazes de fazer. E melhor de tudo: eles vão passar longas horas brincando muito entretidos.

Cadeiras e mesa: essenciais em qualquer sala de jogos

salas de brinquedos

Em nenhuma sala de jogos pode faltar um conjunto de cadeiras e mesa. Elas devem ter o tamanho adequado para que as crianças se sintam confortáveis ​​e não adotem posturas inadequadas. O mais apropriado é que sejam feitos de material plástico ou similar. Dessa forma, eles poderão movê-las facilmente e transportá-las de um lado para o outro.

As cadeiras e a mesa farão com que os seus filhos também aprendam a sentar-se tranquilamente em um lugar fixo. Neste espaço eles podem desenhar ou brincar com ‘massas de modelar’.

Artesanato com as mãos os ajudará a trabalhar habilidades motoras finas. Além disso, a mesa também será muito útil para fazer quebra-cabeças ou realizar tarefas escolares. Por tudo isso, um conjunto de cadeiras e mesa não pode faltar em nenhuma sala de jogos.