Cadeiras de metal: 3 passos para lhes dar um toque criativo

· 7 de maio de 2019
Se você tem cadeiras de metal e quer restaurá-las, mostraremos aqui algumas ideias para lhes dar um toque original e criativo.

Se você quer mudar a aparência das cadeiras de metal da sua casa, mostraremos algumas ideias fáceis para conseguir isso. Talvez você tenha algumas cadeiras antigas armazenadas na sua garagem que deseja restaurar para lhes dar uma utilidade, ou simplesmente mudar a aparência daquelas que você já tem em casa e estão em perfeitas condições. De qualquer forma, essas dicas o ajudarão a lhes um toque criativo.

É importante renovar os nossos espaços de vez em quando e cuidar dos objetos que usamos diariamente. As cadeiras de metal são resistentes, fortes, modernas e ideais para decorar espaços com um estilo industrial ou eclético. Você também poderá incluí-las em pátios e jardins externos. A seguir, mostraremos 3 passos para dar um toque criativo às suas cadeiras de metal.

1. Pinte as suas cadeiras de metal

Se você quer pintar as suas cadeiras, primeiramente deve lixar toda superfície. Tente eliminar as impurezas, a cor antiga ou as partes enferrujadas. Remova a poeira e limpe a superfície com um pano levemente umedecido. Então você já poderá proceder à pintura das suas cadeiras.

Escolha o tom de esmalte sintético que seja do seu agrado. Você poderá pintar as cadeiras com a cor original do metal ou com uma cor que você gosta. A seguir, mostraremos algumas técnicas originais para pintar as suas cadeiras e, dessa forma, lhes dar um toque original.

cadeiras de metal

 

Pinte com duas cores

Você pode optar por pintar as suas cadeiras de uma única cor ou escolher várias cores para decorá-las. Uma boa alternativa é pintar toda a superfície da cadeira com uma cor escura, como o cinza ou o preto, por exemplo. Então, você poderá pintar o assento e uma parte dos pés com uma cor vibrante. Pinte esses detalhes com cores como vermelho ou amarelo, pois isso dará uma aparência muito original para as suas cadeiras de metal.

Pinte com diferentes saturações

Outra opção para pintar as suas cadeiras de metal é escolher uma cor e usar diferentes saturações dela. Brinque com as diferentes faces internas e externas da superfície da sua cadeira. Por exemplo, você poderá pintar o encosto interno, o assento e a superfície externa dos pés com um azul profundo. Quanto ao restante da superfície, poderá pintá-la com azul-celeste.

Seguindo esta técnica, você poderá brincar com as cadeiras da sua casa e pintá-las de diversas cores. Os seus espaços ficarão divertidos e coloridos.

Aplique tinta lousa

Certamente outra alternativa muito original é aplicar tinta lousa no lado externo do encosto da cadeira. Você poderá pintar o restante da superfície de uma cor preta brilhante. Assim, você poderá escrever ou desenhar com o giz no lado externo do encosto. Esta é uma ótima alternativa se você tiver filhos pequenos que desenham a casa toda.

2. Use outros materiais para decorar as cadeiras de metal

Depois de pintar as suas cadeiras de metal, você poderá usar outros materiais para lhes dar mais personalidade. A seguir, mostraremos algumas ideias originais.

Adicione uma placa de madeira

Se a superfície da cadeira permitir, você poderá colocar uma pequena placa de madeira no assento. Dessa forma, aplicará um material mais quente ao metal. Essa combinação de materiais ficará muito bonita nos seus espaços de estética industrial, por exemplo.

Inclua um tecido no encosto

Se o encosto for oco ou tiver uma estrutura aberta, você pode aplicar um belo trançado a esses elementos: pode ser um tricô, macramê ou fios entrelaçados. Nesse sentido, escolha um material resistente, como o fio encerado, por exemplo. Depois de pintar as suas cadeiras de metal, o coloque no seu encosto. Combine muitas cores e dê um toque criativo e original às suas cadeiras. Assim, você cobrirá os espaços do encosto e combinará dois materiais muito diferentes ao mesmo tempo, o que gerará um contraste que é tendência atualmente.

3. Adicione almofadas nas cadeiras de metal

cadeiras de metal

 

Uma alternativa um pouco mais flexível é incluir pequenas almofadas no assento das suas cadeiras de metal. Você poderá colocar almofadas que possam ser removidas facilmente ou fixá-las com um adesivo. Outra alternativa é colocar almofadas que possuam cordas para serem amarradas ao encosto. Dessa forma, elas estarão fixas nas suas cadeiras de metal, mas você poderá removê-las facilmente quando quiser lavá-las ou trocá-las.

Tanto se as suas cadeiras de metal tiverem tons escuros quanto muito claros, a melhor opção é incluir almofadas de cores vibrantes. Dessa forma, você dará muita cor aos seus espaços. Além disso, o jogo de cores contrastantes ficará muito bonito.

Em suma, você pode pintar, restaurar e adicionar diferentes materiais às suas cadeiras de metal. Você verá como elas ficam bonitas tanto em interiores quanto em exteriores. Assim, brinque combinando as cores que você mais gosta e vista os seus ambientes com belos materiais.