Móveis típicos do século XIX, uma visão historicista
A aplicação de um conceito clássico na decoração da casa pode ser encontrada nos móveis típicos do século XIX, uma visão historicista que certamente pode ser significativa, dependendo do design e do formato de cada elemento.
Neste caso, estamos recuperando modelos de uma época que foi muito próspera no mundo do design de interiores. Dessa forma, podemos extrair recursos que, dependendo da sua aparência, recriam um ambiente que nos leva de volta ao passado.
Atualmente, as tendências geralmente estão direcionadas para uma concepção mais moderna e contemporânea; no entanto, não devemos nos esquecer de que, há mais de um século, permanece um legado estético que pode ser útil hoje em dia.
Sociedade, casas e móveis típicos do século XIX
Imagem: theinterioreditor.com
Neste século, eram as classes mais favorecidas que podiam mobiliar as suas casas com os recursos mais caros. Os designs costumavam ser feitos por artistas e especialistas que geralmente seguiam a corrente da Art Nouveau.
Sem dúvida, foi a sociedade burguesa que vivia em palácios, vilas e residências unifamiliares que mostrou um maior gosto pela decoração. Essas pessoas acreditavam que os espaços deveriam mostrar a personalidade e o caráter próprio da família.
Desta forma, podemos tomar como modelo a perspectiva aplicada naquele momento. Isso não significa que devemos transformar a nossa casa toda; na verdade, o objetivo não é torná-la um cenário idealizado, mas sim ter uma fonte de inspiração e utilizar móveis que ofereçam um toque vintage.
O design de interiores fez um longo percurso no século XIX; aos poucos, ganhará maior prestígio.
Móveis típicos do século XIX aplicáveis na sala de estar
Cada móvel deve ser uma peça única, eloquente e expressiva, condizente com a composição geral do espaço e que se enquadre em um contexto próprio do estilo clássico moderno. Vejamos, portanto, 4 móveis representativos desta época:
- É bastante comum encontrar uma mesa redonda com cadeiras para tomar o chá. Geralmente, estas últimas costumam ter o encosto e os braços com certas curvaturas e rocalhas, gerando dinamismo. Além disso, também contam com estofamentos originais que trazem um toque de cor ao ambiente.
- Os sofás não eram tão comuns, mas as poltronas estofadas com tons marcantes tinham um certo protagonismo. Existem modelos individuais ou também para 2 ou 3 pessoas. Elas são confortáveis, mas não para passar longas horas sobre elas.
- As prateleiras e mesas geralmente estão em sintonia com esses outros móveis. No final das contas, elas são a moldura perfeita para ambientar a sala. Por isso, o mais conveniente é que elas sejam de madeira ou de ferro forjado e com designs de estilo modernista.
- A lareira se torna uma peça a mais da decoração. Pode ter uma estrutura ornamentada com relevos (formas geométricas, figurativas ou vegetais) em pedra, gesso ou madeira. Adquire um protagonismo notável que a transforma em um eixo fundamental para o cômodo.
Móveis típicos do século XIX para o quarto
Imagem: pinterest.es
A cama, por ser o epicentro do quarto, é composta por um conjunto de características muito atraentes. Nela, a cabeceira pode ser trabalhada a partir de diferentes possibilidades: curvas com lados côncavos e convexos, rocalhas, símbolos e cores: branco, tons terrosos, grená, etc.
Por outro lado, nos pés da cama, encontramos outro apoio que pode estar em sintonia com a cabeceira, seguindo assim a mesma linha estética. No entanto, o que mais fará a cama se destacar será o dossel, oferecendo um estilo vitoriano totalmente ornamentado.
Ao mesmo tempo, outros elementos devem ser adicionados, como a mesa de cabeceira, um tapete grande e, se possível, o piso de madeira. Desta forma, o espaço é enobrecido e é criado um estilo clássico contemporâneo.
Outros recursos interessantes
A precisão do acabamento correto está nos detalhes; por este motivo, é importante completar os espaços com alguns produtos interessantes. Um exemplo disso é o minibar, em forma de carrinho e com uma aparência original em ferro forjado, seja com dourado ou com prateado.
Certamente, a cômoda é outro móvel que, sem dúvida, transmite um certo caráter abastado e que se torna um suporte adequado para trabalhos artísticos, porta-joias ou qualquer objeto que possa contribuir para a decoração da casa.
Imagem principal: pinterest.es
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Mary Gilliatt (1987): El libro de la decoración, Madrid: Orbis.